60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ANÁLISE DO DISCURSO DE UMA ETAPA INICIAL DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS

Camila Silveira da Silva1, 2
Luiz Antonio Andrade de Oliveira1, 2

1. UNESP – Campus de Bauru – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência
2. UNESP – Campus de Araraquara – Centro de Ciências de Araraquara


INTRODUÇÃO:
Um dos objetivos dos museus e centros de ciências, espaços de educação não-formal, é a popularização da Ciência e a difusão do conhecimento científico de maneira peculiar. Umas das funções de tais espaços é a de complementar a educação científica do público que os visitam. A questão da transposição dos conhecimentos científicos para outros espaços sociais tem sido cada vez mais tema de estudo na área da divulgação científica e da educação, assim como os saberes que estão envolvidos, desde a concepção da exposição a ser apresentada até a sua efetiva apresentação ao público. Esse processo extenso de conceber uma exposição, seus objetivos educacionais, os conceitos científicos divulgados, os materiais, a forma de apresentação, entre outros, envolve muitos atores das instituições de educação não-formal. Entre esses atores situam-se os monitores da exposição, aos quais dedicamos maior atenção nesse trabalho.

METODOLOGIA:
Essa pesquisa foi realizada durante o processo de treinamento de monitores de um centro de ciências. Tal processo tem como objetivo preparar os monitores para atuar nas diversas áreas temáticas contempladas na exposição permanente desse espaço de educação não-formal e divulgação científica e cultural. Todo o processo desse treinamento inicial tem duração de um mês, com encontros de doze a dezesseis horas semanais entre os monitores e professores especialistas. Participaram desse encontro, quinze alunos de graduação, sendo apenas quatro deles com experiência de atuação como monitores e os demais ingressantes nesse processo. Nesse resumo apresentaremos a análise de duas questões respondidas pelos monitores participantes do treinamento. Tais questões foram aplicadas no início do processo de formação desses monitores, no segundo dia de encontro. O objetivo das questões era conhecer as concepções que os participantes tinham sobre o papel de um centro de ciências na sociedade e sobre as habilidades e/ou saberes necessários para a atuação profissional de um monitor. Para a análise dos resultados fizemos uso da Análise do Discurso, fundamentada nas idéias de Vigotski e Bahktin, considerando a natureza sócio-histórica da linguagem, o dialogismo e a polifonia.

RESULTADOS:
O caráter educacional é o mais presente nos discursos dos monitores, vinculado, em sua grande maioria, ao público escolar. Mas também aparecem discursos que salientam a transmissão do conhecimento e seu acesso a um público mais geral. Muitas respostas evidenciaram a metodologia empregada em um centro de ciências. Na questão referente aos saberes e habilidades necessários para a atuação profissional de um monitor, alguns destacaram qualidades como paciência, responsabilidade, boa vontade, bom senso; e aspectos afetivos como dedicação e paixão pelo que faz. Habilidades como versatilidade, trabalhar em equipe, apareceram nas respostas. Tais aspectos são considerados importantes em qualquer atuação profissional e, nesse caso, gostaríamos que os monitores houvessem discriminado habilidades e saberes específicos para a atuação profissional de um monitor de um centro de ciências. Além das qualidades e habilidades gerais, destacaram-se nas respostas, o conhecimento do conteúdo a ser ensinado e o conhecimento pedagógico do conteúdo e outras habilidades como comunicação com o público, interação com os visitantes, adequação da linguagem, expressão corporal e utilização correta dos termos científicos.

CONCLUSÕES:
A questão educacional está fortemente presente no discurso dos monitores, mas limitando o papel de um centro de ciências na sociedade, apenas à concretização e visualização dos fenômenos científicos estudados na escola. Se compararmos os dados obtidos em nossa pesquisa com dados da literatura, podemos dizer que os monitores focaram-se apenas em descrever os saberes que são compartilhados com a escola, como os saberes disciplinar, do diálogo, da linguagem e da transposição didática. Sobre os saberes compartilhados com a escola no que dizem respeito à educação em ciências, como o saber da história da ciência, das concepções alternativas e da visão da ciência, não há registros nas respostas. Em relação aos saberes mais propriamente de museus ou centros de ciências, o único citado foi o saber da expressão corporal e isso pode ser justificado pelo fato desse saber ter sido abordado e discutido no segundo encontro do processo de treinamento. Os demais saberes: saber da história da instituição; saber da interação com os professores; saber da conexão; saber da história da humanidade; saber da manipulação; saber da ambientação e saber da concepção da exposição, não foram contemplados.

Instituição de fomento: CNPq, PROEX, Ciência na Unesp



Palavras-chave:  centro de ciências, monitores, análise do discurso

E-mail para contato: camila_iqunesp@yahoo.com.br