60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS CRIANÇAS DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO DA UEPA NA VILA DA BARCA

Manuela Lima Carvalho1
Laiana Soeiro Ferreira1
Luciane Soares Costa1
Natália Dayara de Oliveira Fernandes1
Fátima Vera Cardoso Figueiredo1
Ana Telma Monteiro de Sousa2

1. Universidade do Estado do Pará
2. Prof. Ms. - Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - UEPA - Orientador


INTRODUÇÃO:
A identidade é a essência que existe em cada um de nós e eis que forma nossa cultura, é o modo de ser e de viver, resultando no que é próprio de um povo. Na infância, a busca da identidade se encontra bastante transitiva, e o meio social se torna ativo e influente neste processo. “TRILHAS DA VILA E PONTES DE SABERES: Educação popular com crianças em saúde e meio ambiente” é um Projeto de Extensão vinculado a Pró-reitoria de extensão da Universidade do Estado do Pará, desenvolvido na Vila da Barca, que tem por objetivo a inclusão de crianças no contexto social, para que sejam capazes de interpretar a realidade que as circundam de maneira crítica através da educação popular. Baseado nestas idéias, o Projeto possui como eixo temático a Educação, o Ambiente e a Saúde. Os sujeitos são estimulados a ser responsáveis e construir seu próprio ambiente social através do relacionamento grupal e com o meio. Na comunidade da Vila da Barca este ambiente caracteriza-se por uma área de risco social, localizada em um bairro com alto índice de marginalização e violência. Desta forma, a pesquisa pretende alcançar respostas como: qual a influência do meio ambienta na construção indentitária de crianças que vivem na Vila da Barca? Como ocorre a consolidação da personalidade neste contexto?

METODOLOGIA:
A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo estudo de caso. O enfoque é o crítico-dialético que objetiva a transformação e a mudança da realidade do sujeito. O estudo iniciou a partir da necessidade de analisar de que forma o ambiente da Vila da Barca influencia na construção identitária de crianças participantes do Projeto supracitado, formado por cerca de 40 crianças na faixa etária entre 4 a 12 anos. A técnica de coleta de dados utilizada foi a observação participante. As ações foram registradas em um diário de campo e atas dos encontros. Também usamos entrevistas com roteiros de perguntas abertas relacionadas as experiências e relatos sobre o ambiente social que a Vila da Barca oferece as crianças. “TRILHAS DA VILA E PONTES DE SABERES: Educação popular com crianças em saúde e meio ambiente” apresentava sua metodologia dinamizada através de atividades utilizando a arte-educação, possibilitando um estudo mais amplo de análise grupal e individual de cada criança.

RESULTADOS:
Constatou-se que as crianças possuem dificuldades de se expressar em meio a tantas teorias pedagógicas de superação e enfrentamento social. Por se tratar de um contexto social de risco, necessitam de uma reconstrução identitária mais adequada para alcançar uma sociedade digna. As crianças construíam sua personalidade e seu papel na sociedade a partir daquilo que para elas se torna realidade, não compreendendo ou respeitando, muitas vezes, o direito e o dever de cada cidadão, construindo a sua realidade no contexto em que vive em uma realidade global. Tendo como pressuposto o pensamento Paulo Freire, podemos afirmar que o processo educativo da criança possui como princípio a necessidade de possibilitar que crie conhecendo e conheça criando, num processo de ação – reflexão – ação e construção do conhecimento. O autor ainda comenta a importância da educação para a formação do cidadão político e em sua ação sobre o mundo. Por outro lado, a representação de uma realidade diferente na Vila da Barca favoreceu a consolidação indentitária, na qual as crianças puderam diferenciar e construir idéias diferentes das que vivenciam diariamente, possibilitando a construção da identidade a partir de um amplo conhecimento sobre a comunidade, a cidade e o país em que vivem.

CONCLUSÕES:
Baseado nesses pressupostos, conclui-se que as ações voltadas às crianças devem ocorrer desde muito cedo, possibilitando a compreensão de realidades que fazem parte da população como um todo, na tentativa de despertar o interesse pela educação nas mesmas, de uma forma mais dinâmica. A Vila da Barca está em um processo de reestruturação a partir da idéia que existem ações na comunidade com o pressuposto de ampliar a compreensão de mundo dessas crianças, proporcionando a troca e a construção de novos saberes na comunidade. É possível ver de perto uma realidade, até então, desconhecida, realidade esta que sempre se modifica a partir de ações e consolidações de idéias capazes de expandir e favorecer a construção de uma realidade pessoal e cultural. Nessa expectativa, nós como pesquisadores, acreditamos que a educação ainda é um dos principais instrumentos de transformação de uma sociedade corrompida, sendo conscientemente trabalhada e democraticamente aplicada no contexto atual.



Palavras-chave:  Identidade, Ambiente Social, Crianças

E-mail para contato: manu_terapeuta@hotmail.com