60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM CARACTERISTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA CONSEQUENCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS.

Leticia Fleig Dal Forno1
Carolina Corrêa Fortes3
Renata Gomes Camargo1
Miriam Maciel de Oliveira1
Karine Sefrin Speroni1
Soraia Napoleão Freitas2

1. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial- Licenciatura/UFSM
2. Orientadora do Projeto de Pesquisa. Prof.Drª Departamento de Ed. Especial/UFSM
3. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM


INTRODUÇÃO:
A identificação de estudantes com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) faz-se necessária para proporcionar a estes sujeitos um bom desenvolvimento de suas potencialidades associada a integração com indivíduos semelhantes. Renzulli (1994) descreve que é de acordo com o que um indivíduo compreende sobre superdotação, que ele irá identificar o superdotado. Esta identificação depende essencialmente do conceito em relação as AH/SD que o educador possui e se este reconhece as características que englobam a temática. A caracterização objetiva promover, sob este ponto de vista, um ambiente que estimule esses estudantes, instigando suas necessidades educacionais especiais, sociais, emocionais entre outras, permitindo a singularização deste em um grupo com a integração com seus semelhantes e que, segundo a teoria piagetiana, é um meio que estimula o desenvolvimento da inteligência e a troca de conhecimento. Objetivando também esse processo, é que o Projeto de Pesquisa intitulado “Da identificação a Orientação de Alunos com Características de Altas Habilidades” busca identificar sujeitos com altas habilidades/superdotação, e esclarecer aos pais e a comunidade escolar o quanto faz-se importante esta caracterização.

METODOLOGIA:
A identificação é realizada em escolas da Rede Publica da cidade de Santa Maria identificando crianças com características de AH/SD, com idade entre 6/7 anos através da nomeação realizada por educadores. Neste processo disponibiliza-se aos educadores, inicialmente, um guia proposto por Guenther (2000) contendo vinte e cinco itens que contemplam características, traços, atributos gerais, além de algumas noções específicas a respeito da capacidade e produção em uma ou várias áreas destes estudantes como também, o material produzido pela SEESP/MEC sobre AH/SD quanto à associação de características destes sujeitos. Posteriormente, são realizadas entrevistas com os educadores de cada um dos estudantes apontados. Portanto o Projeto aqui referente tem como objetivos avaliar pedagogicamente, através da identificação, os estudantes previamente indicados pelos educadores, encaminhar estes para uma avaliação psicológica e orientar os estudantes identificados, familiares e educadores permitindo que esses sujeitos desenvolvam suas potencialidades. O envolvimento desses sujeitos com seus pares possibilita a identificação de suas características, às vezes, distintas dos colegas de sala de aula, além de auxiliar na busca, em conjunto, por um conhecimento amplo.

RESULTADOS:
A busca pela identificação baseada no guia da Guenther (2000) e na desmistificação de conceitos que englobam a temática das AH/SD através das informações presentes no material do SEESP/MEC comprovou, nesta pesquisa, que inicialmente muitos são os estudantes apontados. Na instituição de ensino “A” foram indicados 46 estudantes e na instituição “B” foram 14, distribuídos nas séries iniciais (pré-escola a 4ª série). Entretanto, ao realizarmos a entrevista com os educadores que indicaram estes os números caíram, ocorrendo um afunilamento de indicações. Na instituição A permaneceram 17 estudantes e na instituição B, 8. Observou-se também uma diferença de apontamentos entre a 1ª e 2ª série em relação a 4ª série. Na instituição A o número de indicações dos estudantes encontravam-se na 1ª e 2ª séries era de 45%, enquanto 20% encontram-se na 4ª série. Isto ocorre, frequentemente, devido ao fato de que a proposta curricular de escolas divide os conteúdos por áreas dificultando, assim, uma avaliação geral do estudante por um educador. Portanto, podemos observar que a identificação de estudantes com AH/SD envolve a necessidade de se conhecer e reconhecer os conceitos da temática, bem como reconhecer, nas ações dos estudantes em sala de aula, a aplicação concreta dessas características.

CONCLUSÕES:
O que podemos observar é que este processo de identificação possibilita aos pais e educadores uma outra percepção daquele estudante caracterizado com Altas Habilidades/Superdotação, assim como, resulta num reconhecimento das necessidades educativas especiais, sociais, emocionais entre outras, possibilitando o desenvolvimento da(s) área(s) de habilidade(s), como também evita a perda de interesse pelo ambiente escolar desses estudantes. Essa identificação, planejada e aplicada pelo Projeto “Da identificação a Orientação de Alunos com Características de Altas Habilidades” vem permitindo que este sujeito seja encaminhado a um programa de enriquecimento, oferecendo assim a integração com seus semelhantes bem como a liberdade em realizar trabalhos e conquistando respostas mais imediatas aos seus interesses.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Altas habilidades, Superdotação, Identificação

E-mail para contato: pit.ufsm@yahoo.com.br