60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica

ESTUDO DO FENÔMENO DA TRANSMISSÃO SONORA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE PORTA ACÚSTICA

Jordane Beltrão de Lima1, 2
Gustavo da Silva Vieira de Melo1, 3
Adriane Lopes Mougo1, 2

1. Universidade Federal Do Pará
2. Graduando e Integrante do grupo PET do curso de Engenharia Mecânica da UFPA
3. Professor e Coordenador do Grupo de Vibrações e Acústica da UFPA - Orientador


INTRODUÇÃO:
Câmaras reverberantes, em tamanho reduzido, foram projetadas e construídas, como tema de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPA, com o intuito de superar a dificuldade dos pesquisadores da região em realizar estudos de desempenho acústico de materiais em câmaras de escala real, já que tal recurso possui alto custo associado e encontra-se disponível em poucas regiões do Brasil. Essas estruturas têm como aplicação o estudo da perda de transmissão em divisórias confeccionadas a partir de materiais regionais, estabelecendo comparações entre seus desempenhos, além da possibilidade de utilização em aulas práticas de acústica, contribuindo para a formação dos alunos. Considerando o exposto, este trabalho tem como objetivo aplicar conceitos físicos de transmissibilidade sonora para confeccionar uma porta acústica em escala reduzida, na qual a cavidade interna é preenchida com fibra de açaí, cuja perda por transmissão será avaliada nas minicâmaras reverberantes.

METODOLOGIA:
Foram estabelecidas técnicas de isolamento relacionadas às possibilidades de transmissão sonora área e estrutural. Tais técnicas consistem na aplicação da Lei da Massa, além do acoplamento resultante da camada de ar entre as faces de uma parede. A partir desses dados, uma porta em tamanho real foi projetada utilizando o software AUTOCAD seguindo as etapas a seguir: o projeto inicia com a montagem de um quadro com 0,05 m x 0,05 m de seção, 2,04 m de altura e 0,7 m de largura. A face interna da porta é fixada, com 0,02 m de espessura e com as mesmas dimensões do quadro. Dois sarrafos com 0,025 m x 0.025 m de seção são parafusados como reforço. O espaço vazio entre a face interna e o quadro é preenchido com fibra de açaí. A face externa é fixada, medindo 0,02 m de espessura e 0,06 m a mais que o quadro em cada dimensão, também são parafusados dois sarrafos como reforço. Finalmente, a lateral da face interna e do quadro é revestida com material de vedação formando um perfil triangular. A partir do desenho em computador, foi produzido um protótipo em escala reduzida de 1:5, mantendo a mesma espessura da estrutura em tamanho real. A face interna foi parafusada ao quadro e os sarrafos foram descartados, pois não apresentariam grande influência para a escala referida.

RESULTADOS:
Foi desenvolvido um protótipo de porta acústica, cujas propriedades poderão ser avaliadas nas câmaras reverberantes a partir de diferentes materiais utilizados no preenchimento da cavidade interna, Para isso, a partir dos estudos realizados, foram aplicados conceitos físicos relacionados à propagação do som.

CONCLUSÕES:
A construção da estrutura reduzida mostra-se interessante tanto em aspectos tecnológicos quanto econômicos para o contexto regional, à medida que os resultados apresentados nas medições serão úteis para avaliar o desempenho da fibra de açaí em relação aos materiais comumente utilizados (por exemplo, lã de vidro, etc.), considerando que esse material é abundante na região amazônica e atualmente considerado como rejeito da produção do açaí para consumo.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  porta acústica, protótipo, fibra de açaí

E-mail para contato: jordanebeltrao@gmail.com