60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE LENTE TÉRMICA PARA DIAGNOSTICAR A QUALIDADE DO BIODIESEL

Gustavo Targino Valente1
Sandro Marcio Lima1, 2

1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
2. Prof. Dr°. - Orientador - UEMS


INTRODUÇÃO:
A técnica de Lente Térmica (LT) faz parte de uma família de métodos fototérmicos, os quais são de grande interesse em análises físicas e químicas de materiais sejam sólidos, líquidos ou gasosos. O princípio básico da LT é medir o calor gerado na amostra após uma radiação luminosa ser absorvida. Ao se analisar a resposta temporal do efeito gerado por esse aquecimento local é possível determinar as propriedades termo-ópticas dos materiais. No contexto ambiental o biodiesel tornou-se uma alternativa de grande interesse para o cenário energético por ser biodegradável, produzido a partir de fontes renováveis, e ter um nível de poluentes menor que os derivados fósseis. É cada vez maior o estudo de caracterização das diferentes fontes de biodiesel assim como das diferentes concentrações das misturas com o diesel. A proposta principal desse trabalho foi analisar o “efeito de difusão de massa” observado em amostras de biodiesel produzidos pela transesterificação de óleos de soja e girassol com etanol, através da técnica de LT com feixe único. A idéia é testar a aplicabilidade do método para diagnosticar a qualidade do biocombustível produzido.

METODOLOGIA:
As amostras analisadas foram produzidas pelo processo de transesterificação do óleo vegetal com etanol. Durante o processo de produção a amostra de biodiesel é submetida a um processo de lavagem na qual são retirados os resíduos da transesterificação. Assim tornou-se interessante observar o comportamento da curva característica da LT em função dos processos de lavagem. Para isso as amostras analisadas foram de biodiesel produzidos com óleo de soja e girassol. Em uma medida de LT utiliza-se um laser de HeNe (632,8nm), no qual a sua radiação ao incidir a amostra gera um efeito denominado de Lente Térmica. O resultado desse efeito é uma curva característica que é observada através da leitura por um osciloscópio. Ajustando essa curva pelo modelo teórico obtêm-se os parâmetros necessários para encontrar as propriedades termo-óptica.

RESULTADOS:
Através das medidas observou-se que as amostras de 100% biodiesel apresentam um efeito conhecido na literatura por “efeito de difusão de massa”. Esse efeito é observado quando se utiliza a técnica de LT e a sua indicação é observada por um comportamento não esperado na curva gerada pela LT. O “efeito de difusão de massa” é caracterizado pela presença na solução de biodiesel de moléculas que não estão ligadas à do biodiesel e que não absorvem a radiação do laser durante o experimento. Neste trabalho foram realizadas algumas medidas de LT a fim de observar o comportamento desse efeito conforme as lavagens das amostras. Pôde-se observar que o efeito tende a diminuir quando o biocombustível é lavado. Isso se dá pelo motivo de que as impurezas vão sendo retiradas, diminuindo assim o efeito de difusão de massa.

CONCLUSÕES:
O comportamento observado do “efeito de difusão de massa” conforme a lavagem das amostras apresenta a técnica de LT como uma ferramenta para indicar a qualidade do biodiesel produzido.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Lente Térmica, "Efeito de Difusão de Massa", Biodiesel

E-mail para contato: guvalente@hotmail.com