60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde

A DEPRESSÃO E O AFASTAMENTO DO TRABALHO EM PROFESSORES.

Maria do Rosário Stotz4
Neomar Narciso Borges Cezar Junior5

3. DEPARTAMENTO DO CURSO DE PSICOLOGIA / UNISUL
4. Profª. Drª. - Departamento do Curso de Psicologia - UNISUL / Orientador
5. CURSO DE PSICOLOGIA / UNISUL


INTRODUÇÃO:
A Depressão tem sido a doença psiquiátrica mais diagnosticada atualmente e tem atingido sujeitos com as mais diversas profissões, inclusive professores. O que acarreta prejuízo significativo na vida destes sujeitos como também de seus alunos. Embora a depressão venha sendo estudada com freqüência, esta pesquisa revela um recorte teórico sustentado na psicanálise e nos manuais DSM IV e CID 10. A pesquisa apresenta como Objetivo Geral: Identificar junto a Secretaria de Educação do Estado (SEE), dados acerca do afastamento de professores da Rede Pública Estadual, na cidade de Florianópolis, que tenham diagnóstico de Transtornos Mentais e particularmente aqueles com diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior (TDM). Objetivos específicos: a) Investigar em fontes bibliográficas as principais características sobre o TDM; b) Identificar referências de pesquisas bibliográficas e pesquisas sobre a Depressão em Professores; c) Coletar dados no Departamento de Recursos Humanos (RH), da SEE, em fonte documental, sobre o afastamento de professores, por questões médicas; d) Realizar entrevistas com profissionais do RH que possam trazer outros dados sobre o objeto de estudo da pesquisa; e) Entrevistar profissionais da Área da Saúde, ligados à SEE que possam trazer dados sobre o objeto de estudo.

METODOLOGIA:
Para buscar a resposta para a problemática optou-se por uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, na busca de aprofundar os aspectos característicos do fenômeno a ser pesquisado, sendo o caso a população delineada de professores da Secretaria Estadual de Educação, lecionando em Florianópolis. A pesquisa ainda revelou-se como do tipo exploratório, quando através do estudo buscou-se uma familiaridade com o tema, através de levantamento bibliográfico, identificando informações já disponíveis a respeito do assunto. A Coleta de Dados feita refere-se ao período determinado entre 01/05/2006 e 31/10/2006, e ao número de professores efetivos da Rede Pública Estadual (1368). Esta Coleta foi feita em duas etapas: a 1ª foi entrevista (11) e a 2ª foi Pesquisa Documental em Prontuários. Foram investigados 339 prontuários, e destes, selecionados 142 prontuários, onde a LTS era por Transtorno Mental. Para a análise dos dados se fez uso da Análise de Conteúdo, quando foram identificadas como categorias de análise as perguntas anteriormente elaboradas para a entrevista. Para a discussão sobre os dados foi realizado o cruzamento dos dados da entrevista com os dados dos prontuários e articulados com a teoria anteriormente apresentada.

RESULTADOS:
A partir da pesquisa realizada alcançou os seguintes resultados: o número de professores efetivos da Rede Pública Estadual, em Florianópolis era de 1368. Consta um número de 339 professores afastamentos para LTS (24,78%), por questões de saúde. Destes, 142 estão afastados por doença mental (Transtornos Mentais e Comportamentais – F00/F99), o que corresponde a 41,88% dos afastamentos, em 6 meses. O adoecimento mais freqüente encontrado e causa de afastamentos para LTS, compreende o Grupo dos Transtornos Mentais, em quase a metade do seu total. São diagnósticos mais freqüentes: Transtorno de Humor com o maior um índice (52,55%). Neste grupo, estatisticamente na primeira posição, empatados com 15,38%, estão os Episódios Depressivos e os Episódios Depressivos Moderado. Ao se observar a tabela de Transtornos Depressivos (F32/F33), com 61,40% estão os Episódios Depressivos, o que vai de encontro as informações coletadas junto aos Profissionais, justificando assim, o afastamento de professores pela presença de Episódios Depressivos. Convém assinalar este Episódio pode estar presente também no Transtorno Bipolar, sendo assim, não se pode garantir que necessariamente o que aparece é o Transtorno Depressivo ou o Transtorno Bipolar, que satisfaz critérios para ambos os diagnósticos.

CONCLUSÕES:
O município conta com um número de 1368 professores, sendo que destes 10,38% do professores foram afastados para LTS por adoecimento mental. São características citadas como afastamento para LTS: sobrecargas de trabalho; a dupla jornada destes professores, principalmente porque a população que compõe esta categoria é de 73,31% do gênero feminino. Existência de conflitos de ordem administrativa junto à direção da escola, principalmente em mudança de gestão administrativa e com relação a atritos com alunos. Estas questões podem estar relacionadas às frustrações frente a idealizações quando da escolha profissional e o encontro com a realidade de trabalho. Ao concluir esta Pesquisa sobre “A Depressão e o Afastamento do Trabalho em Professores”, olhando os dados estatísticos e percebendo que 41,88% dos afastamentos para LTS são decorrentes de adoecimentos mentais, levanta-se a possibilidade da realização de uma Proposta de Intervenção no sentido de promover estratégias de encaminhamento para tratamento destes professores, já que, pode-se perceber que embora estes professores sejam afastados, não é garantido o atendimento e tratamento. Também pode ser importante a realização de cursos periódicos de reciclagem ou especialização, para manter o professor atualizado e motivado.

Instituição de fomento: PUIC (PROGRAMA UNISUL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Depressão, Professores, Afastamento

E-mail para contato: neomarpsico@hotmail.com