60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

POTENCIAL DE RECICLAGEM PARA RESÍDUOS SÓLIDOS COLETADOS EM CANTEIROS DE OBRAS DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DA REGIÃO NOROESTE/RS

Cauana Scholles de Moraes1, 3
Carina Mariane Stolz1, 4
Tamile Antunes Kelm1, 4
Cristina Eliza Pozzobon1, 2

1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
2. Prof. M. - Departamento de Tecnologia - UNIJUI - Orientadora
3. Autora
4. Co - Autora


INTRODUÇÃO:
O entulho de construção representa, hoje, um dos maiores problemas para o saneamento público municipal, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Entretanto, a Resolução no 307, de cinco de julho de 2002, do CONAMA estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações necessárias de forma a minimizar os impactos ambientais. Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa que objetiva diagnosticar o potencial de reciclagem na própria construção civil dos resíduos sólidos gerados, coletados e transportados dos canteiros de obra de uma cidade de médio porte da região Noroeste do RS. Busca-se a reciclagem na construção civil pelo grande volume de materiais incorporados, sendo considerada por muitos autores, o ramo da atividade tecnológica mais indicado para absorver resíduos sólidos. Contudo, para que ações voltadas à utilização de resíduos sólidos (e o entulho se caracteriza como tal) sejam adotadas é importante considerar os critérios gerais de avaliação de subprodutos e resíduos para uso na construção civil que prescrevem que: 1) A quantidade disponível em um local deve ser suficientemente grande para justificar o desenvolvimento de sistemas de manuseio, processamento e transporte; 2) As distâncias de transporte envolvidas devem ser competitivas com os materiais convencionais e; 3) O material não deve ser potencialmente nocivo durante a construção ou posteriormente à sua incorporação na estrutura.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida como segue: Na primeira etapa foram identificadas as empresas transportadoras de entulho na cidade em estudo. Contatadas, duas das três existentes aceitaram participar da pesquisa. Foram realizadas entrevistas abertas com seus gestores para identificar o destino dos resíduos sólidos transportados por essas empresas. Também foram confeccionadas e distribuídas fichas às empresas para caracterizar e quantificar o material transportado. Os coletores foram treinados para o preenchimento correto das fichas, que classifica o material em cinco diferentes tipos: limpeza de terreno; demolições e reformas; terra bruta de escavações; obras residenciais e; prédios em construção. Além desses, quando havia outro tipo, o mesmo era classificado como “outros”. Os coletores preencheram uma ficha para cada caçamba transportada durante os meses de janeiro a março de 2007. Os resultados foram tratados em planilhas eletrônicas. Na segunda etapa, uma caçamba escolhida aleatoriamente, contendo entulho recolhido nas obras de construção, demolição e reformas, foi analisada de forma quantitativa, pela separação manual do entulho em classes, de acordo com a Resolução no 307 do CONAMA. Esta Resolução propõe a separação do entulho em quatro classes, quais sejam: Classe A (resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregado); Classe B (resíduos recicláveis para outras destinações); Classe C (resíduos que não são reutilizáveis/recicláveis); Classe D (resíduos perigosos).

RESULTADOS:
As entrevistas esclareceram que todo o entulho está sendo utilizado como material para aterramento de lotes. Em janeiro, as caçambas de demolições e reformas foram bastante representativas (121 caçambas ou 45% do total daquele mês). Em fevereiro, a maior representatividade também foi das caçambas originadas em demolições e reformas (106 caçambas ou 50%). Da mesma forma, em março, demolições e reformas tiveram o maior percentual (39%), pois originaram 111 das 285 caçambas coletadas. A soma das caçambas coletadas pelas duas empresas, nos três meses, na cidade em estudo, foi de 757. Observa-se que as cargas de demolições e reformas obtiveram maior representatividade, 338 caçambas (44% do total). Também se observa que limpezas de terrenos originam 184 caçambas (24% do total); seguido por prédios em construções (74 caçambas) e terra bruta de escavações (77 caçambas), que geram percentuais de aproximadamente 10% cada; obras residenciais (42 caçambas) com percentual de 6% e outros tipos (42 caçambas) compuseram os 6% restantes. Em função do número de caçambas contendo entulho originado em demolições e reformas (338), em prédios em construção (74) e, em obras residenciais (42), durante os três meses, que totalizou 454, por inferência, é possível afirmar que em um ano, na cidade em estudo são coletadas pelas duas empresas, aproximadamente 1816 caçambas, que equivalem a cerca de 9.080m³ de resíduos sólidos do tipo entulho de canteiro de obra, considerando que a capacidade de uma caçamba é de 5m³.

CONCLUSÕES:
Os volumes coletados e transportados comprovam que o entulho é matéria-prima abundante na cidade em estudo, pois 63% das caçambas coletadas e transportadas contêm entulho originado em demolições e reformas, em prédios em construções e em obras residenciais. Esse tipo de resíduo sólido é o de maior potencial de aproveitamento na própria construção civil ou em outras atividades econômicas. Os dados obtidos são semelhantes àqueles obtidos por Bernardes (2006) utilizando a mesma ficha de coleta de dados para outra cidade de médio porte do RS. A caçamba analisada quantitativamente resultou, em sua grande parte (32% do total ou 73% do total sem o material “impossível de separar”) em entulho de classe A, ou seja, entulho contendo resíduos que pode ser reutilizáveis ou recicláveis como agregados para tijolos, blocos, argamassa, telhas, placas de revestimento, concreto, blocos, tubos, meios fios e outros. Mas a atividade de separação manual mostrou-se muito demorada e esse tempo de espera produz um resíduo de fundo de impossível separação, o chamado material “impossível de separar”. Em escala industrial, essa atividade de separação manual seria muito onerosa. Por isso, a realização da pesquisa indica dois caminhos: Que a separação deve ser realizada no local de geração do entulho ou, que as pesquisas devem buscar o aproveitamento dos resíduos das classes A e C juntamente com o material “impossível de separar”, efetuando somente uma separação manual e grosseira dos resíduos das classes B e D e, ainda, dos lixos orgânicos.

Instituição de fomento: Bolsa do PET EGC da UNIJUÍ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Entulho;, Resíduos Sólidos;, Construção Civil;

E-mail para contato: cau_moraes_31@hotmail.com