60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

INFLUÊNCIA DAS QUEDAS ASSOCIADAS À FRATURA NAS HABILIDADES FUNCIONAIS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS

Diogo Costa Garção1, 2, 3
Heloisa Susane de Sá Matos1, 4, 5
Adriana Carla Albuquerque Santos1

1. Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes – UNIT/SE.
2. Especialista em Intervenção em Neuropediatria – UFSCar/SP.
3. Mestrando em Fisioterapia – UFSCar/SP.
4. Especialista em Gerontologia – UFS/SE.
5. Especialista em Saúde Pública e da Família – FANESE/SE.


INTRODUÇÃO:
Tendo em vista o aumento da população idosa institucionalizada e a crescente persistência das quedas na terceira idade, o propósito deste estudo foi investigar a influência das quedas associada à fratura na independência funcional de idosos institucionalizados e não institucionalizados.

METODOLOGIA:
Participaram desta pesquisa 100 idosos, ambos os sexos, idade média de 76 anos (DP: ± 7,1 anos) e que possuíam histórico de quedas associado à fratura em membros superiores ou inferiores. Dentre os indivíduos, 50 (30% masculino e 70% feminino) moravam em residência comunitária e 50 (30% masculino e 70% feminino) em instituições de longa permanência. Inicialmente, os idosos foram recrutados através de prontuários de um hospital público e depois do contato inicial foi aplicada a escala para Medida de Independência Funcional - MIF, questionando-os quanto à realização das habilidades funcionais dos participantes tanto antes quanto após as quedas. A análise estatística foi realizada por meio do teste qui-quadrado (p ≥ 0,05).

RESULTADOS:
Foram observadas associações significativas entre os grupos quando comparadas à realização das habilidades funcionais dos idosos antes e após as quedas (p >0,05), no entanto, quando comparados os dados das habilidades funcionais após quedas entre os idosos institucionalizados e não institucionalizados não se constatou associação significativa.

CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem que as quedas associadas à fratura interferem na independência funcional de idosos e que o fator institucionalização não influencia na recuperação funcional na amostra estudada.

Instituição de fomento: Universidade Tiradentes – UNIT/SE.



Palavras-chave:  Idosos, Avaliação funcional, Institucionalização

E-mail para contato: diogoufscar@yahoo.com.br