60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Inês Aparecida Mascára Mandelli1, 2
Antonio Batocchio1
Misael Victor Nicoluci3

1. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Engenharia Mecânica
2. PUC-Campinas - Faculdade de Administração
3. METROCAMP - Faculdades Int Metr de Campinas – Faculdade de Administração


INTRODUÇÃO:
O tema empreendedorismo é atualmente um fenômeno global que vêm levantando uma série de pesquisas e estudos em todo o mundo, e possui grande importância para o desenvolvimento do país. O Brasil é um dos países mais criativos e, tem-se percebido que uma das características do brasileiro é ser empreendedor. Conforme a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil em 2007, se manteve, numa lista de 42 países, entre os nove que mais empreendem no mundo, no sentido de montar um negócio próprio, o que exige dos profissionais coragem, ousadia e criatividade. Uma das causas dessa alta taxa de empreendedorismo está nos problemas econômicos, levando ao caso do empreendimento por necessidade cujo índice continua elevado e pode ser associado às elevadas taxas de mortalidade das empresas. As micro e pequenas empresas possuem uma grande participação na economia brasileira, devendo ser inseridas no contexto de estudo do empreendedorismo: representam 99% do número de empresas formais e empregam mais de 37 milhões de pessoas, mas enfrentam fatores limitantes à atividade empreendedora, como falta de acesso ao crédito, excesso de burocracia e de impostos e capacitação insuficiente. O objetivo deste trabalho é analisar a ligação do empreendedorismo com as pequenas empresas brasileiras.

METODOLOGIA:
O presente estudo pode ser entendido como sendo de natureza exploratória, com base em dados secundários. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os assuntos relacionados ao empreendedorismo nas micro e pequenas empresas brasileiras, sendo identificados conceitos, dados e fatos que pudessem auxiliar na compreensão do tema escolhido. A ênfase da pesquisa foi em livros e artigos recentes de periódicos científicos. Outras fontes de informações de grande importância consultadas foram o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e o GEM - Global Entrepreneurship Monitor que é o maior estudo independente sobre a atividade empreendedora.

RESULTADOS:
Nos últimos anos vem sendo ressaltada a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento de uma sociedade e seu crescimento econômico, tendo em vista que pessoas que são capazes de criar e aproveitar oportunidades, desenvolvendo inovações e melhorando processos produtivos já existentes, gerando lucros e riquezas que são componentes essenciais para o desenvolvimento social e a promoção de uma maior mobilidade social. De acordo com o GEM 2006, a participação do empreendedorismo por necessidade na taxa global do Brasil vem se mantendo alta durante vários anos, mas no ranking o Brasil passou de 4º para 6º lugar. Já que no empreendedorismo por oportunidade a taxa manteve-se nos últimos dois anos, mas a sua posição passou de 15ª para 20ª. Deve-se inicialmente entender que o empreendedor não é somente um construtor de novas empresas ou novos negócios, mas sim quem detecta as oportunidades e, rapidamente as aproveitam. Apesar do Brasil continuar entre os países onde mais se abrem pequenas empresas é possível perceber que existem muitas barreiras que os empreendedores encontravam ao abrir seu negócio, como o clima econômico, políticas governamentais, acesso à infra-estrutura e apoio financeiro.

CONCLUSÕES:
Ao se dizer que o empreendedorismo é um dos propulsores fundamentais do desenvolvimento de um país, estudá-lo torna-se fator crucial para que se possa buscar o crescimento econômico. A importância de se incentivar o empreendedorismo no Brasil é clara, principalmente devido a quantidade de empresas de pequeno porte e de pessoas empregadas. Pode-se concluir então, que o empreendedorismo e o número de micro e pequenas empresas em nossa economia estão intimamente correlacionados. O grande número de empreendedores está relacionado a necessidade, ou seja, pessoas que entraram para algum tipo de negócio por falta de opção ou de trabalho formal. Isso demonstra um sério problema em nosso país, pois implica nas altas taxas de mortalidade das empresas de um a cinco anos de existência. Estudando-se o empreendedorismo brasileiro, percebe-se a necessidade de se intensificar no ensino a conduta empreendedora - a fim de preparar as pessoas para a criação e administração de um negócio, além da adoção de políticas públicas favoráveis a expansão dos negócios brasileiros. O desenvolvimento de um país passa necessariamente pelo fortalecimento das empresas de pequeno porte e do estudo e estímulo às atividades empreendedoras.

Instituição de fomento: UNICAMP / PUC-Campinas



Palavras-chave:  Empreendedorismo, Pequenas Empresas, Empreendedor

E-mail para contato: ines.mascara@puc-campinas.edu.br