60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa

O DISCURSO JORNALÍSTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNEROS

Karina Maria Dezotti1
Elizabeth dos Santos Braga2

1. Mestranda em Educação; Universidade São Francisco (USF); Bolsista CAPES.
2. Profa. Dra. Orientadora.


INTRODUÇÃO:
Este estudo busca analisar as propostas de trabalho com gêneros na escola, especificamente, a notícia e a reportagem, em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2005). Propõe-se a examinar a forma pela qual esses gêneros são apresentados nas coleções, as atividades didáticas para seu estudo e o tratamento dado aos conceitos específicos do campo jornalístico, tendo como base os estudos realizados por Bakhtin e Maingueneau sobre os gêneros do discurso e os trabalhos de Schneuwly, Dolz, Rojo e Marcuschi que tratam dos gêneros na escola. Buscamos, ainda, olhar para esses gêneros do discurso à luz dos manuais produzidos pelas próprias agências de comunicação com o objetivo de apreender se as intenções jornalísticas atuais são, de algum modo, tratadas no livro didático. Desta forma, pretendemos contribuir para uma reflexão em torno da questão, visando tanto uma postura crítica do professor ao adotar livros didáticos, quanto a elaboração de propostas adequadas a compreensão e domínio desses gêneros.

METODOLOGIA:
A metodologia deste trabalho comporta pesquisa bibliográfica, com base nos estudos sobre gêneros do discurso (Bakhtin e Maingueneau) e sobre a problemática que envolve o trabalho com gêneros na escola (Schneuwly, Dolz, Rojo e Marcuschi), para fundamentar a análise teórico-metodológica dos gêneros notícia e reportagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2005). Este Programa aprovou nove obras de Língua Portuguesa, organizadas em volumes únicos, dentre as quais algumas compõem o corpus de análise desta pesquisa, que possui cunho qualitativo. Portanto, não haverá preocupações quanto ao número de coleções investigadas, regularidades e comparações, mas com o aprofundamento da análise em cada uma das coleções didáticas selecionadas. A seleção das obras didáticas para investigação se pauta no seguinte critério: que elas dediquem um capítulo ou unidade ao estudo de gêneros do discurso jornalístico, tratando especificamente do trabalho com os gêneros notícia e/ou reportagem. Das coleções aprovadas, quatro correspondem a este critério, as quais serão o objeto de investigação deste trabalho.

RESULTADOS:
Este trabalho está em andamento; desta forma, descreveremos os resultados possíveis até o presente momento. O PNLEM/2005 de Língua Portuguesa constitui-se de nove coleções didáticas, sendo que quatro delas constituem o corpus desta pesquisa. Nas cinco obras restantes, os gêneros do discurso jornalístico, especificamente a notícia e a reportagem, são abordados com enfoques voltados para o ensino de elementos lingüísticos, interpretação e compreensão de texto, ou ainda, são apresentados em atividades complementares, isto é, não é o gênero que é, especificamente, explorado. Portanto, o fato de apenas quatro coleções (44,4%) dedicarem-se ao estudo desses gêneros, que são enfatizados nos documentos oficiais da Educação Brasileira, revela-nos um pouco do perfil dos livros didáticos contemporâneos e permite-nos refletir a respeito do trabalho com gêneros na escola.

CONCLUSÕES:
Partimos do princípio de que não há como negar a importância de pesquisas que busquem refletir sobre procedimentos pedagógicos para o estudo dos gêneros da mídia na sala de aula. Pensamos que nossa proposta de pesquisa possa contribuir para uma postura mais crítica do professor diante dos materiais didáticos, bem como contribuir para a incorporação de gêneros jornalísticos na prática escolar com vistas à compreensão e domínio destes gêneros pelos alunos, além de propor reflexões a respeito da relação entre mídia e educação na contemporaneidade.

Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).



Palavras-chave:  gênero, livro didático, Ensino Médio

E-mail para contato: karinadezotti@terra.com.br