60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: PROCESSOS FORMATIVOS EM ANDAMENTO

Tatiane Cristine Froelich1, 5
Tásia Fernanda Wisch1
Vanessa Dorneles1, 4
Elisete Silveira1
Marce Elena Wolpato Siqueira1
Dóris Pires Vargas Bolzan1, 2, 3

1. Universidade Federal de Santa Maria
2. Departamento de Metodologia do Ensino
3. Orientadora
4. Bolsista PIBIC
5. Bolsista FAPERGS


INTRODUÇÃO:
Esse artigo vem ao encontro dos estudos desenvolvidos no Grupo de pesquisas: Formação de professores e práticas educativas no ensino básico e superior (GPFOPE) através do projeto de pesquisa: Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. As discussões voltar-se-ão para a formação docente inicial e continuada, pois consideramos relevante discutir sobre a compreensão e a construção do processo de produção da docência nos diferentes níveis de ensino. Objetiva-se com este artigo a reflexão sobre como esta acontecendo o processo de formação destes sujeitos, pressupondo que é a partir da valorização da formação docente, que se atribui maior qualidade ao trabalho do profissional. Este estudo justifica-se, ainda, pela busca da compreensão dos processos de construção teórico-práticos de docência e da realidade encontrada no contexto acadêmico. Para tanto partir-se-a de vivências e estudos que possibilitarão avanços sobre as questões pedagógicas à medida que se busca compreender as relações recíprocas existentes entre domínio do saber e domínio do saber fazer.

METODOLOGIA:
A pesquisa utiliza-se de uma abordagem qualitativa – narrativa, de cunho sociocultural, partindo de entrevistas semi-estruturadas e abertas, a fim de compreender nas falas dos sujeitos da pesquisa, quais as suas concepções relativas à aprendizagem da docência e, posteriormente, qual a repercussão destas na constituição da professoralidade. Logo, a pesquisa organiza-se em três etapas: a primeira caracteriza-se pelo desenvolvimento das entrevistas com os sujeitos. Na segunda etapa, têm-se as análises das narrativas coletadas e, como terceiro e último momento, pretende-se compreender a repercussão dos conhecimentos apropriados pelos docentes ao longo de suas trajetórias formativas e sua relação com as práticas pedagógicas que desenvolvem na Universidade. Assim, já é possível encontrar a partir do estudo exploratório realizado dados relevantes sobre o aprender a ser professor.

RESULTADOS:
A partir das atividades desenvolvidas no grupo de pesquisa acerca de discussões sobre a compreensão e a construção do processo de produção da docência nos diferentes níveis de ensino, foi possível um aprofundamento tanto teórico, quanto prático em relação a metodologia enfocada para o desenvolvimento deste estudo. Reflexões relativas há concepções explicitadas por esses sujeitos acerca dos processos de ensinar e de aprender, os quais repercutem em suas próprias aprendizagens docentes, bem como nas ações pedagógicas que propiciam aos docentes em serviço a formação continuada e, além disso, favorecem o repensar sobre sua prática, possibilitando uma evolução em relação a suas concepções de educação e as ações pedagógicas, fazendo com que eles percebam que não são apenas transmissores de conhecimentos. Portanto, os movimentos produzidos possibilitam compreender os problemas de ensino a partir do processo de produção pedagógica; reconhecer a influência que as concepções sobre ensinar e aprender têm sobre suas escolhas; socializar suas construções, trocando experiências, avançando em direção a novas aprendizagens, além de e propiciar uma prática reflexiva.

CONCLUSÕES:
Assim pode-se afirmar que a aprendizagem docente está fundamentada na relação entre a formação profissional recebida e o processo formativo em andamento, considerando-se a individualização de cada profissional, pois ensinar e aprender pressupõe caminhos próprios, que dependem das experiências de ser professor e dos seus conhecimentos pessoais, além de suas necessidades e interesses, permitindo assim, que o professor possa adaptar-se ao contexto no qual atua, promovendo, desse modo, sua participação e reflexão, possibilitando espaços para questionar seus saberes e fazeres docentes (BOLZAN, 2007).Por fim, pode-se dizer que a formação profissional docente é um processo no qual a busca por princípios éticos, didáticos e pedagógicos comuns, independente do nível de formação em questão só será efetivada através da criação de uma rede de relações capaz de proporcionar a aprendizagem para a docência através do compartilhar de conhecimento e sua conseqüente reconstrução.

Instituição de fomento: CNPq e FAPERGS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Processos Formativos, Aprendizagem docente, Formação profissional

E-mail para contato: tatyfch@gmail.com