60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica

NOVOS AVANÇOS NA SÍNTESE DE ESTERÓIDES UTILIZANDO METODOLOGIAS SIMPLES E MENOS POLUENTES

Carlos Cézar da Silva3, 2
Peter Bakuzis2
Afrânio Alen Martins da Luz2
Valdesson Batista de Souza Filho1
Regina Estevam Alves1

1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS
2. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
3. Prof. Dr. CEFET-GO / UNED-JATAÍ


INTRODUÇÃO:
O interesse na síntese de compostos biologicamente ativos como os esteróides tem nos levado ao desenvolvimento de metodologias para a preparação de precursores destes compostos com centros quaternários e quirais utilizando material de baixo custo e na ausência de solventes, de forma a contribuir com o meio ambiente. Os esteróides são sintetizados atualmente a partir dos produtos de degradação biológica ou química de semelhantes existentes em plantas, o que torna o setor farmacêutico altamente dependente de fatores climáticos, políticos e econômicos. A adição de Michael é um dos mais importantes métodos para a formação de ligações carbono-carbono1. É um dos mais eficientes métodos para a preparação de carbonos quaternários de forma estereospecífica e estereosseletiva. Assim, o objetivo de nossas pesquisas tem sido o desenvolvimento de novas metodologias para a síntese do esqueleto tetracíclico dos esteróides com estereoquímica definida.

METODOLOGIA:
Todas as reações foram realizadas à temperatura ambiente, sem o uso de solventes e com agitação magnética, monitoradas por cromatografia em camada delgada usando sílica como suporte. Os extratos orgânicos foram concentrados em evaporador rotatório. A purificação dos compostos foi por cromatografia em coluna rápida contendo sílica e a identificação por espectrometria de infravermelho e espectroscopia de ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono. Os substratos investigados foram ciclopentanonas 2,3 substituídas contendo um grupo metilnitro ou metiléster no carbono 3. No caso dos compostos nitrometil, nós conduzimos a reação de adição de Michael em posição 2 da carbonila na presença de ácidos fortes e na ausência de solventes. Em substratos menos sensíveis à bases, a adição de Michael foi conduzida na presença de tetrametilguanidina (TMG) iodeto de lítio (LiI).

RESULTADOS:
Na catálise ácida, reação foi reprodutível e o regioisômero não foi sintetisado quando o grupo metil na posição 3 estava presente. Os melhores rendimentos foram obtidos quando um equivalente do ácido foi adicionado em pequenas porções no período de 36 a 48 horas. As condições foram otimizadas utilizando como substratos acrilato de metila e 2-methilcicloexanona (maior disponibilidade e menor custo). Na catálise básica a diastereosseletividade é influenciada pelo substituinte nos carbonos 2 e 3. A presença de LiI diminuiu drasticamente o tempo da reação.

CONCLUSÕES:
Novas metodologias para a adição de Michael a substratos sensíveis foram desenvolvidas, uma usando ácidos fortes e outra uma base fraca na presençã de LiI. As metodologias levaram a bons rendimentos e ocorreram com diastereosseletividade..

Instituição de fomento: Universidade de Brasília

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  esteróides, estereosseletividade, ambiente

E-mail para contato: ccezas@gmail.com