60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

PRÁTICAS EMPREENDEDORAS: A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS SOBRE A ÓTICA LABORAL EM UM PROJETO DE EXTENSÃO EM ANANIDEUA, PA.

Laiana Soeiro Ferreira1
Manuela Lima Carvalho1
Luciane Soares Costa1
Alba Lúcia da Costa de Lopes1
Ana Márcia Farias Serrão1
Ana Telma Monteiro de Sousa2

1. Universidade do Estado do Pará
2. Prof. Ms. - Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - UEPA - Orientador


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa foi realizada no Projeto de Extensão “PROJETO ANANIM: Educação Popular com mulheres em Ananindeua”, vinculado a Pró-reitoria de extensão - PROEX, da Universidade do Estado do Pará – UEPA, desenvolvido no bairro de Águas Brancas, na cidade de Ananindeua, no estado do Pará. A comunidade que ali vive integra a classe dos excluídos economicamente. O atual contexto sócio-econômico brasileiro aponta para um agravamento das condições de vida da maioria da população que se encontra exposta a um injusto estado de exclusão social, fato agravado pela falta de políticas que atendam a geração de emprego e renda. Esse estudo busca pontuar as práticas empreendedoras que reutilizam materiais alternativos, ensinadas para o grupo de mulheres, mães de família, participantes do Projeto supracitado e destacar quais são os aspectos positivos e negativos de tais técnicas e como é dado o enfoque do empreendedorismo laboral. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, este estudo busca compreender como as mulheres percebem os recursos naturais, os materiais alternativos e reutilizáveis que são empregados no Projeto com o objetivo de se ensinar um oficio.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, utilizando o enfoque Crítico Dialético. As técnicas de coleta empregadas foram: observação participante, estudo dirigido e técnicas dinamizadas, cujas atividades metodológicas consistiam em ações empreendedoras, tais como: palestras; dinâmicas de grupo; cursos profissionalizantes, onde eram confeccionados artigos utilizando-se materiais alternativos que pudessem proporcionar renda; entre outros. Os temas abordados foram: relações interpessoais, perfil do empreendedor, papel da organização, cooperativismo, além de vivências grupais, com vistas ao fortalecimento grupal. O público alvo do estudo é composto por mulheres mães de família com faixa etária de 20 à 45 anos, com grande interesse de profissionalização e melhor formação pessoal. Possuem baixa formação escolar, estão fora do mercado formal de trabalho, fazem pequenos serviços domésticos para ajudar no orçamento doméstico, possuem de 02 a 04 filhos, integram a classe dos excluídos socioeconômico, cultural e político.

RESULTADOS:
Dentre os resultados, sobre as técnicas que as mulheres do Projeto Ananim aprendem nos cursos profissionalizantes, apresentam como pontos positivos a predileção pelo uso em sua confecções laborais de matérias alternativos, que podem facilmente ser coletados no ambiente familiar, diminuindo gastos com a compra de materiais e que ajudam a minimizar os impactos ambientais. Os aspectos negativos, não foram salientados. O Grupo de Mulheres do Ananim inseri-se no âmbito da semi-profissionalização das mulheres, oriundas do município de Ananindeua-PA, onde a oferta de empregos formais é bastante precária, tanto que o município é conhecido como “município dormitório”, pois grande parte de seus habitantes trabalham em Belém. É fato a contribuição do Projeto para a dinamização do processo de inclusão social das famílias de baixa renda, moradoras de Ananindeua, privilegiando as mulheres que são as “cuidadoras do lar”, através da capacitação prática (técnica) para atuação profissional no contexto familiar e comunitário, aplicando-se o empreendedorismo laboral A aquisição de conhecimentos de técnicas da produção de artigos de confecção, artesanato, decoração, e demais artefatos, que com sua venda geram renda extra e contribuem de forma significativa para o sustento da família.

CONCLUSÕES:
As velozes transformações porque passa o mundo contemporâneo, fazem com que as pessoas tenham que fazer um esforço para acompanhar as mudanças, pois caso contrário ficarão a margem do processo. Neste sentido urge a necessidade de atualização e capacitação em todas as áreas, principalmente no âmbito profissional, onde cada vez mais a exigência é sentida. O mercado exige profissionais capacitados e polivalentes, que além de confeccionar as peças possuam recursos para a comercialização do produto, sendo necessário dominar todas as etapas do processo que vai desde a fabricação à comercialização. Daí advém à importância da formação, tanto nos aspectos pessoais, como também profissionais. A importância de se pesquisar um grupo de empreendedorismo social, com priorização na capacitação de mulheres, mães de família, atende a uma diretriz nacional que tem como eixo a matricialidade sócio-familiar, um reconhecimento das fortes pressões que os processos de exclusão sócio-familiar geram sobre às famílias brasileiras, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade social, sendo necessário que todas as políticas públicas tenham a família como foco principal.



Palavras-chave:  Materiais alternativo, laboral, empreendedorismo

E-mail para contato: laianaferreira_86@yahoo.com.br