60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Planejamento Urbano e Regional

QUALIDADE AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE - TECNOLOGIA DA ARQUITETURA (QUALIDADE DO AR, RESÍDUOS DAS PROCESSADORAS E REÚSO DE ÁGUA)

Eliete de Pinho Araujo1
Rodrigo Pinho Rodrigues1

1. UniCeub


INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta um estudo referente à arquitetura de ambientes e das instalações prediais em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), no sentido de contribuir para a saúde. Foram abordados conceitos de saúde, direito e leis, assim como a apresentação da legislação pertinente aos temas. e o reúso da água. A idéia de implantar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), tratando o esgoto sanitário, utilizando nas instalações hospitalares e na limpeza, lavagem e pequenas obras do hospital é inovadora. Foi estudado o Hospital Regional do Paranoá, em Brasília. O trabalho se propôs a fazer uma avaliação crítica de ambientes em EAS: analisar o sistema de ar condicionado nos ambientes climatizados artificialmente; analisar o descarte dos produtos químicos oriundos das processadoras de filmes radiográficos no meio ambiente; propor a implantação do reúso da água, proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto e sugerir melhorias arquitetônicas e de procedimentos referentes aos três objetivos citados anteriormente.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi fazer medições de temperatura do ar e da água nos ambientes climatizados artificialmente e nas máquinas (fan-coil), em diferentes datas, abrangendo as quatro estações climáticas anuais, assim como analisar e propor os materiais de acabamento adequados nas centrais e salas de ar condicionado, verificar a limpeza dos dutos de condução e retorno do ar e analisar os laudos técnicos laboratoriais do ar. Verificar o sistema de descarte do produto químico, oriundo das processadoras para o meio ambiente. Analisar os espaços disponíveis nos hospitais para implantar a ETE e o reservatório de reúso de água, avaliar as análises do produto e sugerir o reúso nas instalações prediais, conforme os resultados. Foi utilizada a Avaliação Pós-ocupação (APO) por meio de questionários aplicados aos usuários/funcionários das unidades estudadas, em diversos períodos do ano.

RESULTADOS:
Pelos resultados encontrados, o hospital necessita de ajustes no sistema de ar condicionado. Fizeram a limpeza dos dutos por meio de robô. Os produtos químicos descartados tiveram resultados moderados, pois necessita de melhores condições seguras de trabalho e para o meio ambiente. Quanto à ETE, o HRPA não tem, será proposta e é de interesse da Secretaria de Saúde local implantá-la. O reservatório de água de reúso deverá ser construído. Foram propostos manuais práticos de implantação e manutenção, além da realização de seminários relativos aos temas nos EAS da Secretarias de Saúde do Distrito Federal.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que, em relação aos três temas, os procedimentos adequados e as Normas de Saúde devem ser seguidos nos estabelecimentos de saúde, conforme os Manuais Práticos propostos, e o Estado deve proporcionar condições de instalação e manutenção adequadas, além de fiscalizar e aplicar as penas cabíveis aos infratores, em detrimento da saúde pública. O olhar da arquitetura para a prevenção é o caminho a ser seguido. A questão ambiental é fator fundamental, portanto, os três temas, ar condicionado, resíduos e esgoto e reúso de água estão relacionados ao meio ambiente, refletindo na saúde pública.

Instituição de fomento: UniCeub

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  qualidade do ar, resíduos, sustentabilidade

E-mail para contato: guiga.psychodelic@gmail.com