60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências

AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA MATA CILIAR NA REGIÃO CENTRAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARDO

Luciana Rocha Costa1

1. Universidade Estadual do sudoeste da Bahia - UESB


INTRODUÇÃO:
As matas ciliares desempenham um papel preponderante no equilíbrio existencial de uma bacia hidrográfica. Essas áreas são de fundamental importância no gerenciamento ambiental, pois, além de contribuírem para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos, funcionam como corredores úmidos entre as áreas agrícolas, favorecendo a proteção da vida silvestre local. Neste sentido foi desenvolvido este trabalho, buscando avaliar as condições atuais das matas ciliares na região central da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo no Estado da Bahia.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada pautou-se em estudos genéricos e consistentes da área, através das análises de campo, com tomadas de pontos georreferenciados, registros fotográficos, estudos teóricos, análise de imagens de satélite e elaboração de mapas temáticos utilizando base cartográfica em meio digital e aplicativo Autocad Map 2004™ software.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos através das observações na região central da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo mostraram a degradação das matas ciliares provocada pela ação antrópica e motivada pela ampliação de áreas de expansão urbana. Observou-se ainda, que no alto curso do Rio Pardo o transporte de sedimentos está modelando estruturas em formatos de ilhotas e bancos de assoreamento. Nas margens do rio, contatou-se o aparecimento de ravinas, causadas pelo uso excessivo dos solos. De acordo ao artigo 2 da Lei 4771 do Código Florestal, as matas ciliares abrangem como área de preservação permanente, as florestas e demais formas de vegetação existentes ao redor dos rios, nascentes, lagoas e reservatórios, especificando, na maioria das situações a dimensão mínima da faixa marginal a ser preservada. Assim, observou-se que alguns trechos da bacia pesquisada não apresentam a largura mínima estabelecida pela legislação.

CONCLUSÕES:
A análise dos dados possibilitou comprovar que a degradação das matas ciliares proporcionou a instalação de ambientes vulneráveis aos processos de erosão nas margens do Rio Pardo. É sabido que as matas ciliares se destacam no controle da erosão nas margens dos cursos d’água, evitando o assoreamento dos mananciais, servindo de filtros para que resíduos de produtos químicos não sejam levados pelo escoamento superficial para o leito dos rios. Neste sentido, nota-se a necessidade da realização de projetos voltados para a preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo. Neste contexto, faz-se necessário o envolvimento da comunidade no processo de execução de programas informativos relacionados à educação ambiental visando o esclarecimento com relação a importância da vegetação no contexto das bacias e sub-bacias hidrográficas.



Palavras-chave:  mata ciliar, bacia hidrográfica, erosão

E-mail para contato: lucyannacosta@yahoo.com.br