60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

LEITURA DE IMAGENS CULTURAIS: UMA NOVA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO

Carline Schröder Arend1
Valmir da Silva2
Amarildo Luiz Trevisan3

1. Acadêmica do Curso de Pedagogia da (Universidade Federal de Santa Maria) CE/UFSM
2. Acadêmico curso Pedagogia da (Universidade Federal de Santa Maria) CE/UFSM/RS.
3. Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação CE/UFSM, pesquisador CNPq


INTRODUÇÃO:
O crescente aumento na utilização de novas tecnologias de informação através de imagens publicitárias, o apelo midiático, a falta de reflexão frente à indústria de consumo e a percepção de que muitos dos indivíduos vivem em um mundo ilusório, faz-nos perceber que esse consumismo exacerbado gera, em parte, uma sociedade constituída de sujeitos sustentados pela competição e ausência de solidariedade. Esse modelo de cultura pré-estabelecido interfere nas opiniões e nas formas de ser e agir dos indivíduos. Diante disso, objetiva-se discutir a formação continuada do professor frente às mudanças ocorridas no mundo cultural contemporâneo, para assim buscar alternativas para uma interpretação mais crítica e reflexiva a cerca da indústria cultural. Para auxiliar os educadores e educandos a interpretar o sistema de linguagem hoje dominante na esfera pública, trabalhando a formação da opinião pública crítica na escola, buscando reconstruir valores do mundo sistêmico diante das demandas emergentes do mundo da vida estetizado. Proporcionado à análise das repercussões e dos efeitos dessas imagens culturais como estratégia para ampliar as possibilidades emancipatórias do processo pedagógico, com a intenção de sair de uma cultura retórica, para uma cultura pragmática inserida no mundo da vida.

METODOLOGIA:
Ao trabalhar com a releitura de imagens deve-se considerar que, não se trata de uma simples decodificação da imagem, mas compreender a intenção dessa manifestação visual. Para tanto, utilizando-se da hermenêutica filosófica e dos pressupostos teóricos e metodológicos de Adorno, Habermas, entre outros, parte-se para a análise do mundo imagético, compreendendo o contexto social, a época histórica em que foi retratada ou criada tal imagem, buscando trazê-la para a nossa realidade. Nessa perspectiva, tornou-se possível compreender novos sentidos éticos e estéticos da vida, ao repensar conceitos, atitudes e valores repassados pela cultura do consumo. Assim, é possível também resgatar o poder formativo da educação, confrontando com a cultura de massa, que procura formar a opinião dos entes sociais através da imposição de valores materiais, realizando a troca do ser pelo ter. A hermenêutica permite uma abordagem comunicativa, possibilitando a constituição dos horizontes de interpretação e entendimento dos problemas vivenciados, a fim de edificar uma cultura da sensibilidade, da solidariedade, da cooperação e do respeito às diferenças. É aqui que se insere o sentido da investigação, na busca da aceitação do argumento do outro e de suas diferenças.

RESULTADOS:
Através da realização de oficinas pedagógicas, mini-cursos e leituras em grupo, percebeu-se a importância da realização de discussões à cerca da cultura visual e das questões sociais que estão implícitas nas imagens, onde se pode reforçar a necessidade da alfabetização visual, não somente com adultos, mas também com as crianças, para que estas aprendam na sua primeira infância que não podemos nos tornar meros reprodutores de opinião. Observou-se também, o crescimento dos sentidos crítico, auto-crítico e criativo dos professores e alunos. Muitos professores relataram experiências de trabalhos em sala de aula inspirados nas discussões realizadas com o grupo de pesquisa. Nos relatos percebeu-se, com clareza, que diversas tentativas dos educadores de compartilhar conhecimentos adquiridos promoveram a leitura da cultura visual no cotidiano. Nesse sentido, ocorreu um maior esclarecimento e ampliação do olhar crítico a respeito do mundo imagético instituído.

CONCLUSÕES:
Acreditamos que as imagens, desde que sejam trabalhadas de forma adequada, apresentam-se como alternativas na prática didático-pedagógica para a formação da opinião pública na escola. E que este trabalho poderá contribuir nas práticas educativas do professor, tornando-o mais atento às mudanças da sociedade, assim como, aguçar seu senso crítico e reflexivo sobre o condicionamento mercadológico e da racionalização. A decodificação de imagens pode ser uma forma de sensibilização do olhar sobre a cultura na qual estamos inseridos. Buscando assim, uma possibilidade de formação mais esclarecida, de maneira que os indivíduos deixem de se tornarem meras máquinas de reprodução do sistema. Compreendendo, assim, a necessidade da formação estética e crítica, possibilitando o despertar auto-crítico e reflexivo do ser, na busca de construir uma sociedade solidária, democrática e voltada para os valores éticos e estéticos do mundo da vida.

Instituição de fomento: PROLICEN/UFSM/RS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação, Filosofia, Imagens Culturais

E-mail para contato: ruivinha1986@gmail.com