60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

SEGREGAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS NA FCBS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA-FEJAL

Ana Patrícia Ferreira Barboza1
Saskya Araújo Fonseca1
Raphael Leite de Melo1
José Rodrigo de Arruda1
Fellipe Santana Freire de Mendonça1
Nely Targino do Valle Cerqueira1

1. Fundação Educacional Jayme de Altavila


INTRODUÇÃO:
O gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa no Brasil começou a ser amplamente discutido nos anos de 1990, sendo de vital importância para as grandes instituições geradoras, incluindo as Universidades. De acordo com à resolução CONAMA n° 358, de 29 de abril de 2005 resíduo químico é todo material ou substância com característica de periculosidade, quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. As universidades, como instituições responsáveis pela formação de seus estudantes e, conseqüentemente pelo seu comportamento como cidadãos, devem estar conscientes e preocupados com os diversos tipos de resíduos gerados, e a forma correta para o seu gerenciamento, pois, se os mesmos não forem dispostos e tratados corretamente podem acarretar sérios danos ao meio ambiente e a sociedade. Em face de tais problemas, este trabalho objetivou mostrar a forma correta para a segregação, acondicionamento e identificação dos resíduos gerados nos laboratórios de química da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS da Fundação Educacional Jayme de Altavila.

METODOLOGIA:
A parte metodológica para execução do trabalho constou das seguintes etapas: Levantamento bibliográfico em sítios especializados, artigos e livros, sobre o tema. Catalogação de todas as substâncias químicas utilizados nas aulas práticas de química da FCBS. Elaboração de Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ´s, que contém os riscos e cuidados que devem ser tomados com a manipulação de reagentes e resíduos, além de outras informações pertinentes. Elaboração de metodologia para segregação, acondicionamento e identificação dos resíduos gerados. Realização de reunião com os docentes da FCBS que manipulam produtos químicos informando a inclusão no protocolo de cada aula prática sobre a forma de segregação, desativação e acondicionamento dos resíduos químicos gerados durante a prática laboratorial, que miniminizem quantidades e substituam produtos químicos nocivos por outros menos nocivos.

RESULTADOS:
Após o levantamento bibliográfico, foram catalogadas 380 substâncias químicas e pesquisadas as FISPQ´s. Estas são compostas de 16 itens: Identificação do Produto e da Empresa, Composição e Informação dos Reagentes, Identificação de Perigos, Medidas de Primeiros Socorros, Medidas contra incêndio, Medidas em caso de acidente de trabalho, Manuseio e Armazenamento, Controle de Exposição e Proteção Individual, Propriedades físico-químicas, Estabilidade e Reatividade, Informações Toxicológicas, Informações Ecológicas, Considerações sobre tratamento e disposição, Informações sobre transporte, Informações Regulatórias, Outras informações. Estas fichas foram disponibilizadas para a comunidade acadêmica e laboratórios na forma de um Manual para o Gerenciamento de Resíduos Químicos da FCBS. Os docentes que manipulam produtos químicos implementaram em suas aulas práticas: forma de segregação, desativação e acondicionamento dos resíduos químicos e o princípio dos 3 R: reduzir, reciclar e reutilizar. A segregação dos resíduos foi realizada de acordo com a classificação dos recipientes: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J e K. Os recipientes utilizados foram escolhidos de acordo com a compatibilidade dos resíduos contidos no mesmo e identificados com rótulos contendo Diagrama de Homell.

CONCLUSÕES:
A política de gerenciar os resíduos químicos em instituições de ensino superior no sul e sudeste do Brasil é uma prática bastante difundida na literatura, entretanto, na região nordeste as universidades começaram a implantar o programa. Em particular, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas, está prática está sendo incluído nas aulas de laboratório da FCBS. Inicialmente não foi tarefa fácil, conscientizar os docentes sobre a importância de disposição correta dos resíduos, pois, é prática comum o lançamento destes nos esgotos na maioria das instituições do país. Entretanto, através da conscientização sobre a importância para a comunidade e meio ambiente sobre o destino correto dos resíduos químicos, estes se sentiram motivados em adotar nas aulas práticas o gerenciamento. Os discentes ficaram muito satisfeitos ao serem informados da política de gerenciamento adotada nas aulas práticas de forma a não agredir o meio ambiente. Através da FISPQ, a comunidade acadêmica ficou ciente dos riscos sobre os produtos químicos utilizados e de como minimizá-los. O emprego do gerenciamento proporcionou mudanças de atitudes, utilizando-se da educação ambiental em relação ao uso e ao descarte de produtos, visando à sustentabilidade que significa prover o melhor para as pessoas e para o ambiente.

Instituição de fomento: FEJAL/CESMAC-PSIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Gerenciamento, Resíduos químicos, Sustentabilidade

E-mail para contato: anapathy4@hotmail.com