60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E CULTURA POPULAR EM MORRO VERMELHO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENRAIZAMENTO

Roberta Vasconcelos Leite1
Miguel Mahfoud1, 2

1. Departamento de Psicologia - UFMG
2. Prof. Dr. - Orientador


INTRODUÇÃO:
A introdução de saberes populares no âmbito escolar tornou-se tema recorrente nos últimos anos. Proliferam propostas, tanto de governos quanto de entidades do terceiro setor, que têm como escopo resgatar a cultura local nas insituições oficiais de ensino. Nesse contexto, investiga-se um projeto de resgate da cultura popular empreendido por escola primária inserida em ambiente marcado pela vitalidade de suas tradições: a comunidade rural tradicional de Morro Vermelho (Caeté/MG). O objetivo é contribuir para a compreensão das inter-relações entre educação, cultura e pessoa, por meio da análise das motivações de sujeitos empenhados na execução do projeto e de suas concepções pessoais sobre educação, cultura e sua articulação.

METODOLOGIA:
Os sujeitos foram selecionados por amostragem intencional. O critério de escolha é o de serem educadores na escola pesquisada. Desse procedimento, resultou a seleção de sete educadores, cinco naturais de Morro Vermelho e dois advindos de outras localidades. Seus depoimentos foram colhidos em entrevistas semi-estruturadas em trabalho de campo, cujos registros em áudio foram transcritos integralmente e analisados fenomenologicamente.

RESULTADOS:
Os resultados indicam que, dentre os educadores advindos de outras localidades, o projeto foi tomado como iniciativa externa, sendo fator de surpresa o grande envolvimento e conhecimento das tradições locais demonstrados pelos alunos. Quanto aos educadores naturais de Morro Vermelho, todos identificam-se com a proposta do projeto, sendo a compreensão do papel da cultura na constituição de si o fundamento para o empenho em sua execução. Utilizam a tendência atual de valorização da cultura popular como justificativa para a aproximação entre escola e tradições de cunho religioso, num movimento de tomar o novo em função do tradicional que é típico de comunidades que mantêm um trabalho contínuo de memória coletiva. Buscando respeitar o nexo de pertença dos alunos ao seu meio de origem, esses educadores demonstram ter como motivação central preservar e estimular a participação deles em seu contexto, iniciativa que todos os sujeitos reconhecem como notadamente eficaz pedagogicamente.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que este projeto configura-se como uma proposta que expressa enraizamento pessoal na cultura e promove-o, atestando que o reconhecimento e o cuidado com as próprias raízes são fatores decisivos para uma prática educativa que, além de atender às metas de instrução da instituição escolar, é capaz de favorecer a concretização uma de suas funções mais elementares: a promoção e realização da cultura.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Psicologia da Cultura, Educação Escolar e Cultura Popular, Enraizamento

E-mail para contato: vasconcelosroberta@yahoo.com.br