60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

LICENCIATURAS NO BRASIL: ESTADO-DA-ARTE NA BASE DE DADOS DO SCIELO (LICENCIATURAS) E EVOLUÇÃO ESTATÍSTICA DOS CURSOS À DISTÂNCIA ENTRE 1997 E 2007.

Bruna Fabossa1
Graziela Giusti Pachane1, 2

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Faculdade de Educação.
2. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho insere-se num projeto mais amplo que tem como objetivo fazer um mapeamento dos cursos de licenciatura do Brasil nos anos de 1997 a 2007 com base em dados estatísticos e nas publicações da área de educação sobre a temática. Nessa primeira fase, dedicada aos levantamentos quantitativos, foram feitas consultas ao Scielo para saber quantos artigos destinados à formação de professores de licenciaturas foram publicados. Foram analisados periódicos da área de educação, bem como de ciências biológicas/saúde, particularmente das áreas relativas à formação de professores para educação básica (biologia e educação física). O levantamento de dados estatísticos concentrou-se na análise da evolução dos cursos de graduação à distância na área de licenciaturas, a partir do banco de dados do INEP.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida a partir de fontes bibliográficas e documentais, utilizando-se, principalmente, de dados disponíveis on line. Os dados estatísticos sobre Educação à Distância foram selecionados a partir do material disponível no site do INEP, no Censo da Educação Superior e EdudataBrasil, complementados por consultas ao Portal CAPES, quando necessário. A partir dos dados selecionados, foram montadas tabelas e gráficos, comparando a evolução dos cursos entre 2000 e 2007, período sobre os quais há dados disponíveis no sistema. O estado-da-arte sobre as licenciaturas no país foi feito a partir da verificação da produção nos últimos 10 anos divulgada no banco de dados do Scielo na área de Biologia e Saúde e Educação, análise que foi completada pelas demais integrantes do projeto. Entende-se que a pesquisa de estado-da-arte vincula uma abordagem qualitativa e uma quantitativa. Então, inicialmente o trabalho foi realizado a partir de uma análise quantitativa de dados (estatística simples) e, após levantamento de dados e análise contextual (levando em conta políticas educacionais, discussões teóricas da área), está sendo feita uma avaliação qualitativa, com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo.

RESULTADOS:
Nessa primeira fase, destinada à pesquisa quantitativa, como já citado anteriormente, foram consultados 344 artigos em 15 periódicos na área de ciências biológicas e saúde. Não foi encontrado nenhum artigo que tratasse da formação de professores nas licenciaturas. Observa-se que tais periódicos tendem a tratar de suas temáticas específicas, com muitos textos sendo publicados em inglês. Mesmo a formação do profissional da área não é tratada com profundidade. Na área da educação, foram consultados 135 artigos em 8 periódicos disponíveis no Scielo, sendo considerado que 23 desses artigos tratavam da formação de professores nos cursos de licenciaturas, no período compreendido entre 1997 e 2005. Da análise estatística, observa-se que a modalidade à distância iniciou-se predominantemente com cursos de formação de professores, área na qual esta continua se ampliando. Observa-se que os cursos em outras áreas nesta modalidade tiveram uma expansão mais acentuada apenas a partir de 2004 e 2005, enquanto a formação de professores já se encontrava praticamente consolidada nesse período. Estes dados podem oferecer subsídios para uma análise de como o país compreende o que seja a formação de professores, bem como sobre o papel da educação, e, consequentemente, sobre as políticas que vem implementando neste setor.

CONCLUSÕES:
Nessa primeira fase da pesquisa, todos os objetivos esperados foram alcançados e, tivemos uma surpresa com os resultados encontrados. Não esperávamos que haveria uma falta de atenção tão grande com a formação de professores. A pesquisa ainda não está completa, nessa segunda fase, está sendo feita uma análise desses materiais encontrados no Scielo e também uma busca nos trabalhos do Endipe do ano de 2006, para coletar quantos artigos foram apresentados sobre formação de professores e qualidade desses trabalhos.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estado-da-arte, Formação de professores, Licenciaturas

E-mail para contato: bfabossa@yahoo.com.br