60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas

OUVINDO A VOZ DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA E A EXPERIÊNCIA

Fernanda Rodrigues Fernandes1
Dilys Karen Rees2

1. Faculdade de Letras - UFG
2. Profa. Dra. - Faculdade de Letras - UFG - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Pesquisas como a de Celani (apud Camargo & Ramos, 2006, p.1) mostram que “gerações de brasileiros têm passado de dois a sete anos em aulas de língua estrangeira na escola para, ao final de uma experiência frustrante, saírem funcionalmente monolíngües”. O nosso estudo, no entanto, não buscou condenar nem a escola, nem o professor, mas procurou ouvir a voz do profissional que atua no campo de ensino de língua estrangeira / inglês há dez anos ou mais. Ouvimos a voz desses profissionais mais antigos para saber como eles têm acompanhado as mudanças envolvendo a língua inglesa no mundo em que vivemos e as discussões em torno dessa língua. Procuramos entender como eles compreendem e definem a língua que ensinam, como eles definem o seu papel enquanto profissionais que veiculam esta língua e como eles compreendem e definem o papel da instituição onde eles atuam. A pesquisa nos possibilita conhecer o perfil desses professores, isto é, a sua formação, tanto inicial quanto continuada, e o ponto de vista deles em relação à sua profissão, à língua inglesa e ao papel da instituição no processo de ensino de língua estrangeira / inglês.

METODOLOGIA:
A metodologia dessa pesquisa é qualitativa. Isto é, entendemos a realidade como construída e passível de interpretação. Como afirmam Denzin e Lincoln (2000, p. 8), ela envolve “... um comprometimento a alguma versão da abordagem naturalista, interpretativa em relação ao sujeito e uma crítica progressiva da política e dos métodos do pós-positivismo”. Buscamos, então, ouvir a voz dos participantes descrevendo a sua própria realidade. Para isto, usamos instrumentos da etnografia tais como questionários abertos e entrevistas etnográficas (Mello e Rees, 2005). Os dois tipos de instrumentos possibilitam a livre expressão do participante. Foram entrevistadas cinco professoras de escola pública que lecionam inglês há dez anos ou mais. As perguntas foram feitas e respondidas oralmente, sendo gravadas em um aparelho de MP3, depois transcritas e analisadas. Na análise desses dados utilizamos conceitos da etnografia (Spradley, 1980), tais como a análise semântica e o subseqüente levantamento dos domínios culturais. Além disso, utilizamos conceitos da teoria da narrativa para examinarmos histórias de vida (Gudmundsdottir, 1998).

RESULTADOS:
Analisando as narrativas contadas pelas professoras durante as entrevistas e a taxonomia a que chegamos sobre o professor de inglês, constatamos que as entrevistadas se vêem como pessoas que se esforçam e não obtêm bons resultados. A profissão é considerada “muito desgastante” por diversos fatores tais como isolamento pedagógico, distância e falta de envolvimento por parte da universidade, falta de material didático e de estrutura, indisciplina e baixo salário. As entrevistadas relatam que no início da carreira os professores de inglês se sentem muito entusiasmados, mas com o passar do tempo, diante dos fatores citados acima, eles vão ficando desmotivados e decepcionados. Na visão das professoras a instituição tem duas funções principais no processo de ensino de língua estrangeira: despertar o interesse do aluno pela língua (por meio de incentivos) e oferecer condição de trabalho e de aprendizagem. No entanto, muitas vezes, a instituição, nas várias instâncias, não cumpre seu papel, deixando muito a desejar. As professoras descreveram a realidade delas e também apresentaram sugestões para os problemas levantados. Uma das professoras, por exemplo, considera importante que a universidade ofereça cursos para os professores da rede pública e seja uma parceira da escola pública.

CONCLUSÕES:
Moen (2006, p.9) afirma que “é notável que a voz dos professores esteja praticamente fora do debate público sobre o ensino”. Nessa pesquisa procuramos ouvir a voz daqueles que mais entendem de ensino, os próprios professores. Pudemos conhecer mais a fundo a realidade desses professores, observando como eles a descrevem. Acreditamos que esse trabalho possa abrir portas para futuras investigações, para que mais pesquisadores, conhecendo esse estudo possam contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de língua estrangeira em nosso município. As professoras entrevistadas foram bastante receptivas e demonstraram interesse por pesquisas colaborativas, que pudessem ajudá-las a contornar problemas comuns em suas salas de aula - desmotivação e falta de interesse por parte dos alunos, dúvidas quanto ao quê ensinar (quais habilidades da língua), indisciplina, dentre outros. Elas desejam que a universidade faça parte da realidade da escola pública, aliando assim teoria e prática, fazendo com que o conhecimento acadêmico esteja serviço da sociedade.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  descrição, perfil, professor de inglês experiente

E-mail para contato: nandaufg@hotmail.com