60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras

EM NOME DA FÉ, DO HOMEM E DA OPRESSÃO DA MULHER

Mariana Oliveira de Campos1
Maria Suzanna Moreira do Carmo1, 2

1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
2. Profa. Dra.


INTRODUÇÃO:
O projeto Em nome da fé, do homem e da opressão da mulher, teve como objetivo desenvolver, de forma sistemática, a análise da obra Moi, Tituba sorcière..., de Maryse Condé, a fim de situar a personagem feminina que se encontra em situação de coação por questões de intransigência religiosa e organização social opressora e excludente.

METODOLOGIA:
Com o objetivo de verificar as experiências de Tituba, sua luta pela sobrevivência e, sobretudo, suas indagações a respeito do que é ser mulher em uma sociedade cujos privilégios beneficiam, em sua grande maioria, o sexo masculino, analisamos a obra a partir dos princípios que regem o protestantismo, o animismo e os choques decorrentes do encontro dessas práticas religiosas dentro da estrutura de composição do romance bem como sua função na elaboração do perfil das personagens. É em Tituba, personagem baseada na figura homônima do conhecido episódio de intolerância religiosa do povoado de Salém, em Massachusetts, nos Estados Unidos, em outubro de 1692, que encontramos a imagem da mulher que, por ter utilizado sua ‘ciência’ para ajudar os demais, foi subjugada, humilhada e torturada por uma sociedade puritana.

RESULTADOS:
No romance Moi, Tituba sorcière... podemos constatar que para entender as motivações individuais da personagem é necessário compreender a ordem social na qual está inserida, pois ao retratar uma história real vivenciada em Boston, onde, por motivos econômicos, criou-se uma grande histeria coletiva através de crença religiosa para queimarem mulheres que questionaram ou agiram de forma contrária à ordem vigente, Maryse Condé, teceu com finura o fio que une temas que são decerto distintos como a escravidão, a moral puritana, práticas religiosas diversas, dentre outros, mas que encontraram aqui o denominador comum no exercício da opressão e da intolerância.

CONCLUSÕES:
Nesta obra, identificamos uma sociedade que obriga uma mulher, sobretudo negra, a sacrifícios individuais, à luta, à consciência e ao combate social para que seja possível voltar-se para si mesma e reconstruir-se. É em nome das mulheres que se encontram na base da representação mimética de uma ficção dessa natureza que conduzimos essa pesquisa, de modo a tornar possível o conhecimento da sociedade, os erros passados por meio da literatura que mostra não só os dados históricos, mas suas amplas significações. A religião na obra não é exercida como uma prática que ameniza os sofrimentos e enaltece os valores-humanos; ao contrário, ela apóia a opressão, serve como suporte ideológico para implementar os interesses financeiros, políticos e o poder exercido pelo sexo masculino sobre o sexo feminino, ou seja, trata-se da ilustração da secular alienação feminina. É a religião viabilizando um estado permanente de opressão.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  letras, literatura, artes

E-mail para contato: marifcf@hotmail.com