60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 24. Economia Regional e Urbana

ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE VIRACOPOS NO FLUXO DE COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL DE 2001

Rodolfo Amauri Fidelis1
Josmar Cappa1

1. PUC-CAMPINAS


INTRODUÇÃO:
O intuito do estudo sobre o Aeroporto Internacional de Viracopos é de analisar sua participação na movimentação de mercadorias no país frente aos diferentes modais de transportes. Pretende-se dimensionar a importância de Viracopos para o desenvolvimento socioeconômico do país e da Região de Campinas, considerando que, devido à sua localização geográfica estratégica, este aeroporto está projetado pela Infraero para tornar-se centro cargueiro da América Latina. A pesquisa visa analisar a importância de Viracopos frente às demais infra-estruturas de transporte no país, por meio da sistematização de dados empíricos sobre o fluxo de comércio exterior movimentado no Aeroporto Internacional de Viracopos em 2001. Este ano ficou marcado pela desvalorização do Real que influenciou o desempenho do PIB (crescimento de 1,3%) e a movimentação das importações e exportações no Brasil. O estudo sobre a participação de Viracopos na movimentação de mercadorias em 2001 envolve diversas variáveis como a política econômica adotada, fluxo de comércio exterior no país e capacidade de movimentação de mercadorias entre os diferentes modais de transportes.

METODOLOGIA:
Primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre Economia Brasileira, Economia Industrial e Estratégias Empresariais no Comércio Internacional e também sobre o papel dos grandes aeroportos no desenvolvimento nacional e regional frente à dinâmica da economia contemporânea. O estudo de diferentes temas correlatos à movimentação de mercadorias no país permitiu uma visão abrangente sobre o assunto, resultando na elaboração de um Relatório de Pesquisa Parcial. Após a compreensão da pesquisa bibliográfica multidisciplinar, partiu-se para o levantamento, sistematização e análise dos dados empíricos disponíveis pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) sobre a movimentação de mercadorias no país em 2001 avaliadas pela geração de valores (em dólares, free on board) e pela quantidade medida em toneladas. Desta forma, o Relatório Final de Pesquisa foi elaborado por meio de uma visão multidisciplinar sobre o tema e a partir da organização dos dados empíricos disponíveis pelo MDIC.

RESULTADOS:
A política econômica altera diversas variáveis na economia como o fluxo das importações e exportações de mercadorias e modifica a participação dos diferentes modais de transporte. Em 2001, a participação do Aeroporto Internacional de Viracopos no total das exportações do país foi de 2,8% e de 13% nas importações, ambas avaliadas em dólares (free on board). Quando avaliadas por peso em toneladas, verifica-se uma baixa participação relativa nas exportações (0,05%) e nas importações (0,08%). Em relação aos demais aeroportos do país, Viracopos ocupou o terceiro lugar nas exportações com 7,6% (do total em toneladas) e 18,6% (do total em dólares). Nas importações também ocupou o terceiro lugar com 2,7% (do total em toneladas) e 47,6% (do total em dólares). A maior participação na geração de valores, sobretudo nas importações, sinaliza que Viracopos exerce papel estratégico ao oferecer logística integrada à produção e comercialização de mercadorias das grandes empresas no comércio internacional. Em 2001, os destaques ficaram para máquinas e aparelhos elétricos, reatores nucleares e aeronaves que, juntas, representaram 68,3% dos valores exportados e, nos valores com importações tivemos instrumentos e aparelhos de óptica, reatores nucleares e máquinas e aparelhos elétricos com 82,40%.

CONCLUSÕES:
Contudo pode-se observar uma grande importância do Aeroporto Internacional de Viracopos sobre os demais aeroportos brasileiros, aparecendo na terceira colocação com relação ao peso (toneladas) tanto nas importações quanto exportações, e de acordo com os valores (US$-FOB) aparece na primeira posição com relação às importações e terceira colocação com relação às exportações. A análise das informações levantadas permite quantificar a importância do Aeroporto Internacional de Viracopos para o desenvolvimento do país e da Região de Campinas. Isto, por um lado, sinaliza que se trata de uma infra-estrutura de apoio logístico que integra parte importante das estratégias de concorrência das grandes empresas no país que atuam no comércio internacional, na medida em que movimenta mercadorias de maior valor agregado em relação aos demais modais de transporte. Por outro, sinaliza a importância do Aeroporto Internacional de Viracopos para o país e para a Região de Campinas, com perspectivas de induzir o processo de desenvolvimento socioeconômico durante o século XXI, pois, está projetado pela Infraero para tornar-se o centro cargueiro da América Latina.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Políticas Públicas, Economia Urbana e Regional, Transporte Aéreo e Aeroportos

E-mail para contato: ra.fidelis@yahoo.com.br