60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: IMAGENS E EDUCAÇÃO

ELIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES1, 2
ADRIANE MELARA1, 3
AMARILDO LUIZ TREVISAN1, 4

1. Universidade Federal de Santa Maria
2. Acadêmica de Educação Especial. Bolsista PIBIC/CNPq
3. Acadêmica de Educação Especial. Bolsista BIC/FAPERGS
4. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação - CE. Orientador


INTRODUÇÃO:
Este trabalho parte de estudos feitos pelo projeto de pesquisa “A Pedagogia e as Novas Perspectivas Culturais: Imagem e Opinião Pública”, que trata de tópicos relativos a Filosofia da Educação, realizado na Universidade Federal de Santa Maria. Percebendo que na atualidade, o campo cultural teve várias alterações: o visual e o efêmero tomaram lugar das vidas, com isto temos que conviver com estas mudanças culturais, considerando esta problemática desenvolvemos nossa pesquisa. Em tempos e espaços de realidade virtual, a pluralidade dos indivíduos é considerada através de um processo governado pelo jogo da imagem e do signo, distribuídos de acordo com os critérios de mercado. O objetivo central é compreender como a formação no contemporâneo é realizada. Deste modo, busca-se verificar as possibilidades de efetivar a formação humana na situação atual de estetização do mundo da vida. A formação do humano na contemporaneidade acabou sendo esquecida, o domínio de técnicas, regras e rotinas idênticas levam toda a sociedade a pensar igual, a ter informações iguais, ou seja, a ser ou parecer um mundo hegemônico, onde todos vivem uma democracia perfeita.

METODOLOGIA:
Nesta perspectiva realizamos atividades que buscam reverter essa situação de estetização do munda da vida, trabalhando juntamente com docentes, já em atividades no sistema municipal de ensino. Trata-se de uma aprendizagem em conjunto, em que professores em fase de formação inicial compartilham saberes com professores que já estão trabalhando em escolas. É uma atividade em que a universidade e a escola trabalham unidas com o objetivo de qualificar a educação e a formação de professores. O projeto vem desenvolvendo suas atividades com professores da escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria-RS, realizando discussões em mini-cursos, sobre a cultura de imagens e suas implicações nos modos de vida dos indivíduos. Parte-se da idéia de que estes artifícios podem ser utilizados de maneira formativa no ensino, auxiliando na formação cultural dos alunos. Podendo ser subsídios para o desenvolvimento de mentes cientes de que na atualidade um dos principais instrumentos utilizados pelas estratégias do mercado é a imagem do espetáculo, presente no mundo da vida como forma de influenciar os comportamentos e idéias dos indivíduos.

RESULTADOS:
A construção de oficinas com professores; trabalhos científicos aprovados em eventos da área; mini-cursos, permitiram-nos fazer uma relação maior entre a teoria e a práxis. Em nossa pesquisa como enfocamos o conceito de mundo da vida para Habermas, destacamos que este ao utilizar o termo Lebenswelt de Husserl e Schütz, e Lebensform, de Wittgenstein, tenta emancipar as ciências sociais através do estabelecimento de um modo metodológico específico destas ciências, diferenciando-as dos modelos até então usados pelas ciências naturais, culturais e humanas. À Educação cabe então formar o humano dentro de uma realidade que os permita trabalhar com a alteridade, por isso nossos resultados mostram a validade das pesquisas que enfatizam a importância da formação humana tão esquecida pela racionalização do mundo da vida.

CONCLUSÕES:
A estetização do mundo da vida, por meio da crise da razão acabou solidificando-se. O virtual, as aparências dominam nossa sociedade. Husserl acredita que o mundo da vida é o meio por qual passa qualquer ciência e o maior erro da humanidade, foi esquecê-la como parte fundante de qualquer conhecimento. Considerando-se esta perspectiva, destaca-se a importância do uso de imagens culturais (tão difundidas por diversos meios de comunicação), tanto na universidade quanto na comunidade escolar, sendo utilizadas como ferramentas pedagógicas e mediadoras entre diferentes realidades, desenvolvendo competências de leitura e criticidade. Acreditamos que se deve repensar como formar o humano nesta realidade e proporcionar aos educandos uma nova percepção ética e estética de todo este emaranhado de informações que nos rodeiam. Assim a Educação serviria para envolver dentro de suas práticas escolares o gosto estético-cultural que, proporcionasse a capacidade de construir uma opinião pública crítica contribuindo para o desenvolvimento intelectual da sociedade.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e FAPERGS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Contemporaneidade, Educação, Imagem

E-mail para contato: lility555@gmail.com