60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

A CULTURA DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA:UMA PESQUISA ETNOMATEMÁTICA

Janaína Carvalho de Souza3
Gordiano Santana Amaral3
Lair da Silva Freitas Filho2
Janeisi de Lima Meira3
Orisvaldo Barbosa Costa3
Taihanne Oliveira de Oliveira3

2. 1- Prof.Ms/orientador-UEPA/UFPA
3. 2- Discente do curso de licenciatura plena em matemática -UEPA


INTRODUÇÃO:
Este trabalho relaciona matemática e cultura, ou, de modo mais preciso, ele se insere no grupo dos estudos denominado Matemática Cultural, pois o que nos interessou, foi à natureza do pensamento e da atividade matemática de um certo grupo sociocultural, os horticultores. No município de Altamira há uma significativa quantidade de hortas, tanto na zona rural como na zona urbana. Essa pesquisa foi desenvolvida com os horticultores da zona urbana deste município, levando em consideração que setor é bastante rentável principalmente para a agricultura familiar, por oferecer menor prazo de retorno do capital investido. O objetivo da pesquisa esta relacionado à investigação dos domínios do conhecimento matemático dos horticultores em Altamira, em uma perspectiva etnomatemática, contribuindo assim para a sociedade, em particular aos horticultores deste município no sentido de ajudá-lo a valorizar seu saber e suas raízes culturais.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas primeiramente um levantamento bibliográfico do assunto em apreço, no segundo momento foram efetuadas entrevistas com dez produtores de hortaliças nas hortas urbanas do município de Altamira no período de novembro a dezembro de 2007, aplicando a metodologia da investigação qualitativa e os recursos da pesquisa etnográfica, tais como observação, entrevista diária de campo e análise de documentos.

RESULTADOS:
Nas hortas do município de Altamira, foi detectado um conhecimento matemático específico elaborado pelas pessoas que nela vivem, muitas vezes, em código diferente da Matemática acadêmica; é um etnoconhecimento baseado na elaboração do seu saber-fazer diário com o manuseio das hortaliças. Interpretamos tais conhecimentos como métodos facilitadores das suas atividades diárias que são empregados em diversos momentos do trabalho do horticultor: no procedimento de contagem das hortaliças; no uso de unidades de medidas não oficiais; na redução de medição da área a medidas lineares; na padronização de subsídios do metro cúbico; na quantificação do tempo pelos processos observáveis na sua rotina diária, na noção de proporcionalidade na escolha das hortaliças a serem plantadas.

CONCLUSÕES:
Após uma análise integrada dos dados da pesquisa, concluí-se que muitas idéias matemáticas utilizadas pelos horticultores, são diferenciadas das medidas padronizadas tais como: metros, centímetros, litros, milímetros e outros, destacando assim um caráter diferenciado na utilização das medidas, que pode ser denominada como etnomatemática, pois são métodos facilitadores das suas atividades diárias. É importante ressaltar que na análise deste trabalho com os horticultores no aspecto que envolve comercialização das hortaliças, nos induz a recomendar uma nova pesquisa de intervenção pedagógica que os auxilie na administração econômica do cultivo das hortaliças.



Palavras-chave:  Etnomatemática, Horticultores, Matemática

E-mail para contato: vida886@hotmail.com