60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ESTUDO DO REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS DE CONSTRUÇÃO EM CONCRETOS EMPREGADOS NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS

Fausto Costa Simonetti1
Rosa Cristina Cecche Lintz2

1. PUC-Campinas
2. Prof. Dr. - CEATEC - PUC-Campinas - Orientador


INTRODUÇÃO:
A construção civil é uma das atividades mais antigas que se tem conhecimento e desde os primórdios da humanidade foi executada de forma artesanal, gerando como subproduto grande quantidade de resíduos. Os entulhos provenientes das construções das cidades brasileiras acarretam um grande custo com a sua remoção e tratamento. Em contrapartida a Construção Civil é um dos setores com maior potencial para absorver os resíduos de construção e demolição. A Resolução 307 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estabelece que os resíduos de construção civil são aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições. O CONAMA determina que todos os municípios devam dar uma destinação ambientalmente correta aos resíduos de construção e demolição (RCD). A utilização de RCD apresenta-se como uma alternativa de reciclagem, de redução de custos e de matéria-prima. Esta pesquisa versa sobre a determinação das propriedades mecânicas de blocos de concreto com e sem RCD.

METODOLOGIA:
O entulho utilizado nesta pesquisa é proveniente de uma Usina Recicladora de Materiais situada na Região Metropolitana de Campinas. A partir da seleção dos traços de concretos sem e com RCD, é realizada a substituição dos agregados naturais – areia e pedrisco pelos agregados de mesma granulometria provenientes de RCD e moldados blocos de concreto em vibro-prensas. A composição das misturas de concreto são os seguintes traços: T1 - concreto sem RCD, T2 - concreto com 20% de RCD em relação aos agregados, T3 - concreto com 40% de RCD em relação aos agregados, T4 - concreto com 60% de RCD em relação aos agregados, T5 - concreto com 80% de RCD em relação aos agregados, T6 - concreto com 100% de RCD em relação aos agregados. São realizados ensaios para a determinação da resistência à compressão segundo a NBR 12118, aos 28 dias de idade.

RESULTADOS:
Os resultados observados neste trabalho mostram que, a adição de resíduo de RCD em substituição à massa de agregados naturais diminui a trabalhabilidade do concreto no estado fresco da mistura. Os valores apresentados pelo ensaio de resistência à compressão, aos 28 dias, segundo a NBR 12118 mostram a diminuição desta propriedade para porcentagens crescentes de RCD na mistura. Observa-se que, os valores de tensão apresentados nos ensaios de resistência à compressão para os traços estudados estão dentro das classes de resistência indicadas pela NBR 6136.

CONCLUSÕES:
Conforme os resultados apresentados na pesquisa a adição de resíduo de construção e demolição em substituição aos agregados naturais da mistura de concreto, diminui a trabalhabilidade do concreto no estado fresco, de acordo com ao aumento crescente da massa de RCD na mistura. Percebe-se também que, a ausência de homogeneidade da amostra de agregados reciclados, contribui para a sua maior absorção de água. A composição dos agregados reciclados afeta diretamente as propriedades mecânicas dos blocos de concreto. Concretos com substituições de até 60% de RCD em relação aos agregados, parecem ser os mais indicados para a utilização na fabricação de blocos de concreto.

Instituição de fomento: PUC-Campinas / FAPIC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  materiais e componentes da construção, materiais alternativos, reciclagem

E-mail para contato: fcsimonetti@hotmail.com