60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

DIFERENÇAS ESSENCIAIS NA CONCEPÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA EM WUNDT E BRENTANO

Jan Luiz Leonardi1
Zeljko Loparic1

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)


INTRODUÇÃO:
O século XIX testemunhou diversas tentativas de constituição de uma psicologia científica, com o aparecimento de inúmeros sistemas psicológicos. Dentre eles, destacam-se o de Wilhelm Wundt e o de Franz Brentano. Eles buscam imprimir cientificidade e autonomia à psicologia e definir seu objeto de estudo, mas discordam fundamentalmente quanto ao ponto de partida para a elaboração de um projeto de psicologia científica. Wundt e Brentano estão no cerne do surgimento da psicologia, pois são fundadores de teorias psicológicas rivais que, direta ou indiretamente, deram origem a diferentes sistemas teóricos. Enquanto Wundt é geralmente reconhecido como “o pai da psicologia moderna”, Brentano raramente figura nos livros de história da psicologia, embora tenha lecionado para importantes personalidades desta disciplina, como Edmund Husserl e Sigmund Freud. Neste sentido, compreender os projetos de psicologia desses autores significa apreender parte da origem da multiplicidade de teorias e práticas hoje presentes na ciência psicológica. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa é explicitar a concepção do objeto de estudo da psicologia de Wundt, apresentado em sua obra Grundriss der Psychologie, e de Brentano, exposto em sua obra Psychologie vom empirischen Standpunkte.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na presente pesquisa foi a análise minuciosa da tradução inglesa das obras centrais dos dois autores, a saber, Grundriss der Psychologie (1896), de Wilhelm Wundt, e Psychologie vom empirischen Standpunkte (1874), de Franz Brentano, e a leitura crítica de treze artigos, duas dissertações de mestrado, dois trabalhos de conclusão de curso e catorze capítulos selecionados de diferentes livros. Destes, foram selecionados e utilizados na elaboração desta pesquisa sete artigos, uma dissertação de mestrado, um trabalho de conclusão de curso e onze capítulos selecionados de diferentes livros, além das obras de Wundt e Brentano supracitadas.

RESULTADOS:
Wundt postula uma divisão entre as ciências naturais e a psicologia. Ao delimitar o domínio dessas ciências, ele afirma que ciências naturais se ocupam da experiência mediata e que a psicologia estuda a experiência imediata. A experiência consciente imediata é composta de elementos básicos, que podem ser divididos em sensações e sentimentos. Estes elementos são conteúdos mentais que não podem ser divididos em partes mais simples. Segundo Wundt, os elementos da experiência imediata são construídos em um todo coerente através da fusão, uma processo ativo de organização dos elementos mentais básicos, que, sob controle de um processo interno de vontade, sintetiza as sensações e sentimentos para compor a unidade fenomênica. Brentano divide a totalidade do mundo em dois grandes grupos de fenômenos – fenômenos físicos e fenômenos psíquicos. Ele postula que as ciências naturais se ocupam dos fenômenos físicos e a psicologia dos fenômenos psíquicos. Estes possuem como característica distintiva a direção para um objeto intencional, isto é, todo fenômeno psíquico aponta para um objeto que possui uma existência intencional para um ato mental. O objeto para o qual a consciência aponta é um fenômeno físico, e o ato de se dirigir a esse objeto é um fenômeno psíquico.

CONCLUSÕES:
Na perspectiva de Wundt, a psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito experiencia os conteúdos mentais básicos da experiência imediata antes de se pôr a pensar sobre eles. Esses conteúdos são organizados em um todo coerente através da fusão, um processo ativo de organização dos elementos mentais que os ordena e os sintetiza para compor a experiência em um todo significativo. Brentano afirma que o objeto da psicologia são atos mentais que apontam para objetos que possuem existência intencional, atos psíquicos que têm direção para fenômenos físicos. Os fenômenos físicos são caracterizados por Brentano como o conteúdo da experiência, enquanto que os fenômenos psíquicos são caracterizados como atos mentais. A contraposição dessas propostas é essencial, na medida em que a obra de Wundt lançou as bases da psicologia experimental e a de Brentano influenciou a psicanálise e a psicologia fenomenológica, entre outras. As implicações das obras de Wundt e Brentano no desenvolvimento ulterior da psicologia estão fora do escopo deste trabalho, mas esperamos que com este tenha sido demonstrado o início de um longo debate ainda em voga – qual deve ser o objeto de estudo da psicologia.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Wundt, Brentano, Objeto da Psicologia

E-mail para contato: janleonardi@gmail.com