60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho

INFORMALIDADE: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

Vania Beatriz Merlotti Heredia1
Francieli Techio2

1. Prof. Dra. - Departamento de Sociologia - UCS
2. Departamento de Sociologia- UCS


INTRODUÇÃO:
A contração sistemática do mercado de trabalho formal e o conseqüente florescimento de ocupações reconhecidas pela informalidade motivaram a construção do projeto de pesquisa intitulado “Mercado de Trabalho Informal em Caxias do Sul/RS”. Deste modo, as mudanças institucionais nas relações de trabalho que se difundem com rapidez e geram estratificações, imprimem novas características aos movimentos que se processam no mercado de trabalho. Motivados pelo tema, o estudo incluiu a análise da organização dos camelôs, dos recicladores, dos dogueiros e dos artesãos do município de Caxias do Sul.

METODOLOGIA:
A pesquisa de campo teve natureza descritiva. Foram aplicados 235 questionários com questões abertas e fechadas. O método da pesquisa foi o histórico-estrutural, e o referencial teórico encontra-se nas obras de Ricardo Antunes (1997), Maria C. Cacciamali (1999) e Manoel L. Malaguti (2000).

RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa definiram o perfil das categorias usadas para discutir o trabalho informal. Sexo feminino, idade entre 31 e 50 anos, não naturais do município, casados com família e filhos, escolaridade e renda baixa foram os indicadores do perfil encontrado. O estudo observou que, dependendo da categoria, já existia uma associação de classe apontando para sua própria organização. As condições de trabalho mostram jornadas longas e semanas contínuas de trabalho, sem vínculos empregatícios. Mostram ainda que a maioria dos entrevistados está na atividade há mais de 10 anos, mas que gostariam de pertencer ao mercado de trabalho formal

CONCLUSÕES:
Percebeu-se, no estudo, que a ausência de emprego conduziu essas categorias à informalidade, e que essa situação, apesar dos baixos salários, permitiu uma ocupação temporária que transformou-se em permanente. Muitos buscam na informalidade um complemento de renda familiar, por meio de atividades paralelas ao setor formal. Dessa forma, as condições enfrentadas pelos trabalhadores mostram que a inserção ocorre de forma precária, marcada por circunstâncias de instabilidade, sem previsão para ganhos futuros.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Informalidade, Precarização, Trabalho

E-mail para contato: fratechio@yahoo.com.br