60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física

CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE CACULÉ, BA

Luciana Rocha Costa1

1. Universidade Estadual do sudoeste da Bahia - UESB


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da análise do meio físico no município de Caculé, geograficamente situado no centro-sul do Estado da Bahia sob as coordenadas 14° 30’ 12’’ de latitude sul e 42° 13’ 20’’ de longitude oeste, com uma área de 686 km². O clima local é definido como semi-árido, com temperatura média anual acima de 23°. A análise minuciosa da paisagem e sua delimitação, pautado em critérios fisiográficos, se faz extremamente imprescindível para elaboração e suposta execução de um plano de manejo, visando promover a melhoria ou restauração de condições ambientais. Assim, a necessidade em desenvolver estudos no município de Caculé e ao mesmo tempo obter um diagnóstico mais preciso sobre o ambiente no que tange aos aspectos físicos, motivou o desenvolvimento deste trabalho de investigação.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada pautou-se em trabalhos técnicos em campo, registros fotográficos, elaboração de mapas temáticos, com uso de equipamentos GPS e sistemas GIS, permitindo o tratamento e análise de dados coletados em campo. Utilizou-se também, base cartográfica em meio digital, imagens de satélite e aplicativo Autocad Map 2004™. Com relação aos aspectos pedológicos, realizaram-se através do método por amostragem, coletas de solos em diferentes áreas do município. As amostras foram enviadas para o laboratório de solos – Departamento de Engenharia Agrícola e Solos – DEAS, localizado na UESB, campos de Vitória da Conquista, para serem processadas análises físicas e químicas.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos através do mapeamento temático revelaram que o município é integrante de unidades geomorfológicas pertencentes aos planaltos cristalinos, mais precisamente no Planalto das Bordas do Espinhaço e de feições geomorfológicas denominadas de depressões pediplanadas, especificamente nos Patamares do Médio Rio de Contas. A topografia predominante varia de suavemente ondulada a ondulada com altitudes que variam em média de 1000 a 550m. Sua composição geológica apresenta depósitos eluvionares e coluvionares, gnaisses e rochas básicas-ultrabásicas. A partir das análises físicas e químicas dos solos constatou-se, de um modo geral, que são de fertilidade boa a regular. Eles são classificados como latossolo vermelho-amarelo, latossolo vermelho-escuro e podzólico vermelho-amarelo eutrófico. No que se refere a vegetação identificou-se a predominância da caatinga arbórea aberta sem palmeiras, floresta estacional decídua, pequenas áreas de ecótonos e caatinga arbórea densa com palmeiras bastante alteradas pela ação antrópica.

CONCLUSÕES:
O diagnóstico do ambiente permitiu verificar que trata de um município propício para atividade agrícola devido a boa fertilidade dos solos e a topografia favorável. No entanto o clima é um fator limitante. Em virtude da análise realizada no município de Caculé, foi possível detectar a amplitude de informações e aspectos de cunho físico-geográfico. Essas questões abrem a visibilidade para a necessidade do prosseguimento de estudos e a disseminação de informações, visando contribuir para a ampliação da base de pesquisa referentes ao município.



Palavras-chave:  Fisiografia, Mapa temático, Topografia

E-mail para contato: lucyannacosta@yahoo.com.br