60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

FÁBULAS: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM PRAZER

Ilaine Socorro Souza Santos1

1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer


INTRODUÇÃO:
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, na cidade do Recife - PE, com alunos do 1º Ano do 2º Ciclo e idades entre 9 e 11 anos. Idealizamos a partir da necessidade que sentimos em despertar nos alunos, o hábito da leitura, escrita e produção plástica de forma prazerosa. Promovemos atividades que favoreceram o desenvolvimento criativo, estimulando o interesse e imaginação. As atividades foram realizadas em sala de aula, biblioteca, sala de vídeo e laboratório de informática. A exposição das fábulas ocorreu através de diferentes mídias e tecnologias, conquistando grandes avanços. O trabalho envolveu diversas áreas de conhecimentos: Português, Artes, Ciências, Geografia, História e Informática. Várias atividades foram exploradas, sendo a produção de texto uma prática constante e facilitadora, aumentando as discussões e beneficiando a fluência de idéias. O mais importante é que observamos nos alunos, a satisfação na realização das atividades e envolvimento no que estávamos propondo. O projeto teve o objetivo de mostrar a intenção das fábulas e a mensagem que elas passam para suas vidas. Essa foi uma das linhas que nortearam o trabalho, levando os grupos a refletirem sobre os ensinamentos que esse gênero textual traz para o grupo.

METODOLOGIA:
Iniciamos as atividades fazendo um levantamento, explorando o que os alunos sabiam sobre fábulas. Fomos várias vezes à Biblioteca para fazermos a leitura das fábulas: A Lebre e a Tartaruga, O Lobo Disfarçado, A Cigarra e a Formiga, O Leão e o Camundongo e o Galo e a Raposa. Promovemos a discussão da moral dessas fábulas e fizemos a transposição para a nossa vida. Registramos todas as etapas vivenciadas pelas crianças para fazer uma socialização com a turma. Utilizamos a sala de vídeo para exibir as fábulas em DVD. No Laboratório de Informática tivemos acesso a sites para que os alunos pesquisassem e conhecessem outras fábulas, utilizamos o CDROM para desenvolver outras atividades interativas: jogos, músicas e desenhos para colorir. Em sala de aula usamos o aparelho de som para ouvi-las pelo CD, realizamos leitura individual e coletiva desses textos, interpretando e enfatizando os valores transmitidos por elas. Reescrevemos as fábulas, fizemos a representação com artes plásticas, socializamos as produções de textos. Confeccionamos cartazes e organizamos um caderno específico para a reescrita das fábulas. Organizamos uma reunião para apresentar as histórias aos pais. Os alunos apresentaram as suas produções e finalizamos com uma avaliação feita por eles em relação ao projeto.

RESULTADOS:
Nas diversas atividades desenvolvidas, os alunos elevaram seus conhecimentos. Os resultados surpreenderam nas atitudes e interações dos alunos em resposta aos momentos pedagógicos e dinâmicos. Eles ficaram totalmente envolvidos com o projeto num clima bastante favorável. Observamos o interesse das crianças em compreender as fábulas e não uma simples intenção de participar das leituras. Vimos que a biblioteca conquistou novos leitores e os alunos passaram a fazer com mais freqüência empréstimos de livros para realizarem as leituras em suas casas junto com as famílias. É relevante enfatizar que todas as crianças participaram ativamente das atividades expostas e com muita motivação. Detectamos que as intervenções com o uso das mídias e tecnologias favoreceram a realização do projeto, pois os alunos se mostraram mais atenciosos. Demonstraram habilidades no laboratório de informática, no uso desta ferramenta tão importante em dias atuais. O projeto foi realizado de forma harmoniosa contribuindo para os alunos refletirem criticamente no processo de aprendizagem.

CONCLUSÕES:
Os alunos ficaram motivados para leitura e produção de texto. Sentiram-se estimulados e vaidosos por estarem produzindo um caderno recontando as fábulas. Os cadernos foram entregues aos pais em uma tarde de autógrafos, inclusive com dedicatória. O projeto impulsionou a leitura, escrita e a criatividade para as ilustrações das fábulas, despertando na turma, o interesse para este gênero textual tão rico. Um ponto relevante foi a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos disponíveis na escola que enriqueceu as atividades e aperfeiçoou o processo ensino-aprendizagem. Apresentando as fábulas de diversas formas proporcionamos à turma uma maior integração com o mundo digital realizando um trabalho com bons resultados. Descobrimos o Laboratório de Informática como um forte aliado no desenvolvimento do trabalho, estimulando a curiosidade, desenvolvendo competências e habilidades no grupo. O uso da Biblioteca foi uma estratégia bem sucedida e os alunos passaram a ter um novo olhar em relação a esse espaço cultural. O projeto mostrou o quanto os alunos são capazes de crescerem, houve valorização da produção escrita e estimulação do grupo para aquisição de novos conhecimentos.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Fábulas, Leitura, Ensino Fundamental

E-mail para contato: ilainesouza@yahoo.com.br