60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica

PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE ORIENTAÇÕES AO PORTADOR DE MARCAPASSO CARDÍACO DEFINITIVO NO PERÍODO DE 1996 A 2005

Laidilce Teles Zatta1
Virginia Visconde Brasil1
Maria Alves Barbosa1
Lizete Malagoni Cavalcante de Oliveira1
Luiz Brasil1
Raphaela Maione Xavier1

1. Universidade Federal de Goiás


INTRODUÇÃO:
As doenças cardiovasculares têm sido objeto de atenção mundial, devido sua alta mortalidade. No Brasil representam 32% dos óbitos. A terapêutica indicada visa “salvar a vida”, não dando importância à maneira como estará o indivíduo após o término do tratamento. Dentre as doenças cardiovasculares destacam-se as arritmias cardíacas, que tem como uma das terapêuticas o uso de marcapasso cardíaco, capaz de controlar a freqüência cardíaca. Indaga-se o quanto o enfermeiro está preparado para orientar o portador de MP quando da indicação da terapêutica e na alta hospitalar, e se tem registrado suas experiências profissionais sobre o assunto. A literatura científica disponível é a fonte de consulta cotidiana para atualização profissional. As razões para a realização de estudos envolvem a socialização de resultados / sucessos ou a busca de soluções para problemas da atuação. Fazer um levantamento sobre a temática poderá subsidiar a elaboração de um conjunto de informações claras que facilitem ao enfermeiro orientar o portador de marcapasso e sua família, contribuindo assim para uma melhor QV. Objetiva-se identificar e analisar o conteúdo dos estudos realizados e registrados pela enfermagem brasileira sobre MP cardíaco definitivo nos periódicos brasileiros e teses/dissertações de enfermagem, entre 1996 e 2005; identificar os estudos publicados nos periódicos nacionais, teses/dissertações sobre orientações aos portadores de MP entre 1996 e 2005 e listar as orientações identificadas.

METODOLOGIA:
Estudo descritivo e exploratório, de natureza bibliográfica. O período delimitado foi 1996 a 2005. A seleção do material pesquisado foi feita a partir de buscas nos periódicos de enfermagem disponíveis on line e nos acervos da Biblioteca Central e Sala de Leitura da Faculdade de Enfermagem, ambos da Universidade Federal de Goiás, Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto e na Sala de Leitura Glete de Alcântara da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambos da Universidade de São Paulo. Inicialmente foram identificados quais os descritores listados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em seguida quais eram as revistas da enfermagem disponíveis virtualmente. A busca pelos periódicos nacionais também foi feita a partir das bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - LILACS, BDENF e SciELO. Os artigos que não foram obtidos na íntegra on-line foram identificados por meio de busca ativa nos volumes e números dos periódicos. Os artigos foram separados por ano de publicação, submetidos a uma leitura cuidadosa e registrados em um instrumento que continha itens como ano e local da publicação, natureza do artigo, descritores utilizados, conteúdo específico do artigo. O material foi organizado pela similaridade de conteúdo, separando o que foi publicado pelos enfermeiros sobre marcapasso e as orientações indicadas pelos profissionais nos demais periódicos brasileiros, o que permitiu o uso da análise estatística descritiva simples do conteúdo encontrado.

RESULTADOS:
A busca foi feita nos periódicos da enfermagem brasileira: On Line Brazilian Journal of Nursing, Rev. Brasileira de Enfermagem, Rev. Ciência e Cuidado, Rev. da Escola Anna Néri, Rev. da Escola de Enfermagem da USP, Rev. Eletrônica de Enfermagem, Rev. Enfermagem Brasil, Rev. Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rev. Latino-Americana de Enfermagem, Rev. Mineira de Enfermagem, Rev. Nursing, Rev. Paulista de Enfermagem, Texto e Contexto Enfermagem. A seleção dos trabalhos da enfermagem brasileira resultou em duas dissertações e uma tese. O número de publicações (3) da enfermagem sobre MP foi significativamente pequeno, porém esses resultados não nos permitem afirmar que poucas ações específicas têm sido realizadas com o portador de marcapasso. Os demais periódicos pesquisados foram os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Rev. Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Rev. Associação Médica Brasileira, Rev. Brasileira de Anestesiologia, Rev. Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Rev. Brasileira de Arritmia e Marcapasso (Reblampa). Dos cinco artigos encontrados dois eram sobre possíveis interferências nos MP, um sobre cuidados pré e perioperatórios em cirurgias com indivíduos portadores de MP e um sobre as alterações nos hábitos de vida dos portadores de MP. As orientações identificadas nos artigos destacavam as possíveis interferências do ambiente doméstico, social, profissional e hospitalar sobre os MP e não especificamente orientações direcionadas ao portador.

CONCLUSÕES:
Diante do pequeno número de estudos sobre marcapasso encontrados nos periódicos de enfermagem (3) e também, dos poucos artigos abordando orientações aos portadores de marcapasso (5), consideramos de fundamental importância que novos estudos sejam desenvolvidos e publicados para que o portador e seus familiares possam sentir-se mais seguros e haja qualificação ao atendimento do profissional após o implante de MP. É provável que haja enfermeiros realizando intervenções bem sucedidas com os portadores de MP, mas poucos divulgam suas experiências, que, não sendo conhecidas não podem ser replicadas e validadas cientificamente. Considera-se que há a necessidade de elaboração de um manual de orientações direcionadas ao portador de marcapasso, que utilize linguagem clara e acessível a qualquer pessoa. Poderá servir como consulta posterior ao portador de marcapasso e seus familiares, principalmente quando, em caso de dúvidas, em conversas informais ou na imprensa leiga, forem divulgadas informações que podem confundir e mesmo desencadear limitações desnecessárias nos hábitos de vida do portador, o que poderá influir na qualidade de sua vida.

Instituição de fomento: CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Qualidade de vida, Marcapasso cardíaco definitivo, Orientações

E-mail para contato: laidteles@hotmail.com