60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

SOCIALIZAÇÃO E ARTE: ESTUDO SOBRE O DADAÍSMO

Gilmara Regis da Silva1
Tarcisio Tmoteo1

1. Faculdade Editora Nacional


INTRODUÇÃO:
O objetivo do trabalho é verificar as possibilidades de transformação da arte no contexto social tendo como objeto de estudo o Dadaísmo, que usa da arte como veículo para manifestar sua aversão à sociedade européia. Considerado antiarte e marginal pelos seus adeptos, procurou transformar o que era considerado arte, ir contra o conceito de arte da época que era ditado por regras e estruturas que fundamentavam ideais proclamados como absolutos para uma sociedade próspera. O movimento artístico Dada, que nasceu no ano de 1916 como uma reação aversiva a I Guerra Mundial, não defendia ideologias ou técnicas, mas sim a ação livre de convenções, segundo suas próprias determinações, usando de elementos diversos para criação de uma arte libertária, no sentido de liberdade espiritual, política e individual. O trabalho procura verificar as implicações dos movimentos que vão contra a ordem estabelecida; movimentos que vislumbram uma idéia de liberdade, mas que podem vir a se institucionalizar; tornando-se aparelhos de controle ideológico. A característica Dadaísta por negar o convencionalismo, será o vetor para verificar como arte e sociedade se transformam mutuamente por múltiplos fatores. Essa relação recíproca com fronteiras tênues também se faz presente entre arte, sociedade e liberdade.

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica com autores que procuram verificar a importância da arte como transformação nas sociedades, críticos da arte contemporânea, estudiosos de política e relacionamentos sociais.

RESULTADOS:
O caráter internacional do movimento permitiu que o mesmo se desenvolvesse de formas diversas fundamentando-se, desta forma, as transformações da arte nas sociedades e, como esta expansão permite que a arte de desenvolva conforme sua época.

CONCLUSÕES:
Foi verificado que, as implicações que a arte, relacionada aos movimentos ocorridos na história, causou tanto no âmbito social, quanto no artístico, pois, o interesse do homem pela arte esta interligado às transformações sociais que vivencia. As similitudes do Dadaísmo a outros movimentos, a pensadores, teóricos políticos e estudiosos no campo das relações humanas são numerosas, suas reações se entrelaçam por meio de manifestações e ações autogestionárias de aversão à sociedade. A anomia destas experiências permite que se verifique como as características do Dadaísmo estão interligadas a outras reações àcratas da sociedade, (futurismo, expressionismo, niilismo, anarquismo) fazendo com que seus adeptos, vislumbrem destas diversas experiências no momento da criação de suas obras. Afirma-se que o surgimento do Dadaísmo se deu por uma reação advinda da sociedade, mas, que momento da criação procurava não estabelecer regras, destinava-se a criar uma arte libertária no sentido de liberdade espiritual, política e individual, chocando a sociedade, mas também influenciado por ela. Dada tomou corpo em diversos países: Nova York, Berlim, Colônia, Hannover e Paris. Sua expansão foi se desenvolvendo de diversas formas, com tendências políticas, individualistas, niilistas e anarquistas.

Instituição de fomento: Não possui

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Arte, Sociedade, Liberdade

E-mail para contato: cubanaregis@hotmail.com