60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM TEMÁTICA REGIONAL: O DESAFIO DO PROFESSOR PRODUTOR.

Núbia Poliane Cardoso Teixeira1, 2
Alberto Einstein Pereira de Araújo1

1. Unidade Acadêmica de Garanhuns - Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Garanhuns


INTRODUÇÃO:
Com o recente desenvolvimento de novos aparatos tecnológicos, em particular na área de tecnologias da informação, a tecnologia passou a fazer parte do nosso cotidiano. Na escola não se faz diferente. O professor como profissional da educação sente a necessidade de utilizar tais tecnologias, porém, muitos trabalhos têm demonstrado várias dificuldades na inserção da informática no ambiente escolar. Dentre os problemas identificamos a falta de adequação dos materiais digital-pedagógicos disponíveis à realidade local do aluno, especialmente em regiões fora dos grandes centros. Portanto, lança-se o desafio ao professor de tentar incorporar o uso do computador dentro do contexto real do público alvo para potencializar suas práticas de ensino-aprendizagem com o uso adequado do Material Didático Digital (M.D.D.), mesmo sem um conhecimento aprofundado de informática. Neste trabalho apresentamos um projeto desenvolvido no município de Garanhuns, onde foi produzido um objeto de aprendizagem voltado para alunos em fase de alfabetização. Nesse objeto foram utilizados personagens, paisagens e roteiros contextualizados com a cultura, geografia e características econômicas da região onde o município se localiza.

METODOLOGIA:
O objeto de aprendizagem foi desenvolvido utilizando a tecnologia FLASH, dessa forma pôde-se unir o apelo visual possuindo uma diagramação condizente com a faixa etária dos alunos a um conteúdo com interatividade de forma a melhor estimular o estudante no uso do computador. Foi escolhido como tema um abecedário eletrônico onde as letras estão associadas a personagens. Essa associação é utilizada comumente no processo de alfabetização. O nome dos personagens deve possuir fonemas associados aos sons de cada letra. Dentro da contextualização foi feita uma pesquisa prévia na fauna e flora locais buscando personagens que pudessem ser utilizados. Essa característica além de utilizar elementos pedagógicos e cotidianos comuns à realidade nordestina insere um caráter interdisciplinar ao objeto desenvolvido. Foram escolhidos estudantes com pouco ou nenhum acesso ao computador. Para isso, estudantes de algumas escolas rurais do município foram trazidos ao laboratório de informática para utilizar o abecedário. O uso do M.D.D. foi mesclado com objetos reais (fichas) os quais tanto os professores quanto os estudantes estão mais acostumados a trabalhar. Foi feita uma avaliação prévia e após a intervenção, essa avaliação consistiu de uma pesquisa e entrevista aplicada aos estudantes e professores.

RESULTADOS:
O objeto de aprendizagem confeccionado e intitulado como Abecedário Eletrônico proporciona ao público alvo uma interação sujeito-computador-conteúdo. A partir da experiência com os alunos da escola rural observou-se que a utilização de aspectos do dia a dia foi de relevância para atrair o interesse dos estudantes. Também, a disposição dos personagens na tela tem influência sobre o uso do mouse, estudantes com pouco acesso ao computador têm alguma dificuldade inicial no seu uso, observa-se, portanto, a importância da diagramação do objeto. Observamos que o aspecto lúdico e artístico permitido pelo computador tem real efeito sobre os estudantes, em particular, estudantes com pouco acesso a essa ferramenta. Observou-se um incremento na capacidade de leitura dos estudantes após o uso do abcdário. Uma pesquisa em forma de questionário e entrevista feita aos estudantes e professores que participaram do projeto demonstrou um grande interesse por usar mais o computador. Em particular, os estudantes, mesmo oriundos da zona rural e com poucos recursos, conheciam termos do mundo da informática apesar de não usar o computador no seu dia a dia. A pesquisa feita com os professores demonstrou que o grande interesse contrasta com o pouco conhecimento de informática.

CONCLUSÕES:
Apesar de trabalhos recentes terem demonstrado que o uso do computador nem sempre trás resultados satisfatórios com relação à melhoria no rendimento dos estudantes, esse trabalho demonstrou que o interesse que essa ferramenta tem sobre estudantes em fase de alfabetização com pouco acesso a tecnologia (escola rural), pode influir positivamente no seu rendimento escolar. Em particular a contextualização do objeto de aprendizagem e a utilização de uma metodologia que mescle o uso do computador com as técnicas tradicionais de ensino (fichas, lápis e papel) trás resultados mais satisfatórios. Alguns trabalhos têm abordado a alfabetização com o uso do computador e têm demonstrado que é necessário entender o computador como ferramenta de apoio e não como a resposta final. Apesar de o material produzido apresentar definições mais simples, o mesmo se mostra atrativo e estimulador a aprendizagem que pode resultar em maior motivação dentro de sala de aula, formando o indivíduo de forma contextualizada com sua realidade.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Garanhuns

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Objetos de aprendizagem, Tecnologia flash, Alfabetização digital

E-mail para contato: albertoaepa@gmail.com