60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

LICENCIATURAS NO BRASIL: ESTADO-DA-ARTE NA BASE DE DADOS DA ANPED E EVOLUÇÃO ESTATÍSTICA NACIONAL-REGIONAL ENTRE 1997-2007

Kátia Eleotério Rubio1
Graziela Giuste Pachane1

1. PUC-Campinas


INTRODUÇÃO:
O presente relatório de iniciação científica é parte integrante do projeto de pesquisa da Profª Dra. Graziela Giusti Pachane, intitulado “Licenciaturas no Brasil: estado-da-arte e evolução estatística entre 1997 e 2007”, desenvolvido no âmbito do Grupo ICCON – Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento do Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas. O projeto tem por objetivo a análise dos cursos de licenciaturas no país, tendo em vista seu esvaziamento nos últimos anos, bem como a crescente falta de professores qualificados nas escolas brasileiras, propondo a realização de um estudo exploratório que busque mapear a situação das licenciaturas no país a partir de dois pontos de vista: da situação expressa pelas estatísticas educacionais e da perspectiva da literatura na área de formação de professores.

METODOLOGIA:
O projeto envolve um estudo quantitativo, com base nos dados disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), envolve, também, um levantamento de dados em bases eletrônicas (a exemplo do Scielo, bibliotecas virtuais e revistas online), anais dos principais eventos do país na área de educação e formação de professores, a fim de estabelecer um estado-da-arte dos estudos sobre as licenciaturas no país nos últimos 10 anos. O sub-projeto que desenvolvo concentra-se na análise dos textos apresentados no GT 8 (Formação de professores) da ANPED e na distribuição geral dos cursos de licenciatura no Brasil, destacando dados regionais quanto possível.

RESULTADOS:
Nos dados disponíveis na ANPED foram consultados 163 (cento e sessenta e três artigos) em 7 reuniões anuais, especificamente no GT de Formação de Professores. Em todo o material analisado foram encontrados apenas 5 artigos que tratavam da formação de licenciandos. Dois textos são comunicações, ambos da 28ª RA (2005). Os outros três foram apresentados na forma de pôster. O INEP, a partir do ano 2000, passou a utilizar-se da Classificação internacional Eurostat/Unesco/OCDE na apresentação de seus dados, sendo que esta alteração dificulta a comparação com dados anteriores. Os dados referentes aos cursos de Física, Matemática, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras, Química e Educação Artística, posteriores a 2000, demonstram que houve tendência ao crescimento no número de licenciaturas no país em todos os casos, com exceção de educação artística, que, após um decréscimo, tem se mantido estável. Esta ampliação contraria nossa percepção inicial relativa ao fechamento de cursos de graduação, na modalidade licenciatura, tendência confirmada também na análise das demais componentes do grupo, que analisam o número de ingressantes e concluintes, apresentando pequenas variações na tendência de crescimento em letras, matemática e história.

CONCLUSÕES:
Dos estudos realizados até o momento pudemos concluir que há carência de pesquisas mais sistematizadas a respeito das licenciaturas no Brasil, o que nos leva a questionar o status atribuído a esta temática de investigação pela própria área do conhecimento na qual se acha inserida. Os resultados obtidos a partir dos dados do INEP contrariam nossas percepções iniciais, pois apontam, de maneira geral, para o crescimento do número de cursos, ingressantes e concluintes das licenciaturas presenciais. Assim, ao oferecer uma resposta diferente daquela que imaginávamos e demonstrar a carência de estudos sistemáticos a respeito das licenciaturas no Brasil, abre-se para novas indagações e aponta para a necessidade de aprofundamento deste e de novos estudos sobre a temática. Esperamos que o trabalho, em sua totalidade, possa propiciar uma visão prospectiva de como virá a se configurar a formação de professores para atuação na educação básica nos próximos anos, salientando, na medida do possível, áreas e regiões que podem vir a ter déficit de professores, oferecendo subsídios às IES, bem como ao poder público, que permitam a formulação de políticas de incentivo às matrículas na licenciatura.

Instituição de fomento: PUC-Campinas

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  formação de professores, estado-da-arte, políticas educacionais

E-mail para contato: katiaker@yahoo.com.br