60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

LUDICIDADE NA ESCOLA: PESQUISANDO A CULTURA E A EVOLUÇÃO DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Micheli Daiani Hennicka1
Jamily Charão Vargas1
Elinara Leslei Feller1
Clóvis Renan Jacques Guterres1

1. Universidade Federal de Santa Maria


INTRODUÇÃO:
Este trabalho baseia-se no projeto de pesquisa e extensão “Brinquedos e Brincadeiras na escola: valorizando a evolução histórica e as influências culturais”, desenvolvido por acadêmicos de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma escola da rede municipal de ensino. A partir de diferentes metodologias, envolvendo uma grande diversidade de brinquedos e brincadeiras, procurou-se valorizar a ludicidade no ambiente escolar, abrangendo desde brinquedos da antiguidade até os mais recentes. Ao longo do trabalho são realizadas investigações sobre os brinquedos e brincadeiras infantis, além da vivência destes no espaço escolar. Assim, busca-se novas informações sobre o brincar na escola, enquanto também possibilita-se aos alunos que adquiram um maior conhecimento e aproximação de diversos brinquedos e brincadeiras de épocas e culturas diferentes. Percebe-se que muitos professores não se preocupam em valorizar espaços lúdicos em suas aulas. Acredita-se que a prática da ludicidade é de grande valia para a aprendizagem das crianças, além de valorizar a infância de hoje, preocupando-se com as formas de brincadeiras e as mudanças que sofreram ao longo do tempo.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa participante, sendo os instrumentos de produção de informações embasados em autores como Ludke; André (1986) e Brandão (2003). Assim são realizadas as entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e alunos, bem como as anotações de diário de campo, observações na escola e uma ampla pesquisa bibliografia feita pelos acadêmicos participantes. Com isso, pode-se conhecer aspectos relevantes sobre a infância e as brincadeiras utilizadas pelos colaboradores da pesquisa (alunos, professores, pais ou responsáveis). Para a vivência das brincadeiras e o contato com brinquedos mais antigos, realiza-se, além das entrevistas semi-estruturadas e do levantamento bibliográfico, oficinas lúdicas em encontros com as crianças na escola, envolvendo os alunos na construção de diversos brinquedos com materiais variados. Todas estas atividades são realizadas de acordo com os conteúdos da grade curricular da escola, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, uma vez que os acadêmicos participantes são de diferentes cursos de licenciatura. Também preocupa-se em abranger o tema transversal “pluralidade cultural”, que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Embasa-se em autores como Kshimoto (1994) e Brougère (2001) para a percepção do quanto a ludicidade está influenciada por diversos aspectos da vida das crianças e adultos.

RESULTADOS:
Este projeto de pesquisa e extensão tem sido aceito na escola, pois pode-se perceber o grande interesse dos professores e dos alunos com a temática trabalhada. A receptividade da escola provocou uma interação com a totalidade da comunidade escolar, que abre cada vez mais espaço para a continuidade e ampliação da proposta de trabalho desenvolvida. O interesse e a participação das crianças torna-se o foco principal do trabalho, fazendo com que o planejamento e o andamento das atividades partam da sua curiosidade e expectativas. Percebe-se que este trabalho vem gerando uma grande satisfação para os alunos ao resgatarem os brinquedos e as brincadeiras realizadas por seus pais ou responsáveis, fato este que pode ser percebido através do envolvimento com as entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas. Um resultado recorente desse trabalho foi a construção de diversos brinquedos descritos nas entrevistas e pesquisados pelos participantes do trabalho, isso demonstra claramente a importância que as entrevistas tiveram como coleta de informações. A construção desse material trouxe muitas alegrias e despertou a criatividade e imaginação dos alunos envolvidos. A avaliação do projeto acontece ao longo de todo o cronograma estabelecido e se dá por meio de desenhos e frases feitas pelas crianças durante as oficinas, onde se pode identificar o que foi significativo para elas.

CONCLUSÕES:
Acredita-se na importância da ludicidade, compreendida aqui como brinquedos e brincadeiras antigas e atuais, as quais precisam estar presentes constantemente no ambiente escolar, pois esta é a melhor forma de ensinar, aprender e produzir conhecimentos juntos, professores e alunos. Percebe-se através das informações obtidas nesse projeto que as brincadeiras passadas pelas gerações, as quais trazem muitas influências culturais, antigamente eram mais presentes nas escolas e nas práticas docentes do que atualmente, pois os professores tinham hábitos de passar aos alunos essas atividades. Hoje, a ludicidade se volta para brinquedos industrializados e brincadeiras que envolvem personagens da televisão, e as professoras não buscam utilizar muito estes elementos nas atividades em sala de aulas. Verifica-se, no entanto, que o envolvimento destas práticas lúdicas, sejam antigo ou contemporâneo, vêm estimulando muito a aprendizagem significativa e prazerosa das crianças. Tanto os brinquedos como as brincadeiras sofreram grandes modificações ao longo do tempo, juntamente com a concepção da sociedade sobre a infância. Estas transformações atingem o espaço e a aprendizagem das crianças, com isso, é importante estarmos atentos ao mundo dos nossos alunos de maneira a perceber se suas formas de brincar não estão influenciando de forma negativa a infância e se não estamos deixando de lado a ludicidade em nossas práticas em sala de aula.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  ludicidade, pesquisa, ensino-aprendizagem

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