60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

NARRATIVA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: MÚLTIPLAS FACES DO MERCADO EDITORIAL

Nathalia Costa Esteves1
Alice Áurea Penteado Martha1

1. Universidade Estadual de Maringá
2. Prof. Dr. Departamento de Letras - UEM - Orientador


INTRODUÇÃO:
O estudo da Literatura Brasileira pode ser subdividido em áreas de interesses diversos. A Literatura Infantil e Juvenil é uma delas e, com certeza, uma das mais motivadoras hoje, por sua natureza e alcance. A história do gênero é relativamente curta, já que até meados do século XVIII não existia uma literatura destinada às crianças e aos jovens. No entanto, embora recente, as pesquisas sobre esse gênero literário têm apresentado resultados instigantes. O tema Literatura infanto-juvenil contemporânea recebeu maior atenção, a partir dos anos 70, nos meios acadêmicos. A mudança pela qual vem passando o gênero literário em questão desde as três últimas décadas do século XX, quando o pedagogismo e o discurso utilitário começaram a ceder lugar ao discurso estético, desencadeou maior interesse entre os pesquisadores. Muito tem sido estudado e escrito, desde então, sobre Literatura infantil e juvenil, mas é possível afirmar que ainda há muito que descobrir a respeito desse gênero. Assim, a pesquisa desenvolvida por este projeto de Iniciação Científica abarcou textos contemporâneos, de autores já consagrados e, também, de outros que estão sendo lançados no mercado. Os livros arrolados para a pesquisa têm como premissa seu caráter estético, seja no que se refere à linguagem verbal , seja no que tange às ilustrações, imagens e projeto gráfico, uma vez que receberam a chancela da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o selo de Altamente Recomendável, o AR/2006. Além disso, vale ressaltar que os temas abarcados nessas obras mais recentes (publicadas no ano de 2005) são, muitas vezes, polêmicos, e comprovam a mudança pela qual a Literatura Infantil e Juvenil vem passando a partir dos anos 70.

METODOLOGIA:
Como o objetivo desse trabalho é levantar, em corpus definido pelo selo Altamente Recomendável, concedido pela FNLIJ à produção do mercado editorial brasileiro, em 2005, imagens e temas presentes em narrativas contemporâneas, o conhecimento da pesquisadora a respeito do assunto Literatura infanto-juvenil mostrou-se imprescindível, tendo sido necessária, inicialmente, uma sistematização histórica sobre esse gênero literário, por meio de leituras e resenhas de textos teóricos. O segundo passo foi o reconhecimento de imagens e temas polêmicos na produção editorial contemporânea, bem como a leitura de obras específicas de teoria da narrativa e da história da literatura infantil e juvenil brasileira, as quais propiciaram um panorama geral sobre a produção dessa literatura no país. Após o término dessas leituras, partimos para a análise dos textos que constituem o corpus literário do presente trabalho. Todas as obras foram lidas e resenhadas pela pesquisadora, com o objetivo de observar e analisar a estrutura narrativa dos textos, a construção das personagens, a linguagem utilizada e os temas e imagens presentes nas produções literárias. A saber, as narrativas infanto-juvenis abarcadas pelo corpus da pesquisa foram as seguintes: "Lis no peito: um livro que pede perdão", "Uma ameaça de morte", "O encanto da lua nova", "Nana descobre o céu", "A lenda do violeiro invejoso", "Alqueluz: uma aventura das arábias", "A menina que não viu o fim do mundo", "Pena de Ganso", "Bicho solto: o mergulho de um menino do Rio no mundo das drogas", "Lata de tesouros", "Debaixo de mau tempo", "No caminho dos sonhos", "Um garoto chamado Rorbeto", "Assassinato na literatura infantil: uma aventura da turma do gordo", "Estrela de rabo e outras histórias doidas", "Operação resgate em Bagdá: a batalha do invisível", "O dia em que Felipe sumiu", "Heroísmo de Quixote".

RESULTADOS:
A leitura das obras literárias infanto-juvenis premiadas com o selo AR – 2006, fundamentada em textos sobre a história da criança e sobre a formação do gênero infanto-juvenil durante o século XVIII, proporcionou conhecimento bastante amplo sobre o assunto, uma vez que o estudo da literatura envolve outras ciências, entre elas, a filosofia, a história, a psicologia. Ao abordar os temas presentes nos textos destinados às crianças e aos jovens, pudemos observar o poder de formação que tem a literatura. O tratamento estético dispensado a temas como a deficiência física, o preconceito racial, o sexo, a violência, a droga, a separação de pais, a morte, entre outros, além de propiciar o acesso à arte, direito de todos, permite que jovens leitores vivenciem emoções e sentimentos próprios do cotidiano em que estão inseridos, possibilitando a compreensão de problemas relativos a questões sociais, familiares, ou de qualquer outra natureza.

CONCLUSÕES:
A literatura infanto-juvenil brasileira vem apresentando, desde a década de 70, uma produção constante. Com o aumento de estudos nessa área e a crescente preocupação com a leitura feita por crianças e jovens, as características desses textos têm se modificado. Em sua gênese, o gênero “literatura infantil” e a pedagogia mostravam-se indissolúveis; os textos veiculavam lições moralizantes: “sempre obedeça aos adultos” ou “a criança deve respeitar os mais velhos”. Temas mais polêmicos, como o sexo e a morte, dificilmente eram debatidos; o protagonista, ainda que criança, pensava e agia como adulto. Entretanto, a produção contemporânea rompeu tais paradigmas, aproximando-se, com isso, de seu público. Nessa perspectiva, o estudo da produção infanto-juvenil contemporânea tornou-se, antes de tudo, prazeroso. Os livros revelam projeto editorial apurado, os textos, criativos, cativam seus leitores. A literatura infanto-juvenil, notadamente, a que recebeu a láurea da FNLIJ, objeto deste estudo, deixou de ser considerada um subgênero da literatura e se tornou modelo de qualidade literária e artística que tanto buscamos nas produções.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Literatura Infanto-Juvenil, Temas, Mercado Editorial

E-mail para contato: nathaliaesteves@hotmail.com