60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 2. Imunologia Celular

PAPEL DA IL-33 NA INDUÇÃO DE ASMA INDEPENDENTE DE IL-4

Cristiana Couto Garcia1
Remo Castro Russo1
Vanessa Pinho2
Geovanni Dantas Cassali3
Foo Yoo Liew4
Mauro Martins Teixeira1

1. Dept. de Bioquímica e Imunologia, ICB, Universidade Federal de Minas Gerais
2. Dept. de Morfologia, ICB, Universidade Federal de Minas Gerais
3. Dept. de Patologia, ICB, Universidade Federal de Minas Gerais
4. University of Glasgow


INTRODUÇÃO:
A asma é uma doença inflamatória caracterizada por intenso infiltrado eosinofílico na camada submucosa das vias aéreas, aumento da responsividade brônquica e produção acentuada de muco. O estímulo alérgico desencadeia a polarização de citocinas Th2 por linfócitos T helper CD4+ que depende de IL-4. A citocina IL-4, por sua vez, estimula a troca de isotipo IgG-IgE e o acúmulo de eosinófilos nas vias aéreas. Recentemente, uma nova citocina da superfamília da interleucina-1, a IL-33, foi descrita associada à produção de citocinas do tipo Th2, como a IL-5 e a IL-13. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo investigar o papel da IL-33 em um modelo murino de inflamação pulmonar alérgica e determinar a participação da IL-4 no desenvolvimento da eosinofilia pulmonar.

METODOLOGIA:
Camundongos BALB/c selvagens (WT) ou deficientes em IL-4 (KO) foram imunizados no dia 0 com ovalbumina (OVA) e Al(OH)3, enquanto os grupos controle receberam PBS. Dois grupos, de animais IL-4 KO e WT, imunizados com OVA, receberam injeções intraperitoneais com 2µg de IL-33 do dia 0 ao dia 2. Os outros dois grupos, KO e WT, foram imunizados apenas com OVA. Todos os animais dos seis grupos foram desafiados com 10µg de OVA via intranasal nos dias 9, 10 e 11 para indução da asma. No 12° dia, os animais foram sacrificados, tiveram o sangue recolhido, submetidos ao lavado bronco alveolar (BAL) e tiveram seus pulmões e linfonodos peri-traqueais extraídos. Foi realizada a contagem total e diferencial de células recolhidas pelo BAL. O soro foi utilizado para a detecção de IgE por ELISA. Os pulmões foram processados para a realização de ensaio de peroxidase eosinofílica (EPO), para avaliar a quantidade de eosinófilos no tecido e parte dos pulmões foi fixada para preparação de lâminas histopatológicas coradas com H&E e PAS. As lâminas foram fotografadas e submetidas a uma análise morfométrica da quantidade de muco evidenciada pela coloração PAS. Foi feita cultura de células dos linfonodos recolhidos, com estímulos de OVA e IL-33; com o sobrenadante foram detectadas citocinas Th2 por ELISA.

RESULTADOS:
Quando desafiados com OVA, camundongos IL-4 KO apresentaram discreto recrutamento de eosinófilos e macrófagos no BAL comparado aos animais WT, com menor produção de IgE e de peroxidase eosinofílica (EPO). Porém, sob tratamento com IL-33, o grupo KO apresentou recrutamento de eosinófilos, produção de IgE e EPO em níveis aumentados em relação ao grupo imunizado com OVA somente. Os resultados foram confirmados por análises histopatológicas do pulmão com as colorações H&E e PAS, onde pôde ser observado o aumento na eosinofilia e na produção de muco sob o estímulo de IL-33, quantificado por morfometria. Ensaios de ELISA feitos no sobrenadante de culturas de células dos linfonodos estimuladas com OVA mostraram aumento na produção de IL-5 nos dois grupos tratados com IL-33; demonstrando um papel desta nova citocina na polarização da resposta alérgica do tipo Th2, dependente de IL-5 e independente de IL-4.

CONCLUSÕES:
IL-33 foi capaz de exacerbar a resposta alérgica à ovalbumina, mesmo na ausência da citocina IL-4, que até então era considerada fundamental para a polarização de respostas do tipo Th2. Uma vez que, sob estimulo de IL-33 e ovalbumina, animais deficientes em IL-4 tiveram aumento na produção de IL-5, é possível que essa citocina esteja modulando a resposta alérgica de maneira independente de IL-4.

Instituição de fomento: CNPq e CAPES

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Asma, IL-33, IL-4

E-mail para contato: criscoutog@yahoo.com.br