60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE A INTERATIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

RAYENR SANTOS DE LIMA1
MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA2
ROSALYCE WILLIANA MELO VIANA1
KEREN HAPUQUE DE ALMEIDA BARRETO SOUZA1

1. FECOM - CESMAC
2. Prof. Ms. - FECOM - CESMAC


INTRODUÇÃO:
Esse estudo tem como objetivo promover a formação dos docentes através do uso das TIC’s para a inclusão e implementação de novas práticas metodológicas e inovadoras nos Cursos de Licenciatura da FECOM na Plataforma Moodle. Utilizar plataformas virtuais de ambientes de aprendizagem - Moodle para a viabilização do projeto e experimentação pelos professores em ações específicas nas disciplinas durante os semestres letivos.

METODOLOGIA:
A metodologia desse estudo está sendo em três etapas: realização de um encontro com os professores, coordenadores de curso para a apresentação do projeto, da plataforma Moodle a ser utilizada como ambiente de aprendizagem e entrega do material didático; realização de oficinas didática com uma carga horária de 20 horas para professores dos cursos de licenciaturas da FECOM, com a função de desmistificar e vivenciar a utilização das TIC’s, na prática pedagógica, ao término das oficinas os professores deverão apresentar proposta de construção de ações metodológicas, através de projetos didáticos, nos ambientes de aprendizagens para aplicabilidades durante o semestre letivo; socialização nos espaços dos projetos integradores das produções acadêmicas realizadas pelos docentes e discentes em cada curso de licenciatura da FECOM; durante a realização de seminário , serão apresentados os resultados obtidos e o impacto causado na atuação dos docentes e formação dos alunos das diversas licenciaturas.

RESULTADOS:
No curso de formação de professores na modalidade EAD, eles experimentam alternativas metodológicas, utilizando-se das TIC’s para otimizar os conteúdos e práticas docentes; difundindo novos conhecimentos para o exercício da docência minimizando problemas existentes na formação de professores; os professores foram estimulados a elaborar projetos que possibilite a utilização dos 20% destinados à modalidade de educação a distancia nos cursos presenciais; apresentando proposta que viabilize o uso das TIC’s nas práticas pedagógicas, no espaço dos projetos integradores, definidos como componente curricular nos cursos de Licenciaturas da FECOM.

CONCLUSÕES:
A pesquisa parcial sobre a aplicação do sistema de ensino à distância no ambiente virtual Moodle mostrou-se positiva comprovando a eficácia do ambiente como facilitador da aprendizagem. Foi acompanhado o processo de aprendizagem através do ambiente virtual Moodle, como forma de avaliar e registrar a reação de alunos e professor diante desse novo método de ensino.

Instituição de fomento: CESMAC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Interatividade, Educação a Distância, Tecnologias

E-mail para contato: r4yn3r@hotmail.com