60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística

LIXO RESIDENCIAL: PROBLEMAS E GERAÇÃO DE RENDA NA CIDADE DE ITABERÁ-SP

Karen Helena Ferreira Freitas1
Luciane de Fátima Rodrigues De Souza1

1. Fundação Regional Educacional de Avaré - FIRA


INTRODUÇÃO:
Uma tarefa bastante importante do homem moderno tem sido a reavaliação da utilização dos recursos naturais por ele e das conseqüências que isto poderá trazer à humanidade num futuro bastante próximo. Uma forma de minimizar a questão do impacto ambiental é a reciclagem de materiais, pois com a diminuição da disposição do lixo nos aterros sanitários e lixões, há diminuição da contaminação e poluição dos lençóis freáticos, proliferação de algumas doenças, etc., além de preservar a matéria-prima na fonte geradora, ou seja, nas florestas, rios, mares e solo. Ou seja, com a prática da reciclagem há redução do número de cortes de árvores para produção de papel, redução da quantidade de extração de minerais para a produção de diversos componentes como alumínio entre outros, torna-se possível minimizar a utilização do petróleo que é um recurso natural não renovável de valor econômico alto e consequentemente diminui os riscos de poluição durante o transporte deste produto. Segundo Galioti (1996, p. 24), a criação de indústrias recicladoras traz à sociedade uma série de fatores positivos, como diminuição da quantidade de lixo a ser aterrada, aumento da vida útil dos aterros sanitários, preservação de recursos naturais, economia de energia, diminuição da poluição do ar e das águas e geração de emprego, fatos já sabidos e comentados anteriormente. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a realidade do município de Itaberá, visando verificar as possibilidades de utilização da reciclagem como forma de renda, já que o nível de desemprego na cidade tem atingido alto valor.

METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, primeiramente foi levantado o número total de residências urbanas na cidade de Itaberá visando a obtenção do dimensionamento da amostra a ser analisada. Foi obtido o número de amostras igual a 481 usando o método de amostragem estratificada, que segundo Fonseca e Martins (1996, p. 182), se aplicada ao caso de população heterogênea em que se podem distinguir subpopulações mais ou menos homogêneas, denominadas estratos. Em seguida, verificou-se que a zona urbana de Itaberá é dividida em onze bairros, e então se calculou a porcentagem de números de residências por bairro do total da cidade para obter o valor correto a ser entrevistado por bairro. Em seguida foi elaborado um questionário visando analisar os aspectos e hábitos da população quanto o assunto lixo e reciclagem. Especificamente, o questionário elaborado visava levantar informações, como por exemplo: -O residente sabe quais materiais são recicláveis? - É realizada separação do lixo reciclável? Se não, por quê? Se sim, quais? - Há inconveniência na separação de alguns materiais? Se sim, quais? - Qual o grau de instrução dos moradores? - Para quem o lixo separado é entregue: ao caminhão de coleta da Prefeitura Municipal ou a catadores? - Os residentes têm conhecimento de catadores de recicláveis no Bairro? - Há preocupação com a destinação final do lixo? - O entrevistado já refletira sobre a quantidade de lixo produzida por dia? Se sim, qual a quantidade média de cada tipo? Após elaboração do questionário, foi realizada a pesquisa residencial nas 481 residências distribuídas nos bairros de Itaberá e finalmente foi realizada a análise das respostas obtidas usando ferramentas estatísticas e matemáticas.

RESULTADOS:
Após aplicação e análise dos dados coletados nos questionários, concluiu-se que existe a possibilidade de empregar 65 catadores, com salários médios de R$400,00. Constatou-se também que há necessidade de mudança de comportamento de grande parte da sociedade sobre o local onde são jogados lixo e entulho, já que grande parte acaba sendo depositada em locais públicos e na beira de vicinais e rodovias. Pôde-se verificar também que, mesmo sem um programa de coleta seletiva de lixo, há a prática da separação do lixo residencial.

CONCLUSÕES:
Este trabalho teve como objetivos investigar a renda e a quantidade de empregos que a criação de cooperativas de reciclagem poderiam proporcionar à população da cidade de Itaberá-SP e mostrar os benefícios que estas implantações consequentemente trariam ao meio ambiente. Teve como objetivo também a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Para isto, primeiramente foi levantado o número total de habitantes da cidade e em seguida, usando ferramentas estatísticas, foi feito o cálculo do número de habitantes que representaria uma amostra significativa e a estes foi aplicado um questionário visando levantar informações sobre principalmente a prática de separação de lixo residencial e quais são os recicláveis. Finalmente conclui-se que a reciclagem é uma alternativa de geração benefícios tanto sociais quanto econômicos, pois contribui para diminuição de extração de matérias primas na natureza, redução de consumo de energia, diminuição da poluição do ar e das águas, aumento da vida útil dos aterros, além de geração de emprego para mão de obra especializada e não especializada, se forem criadas indústrias recicladoras.

Instituição de fomento: Fundação Regional Educacional de Avaré - FREA

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Reciclagem, Coleta seletiva, Geração de Renda

E-mail para contato: karenfreitas1@terra.com.br