60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

LEVANTAMENTO E ESTUDO DAS NORMAS DE CONEXÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NA REDE ELÉTRICA

Mariana Luiza de Melo1
Patricia Teixeira Leite1

1. Universidade Federal do ABC


INTRODUÇÃO:
Devido a crescente demanda do mercado consumidor de energia elétrica e busca constante por qualidade no fornecimento e menores custos de operação, novas implementações e aprimoramentos de técnicas se fazem necessários para auxiliar o planejamento de redes de distribuição. A inserção da Geração Distribuída (GD) vem se consolidando, pois o poder público não tem caixa disponível para bancar o alto investimento da construção e modernização de grandes unidades geradoras e modernização de grandes geradoras ou linhas de transmissão. Além disso, a iniciativa privada não se interessa em fazer pesados investimentos em geração e transmissão de energia elétrica devido as incertezas geradas pela indefinição dos rumos da reestruturação do setor na maioria dos países do mundo. Portanto, a GD vem se tornando cada vez mais evidente no panorama energético mundial. Considerada como a solução para suprir a demanda de consumo futuramente. Estando localizadas próximas aos centros consumidores, a GD permite uma menor utilização das redes de transmissão e distribuição diminuindo os custos na construção de novas linhas de energia. As concessionárias de distribuição de energia elétrica já estão se preocupando com a conexão de unidades geradoras à sua rede. Até o momento cada uma é responsável por sua rede, contudo há um anseio pela normatização da conexão e da operação de unidades de geração conectados à rede de distribuição dado que estas não foram projetadas para geradores ligados a elas.

METODOLOGIA:
O trabalho esta sendo desenvolvido através de busca na internet, visitas em concessionária e órgãos regulamentadores e textos obtidos em seminários e congressos referentes ao assunto. Para que se possa entender a política de conexão de geração distribuída a rede elétrica e fornecer relatórios que servirão de apoio para futuras pesquisas. Por exemplo, o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que possa auxiliar as concessionárias na decisão de optar ou não pela conexão de geração distribuída para atender o seu mercado.

RESULTADOS:
O resultado do projeto de iniciação foi consolidado, em forma de relatório, após um exaustivo levantamento do estado da arte sobre Geração Distribuída, onde buscou-se entender o que definia o termo Geração Distribuída e a possíveis tecnologias a serem empregadas na conexão desta fonte de geração a rede de energia elétrica. Em uma segunda etapa foram estudadas todas as normas já existentes no setor elétrico mundial e percebeu-se que no Brasil ainda não tem normas claras e definidas para a conexão de Geração distribuída a sua rede elétrica, pois trata-se de um sistema interligado e de grande porte o que o diferencia dos demais paises. Sendo assim é necessário o estudo e determinação de normas próprias.

CONCLUSÕES:
Após consolidado primeiro ano de iniciação, onde tomou-se conhecimento: da definição sobre Geração Distribuída, dos conceitos relacionados a sua funcionalidade e aplicação, das tecnologias envolvidas nesse tipo fonte de geração, e também foi feito um levantamento e estudo minucioso das normas de Conexão de Geração Distribuída de outros países. Portanto, este trabalho possibilitará a jovem pesquisadora a cooperar na elaboração das normas que ainda não foram implementadas no Brasil junto a grupo de pesquisa com interesse neste assunto, como por exemplo, o grupo do CIGRÉ - CE-C6 Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída. Sendo assim abriu-se a possibilidade de continuidade do projeto de iniciação, em um segundo ano, onde serão investigadas metodologias que possam determinar a localização ideal para conexão da GD a rede elétrica.

Instituição de fomento: Este projeto de iniciação cientifica foi financiado através de uma bolsa institucional fornecida pela Universidade Federal do ABC, durante 5 meses.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Sistema Elétrico de Energia, Geração Distribuída, Normas de Conexão

E-mail para contato: mariana.melo@ufabc.edu.br