60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

RENAULT (PR): RELAÇÃO ENTRE A PROXIMIDADE GEOGRÁFICA E A PROXIMIDADE ORGANIZACIONAL

Patricia Baliski1
Olga Lucia Castreghini de Freitas Firkowski2

1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Paraná
2. Profª Drª do Departamento de Geografia, Universidade Federal do Paraná


INTRODUÇÃO:
A análise da localização industrial esteve por muito tempo pautada em fatores tradicionais, tais como, existência de mercado consumidor, mão-de-obra disponível, sistemas de transporte e matéria-prima. No entanto, tais elementos já não explicam de modo isolado as instalações industriais contemporâneas, pois estas se baseiam em novas necessidades colocadas pelas empresas. Realidade que não é diferente no âmbito da indústria automobilística, enfoque principal do presente trabalho, que é parte integrante do projeto de pesquisa “Territórios e Territorialidades da Indústria Automobilística no Paraná”, e que tem como um de seus objetivos compreender as estratégias de localização da Renault e seus fornecedores, instalados no Aglomerado Metropolitano de Curitiba.

METODOLOGIA:
Para isso, utilizou-se do recorte explicativo da proximidade, relacionando as proximidades geográfica e organizacional dos fornecedores em relação à Renault. A proximidade geográfica é definida pela distância, expressa em termos funcionais de custo e/ou tempo; e a organizacional reflete relações de proximidade induzidas pelo pertencimento a uma organização, seguindo regras comuns, com uma ação orientada para um fim, não sendo, necessariamente, física (RALLET, 2002). Assim, com os dados obtidos em etapa anterior do projeto, realizou-se a classificação da participação de cada fornecedor na montagem do automóvel. Para tal, a montagem foi dividida em três etapas com ordem decrescente de importância no processo produtivo: motor e/ou estrutura, autopeças e acessórios.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos permitiram observar que conforme decresce a importância no processo produtivo, há um aumento na quantidade de fornecedores. Posteriormente, realizou-se a correlação destes dados com a localização de cada fornecedor, também obtida em etapa anterior da pesquisa, tendo-se as seguintes classes de proximidade geográfica: até 5 km; de 6 a 30 km; de 31 a 150 km; e mais de 300 km. As classes que mais se sobressaíram foram: até 30 km, abrangendo o Aglomerado Metropolitano de Curitiba, e a relativa a mais de 300 km, destacando-se o estado de São Paulo.

CONCLUSÕES:
Com o cruzamento desses dados verificou-se que no caso da Renault, há uma certa relação entre as proximidades geográfica e organizacional, principalmente pelo fato de que os fornecedores mais importantes na montagem do automóvel, ou seja, aqueles ligados ao motor e/ou estrutura, estão instalados próximos à montadora. Os demais componentes e peças têm origem em escalas de proximidade mais distantes, principalmente no estado de São Paulo. Contudo, há uma intensa relação organizacional entre as empresas para a produção do veículo, o que as torna próximas do ponto de vista produtivo e organizacional.

Instituição de fomento: CNPq e Fundação Araucária

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  indústria automobilística, proximidade geográfica, proximidade organizacional

E-mail para contato: pbaliski@ufpr.br