60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

EXPERIMENTOTECA DE FÍSICA FEITA DE MATERIAL RECICLÁVEL E ALTERNATIVO PARA O ENSINO MÉDIO: O CASO DO CEFET-MA

Luciana Raquel Silva Pontes1
Raisa Marya Souza de Oliveira1
Fábio Henrique Silva Sales1, 2

1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão/ CEFET-MA
2. Prof. Dr./Orientador


INTRODUÇÃO:
Este trabalho parte de um problema encontrado na escola-campo de pesquisa: o CEFET-MA, que possui cursos de nível médio e superior. Observou-se que as aulas de Física do ensino médio e técnico são basicamente teóricas, expositivas, com ênfase na memorização de fórmulas, cálculos matemáticos e visando a preparação do vestibular. Outro problema se refere à carga horária semanal destinada à disciplina: duas (curso técnico integrado) ou três (ensino médio). A escola dispõe de laboratório de Física, mas os professores fazem pouco uso desse espaço. Como opção, propõe-se o uso de kits experimentais feitos de materiais recicláveis ou alternativos para serem utilizados na sala de aula. Suas vantagens incluem fácil manuseio, confecção rápida, materiais de fácil obtenção, simplicidade de construção, possibilitando a participação dos alunos, baixo custo para a instituição e portabilidade. A curiosidade é estimulada, o que leva a uma atividade mais leve e envolvente. Dentre os objetivos da pesquisa estão: o levantamento da opinião dos docentes e discentes a respeito do ensino de Física na instituição; a apresentação dos dados levantados e da experimentoteca à comunidade do CEFET; redação de um manual com a proposta de confecção e uso dos kits nas aulas de Física, com roteiros experimentais.

METODOLOGIA:
A idéia surgiu no primeiro período do curso de Licenciatura em Física, mas sua concretização só veio a ocorrer no oitavo período. A idéia original sofreu diversas transformações até chegar ao formato atual: uma proposta de Ensino de Física que faz uso do método experimental (GOWDAK, 1993). A pesquisa consta de quatro etapas: a) pesquisa bibliográfica; b) coleta de dados, por meio de questionários, junto ao corpo docente (amostra de 100%) e discente (amostra de 15%) do CEFET-MA, nos três turnos, nas três séries do Ensino Médio e Técnico Integrado; c) apresentação dos dados levantados e da experimentoteca para o público do CEFET-MA; d) redação do manual com a proposta de confecção e uso dos kits nas aulas de Física, com roteiros experimentais. A apresentação dos dados e da experimentoteca para o público do CEFET-MA deu-se durante a 1ª Mostra Maranhense de Ciência e Tecnologia das Escolas Públicas (I MMCITEP), nas modalidades “Comunicação Oral” e “Stand”, diante de um público proveniente de diversas escolas do Estado e dos alunos e professores da escola-campo, promotora do evento, no período de 16 a 19 de novembro de 2007.

RESULTADOS:
Após a apresentação da experimentoteca, o projeto recebeu um convite para ser apresentado durante a semana pedagógica do Liceu Maranhense, outra escola de Ensino Médio. Com o manual pronto, está em fase de construção uma proposta de transformação da experimentoteca de Física em curso de extensão universitária do próprio CEFET-MA. Esse curso envolverá mais quatro bolsistas do curso superior, além das co-orientadoras (autoras do projeto) e do orientador (professor Fábio Sales) e terá como objetivo atender aos professores de Física das escolas públicas de São Luís – MA.

CONCLUSÕES:
Verificou-se que os objetivos do projeto foram alcançados, já que o levantamento e apresentação dos dados e da experimentoteca à comunidade do CEFET-MA e demais escolas públicas repercutiram em resultados positivos, tais como a continuação do projeto, agora como curso de extensão, e a divulgação do mesmo em outras escolas, além da escola-campo.



Palavras-chave:  Ensino, Física, Experimentos

E-mail para contato: lrspontes@hotmail.com