60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

HEARING THE WORLD: FERRAMENTA DE AUXÍLIO À ALFABETIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ

Thatiane de Oliveira Rosa1
Danielle Corrêa Ribeiro1
Elizabeth Maria Martinho da Silva1
Cristina D’Ornellas Filipakis Souza1

1. Centro Universitário Luterano de Palmas


INTRODUÇÃO:
Segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE [1], cerca de 5.790.000 pessoas da população brasileira são portadoras de deficiência auditiva, em diferentes graus, sendo que deste total, por volta de 160.000 são surdas. Pesquisas demonstram ainda que, em 2003, mais de 406.000 brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, estavam em idade escolar, sendo que apenas 13% se matricularam na educação básica, pouco mais de 2.000 cursavam o ensino médio e, somente 300 estavam inseridos no ensino superior [2]. Deste modo, constata-se que tão baixa quantidade de estudantes com deficiência auditiva e surdez se dá pelo fato da Libras (Língua Brasileira de Sinais) não ser utilizada como um objeto de estudo, embora a maioria dos deficientes a conheça. Outros fatores que tornam trabalhosos os processos de ensino e inclusão social de tais deficientes são o desconhecimento da Libras por parte dos ouvintes, o despreparo da grande maioria das instituições brasileiras de ensino, a falta de capacitação dos profissionais e o falso cumprimento das leis e decretos que amparam tais pessoas. Desta forma, a partir dos fatos apresentados, pensou-se em desenvolver um sistema que auxilie os deficientes auditivos e surdos quanto a sua alfabetização como também em sua comunicação com ouvintes ao longo de sua vida.

METODOLOGIA:
O desenvolvimento do sistema teve início através de pesquisas de campo realizadas tanto em escolas públicas e privadas no estado do Tocantins, sendo que dentre estas podem ser encontradas tanto instituições tradicionais quanto especializadas no ensino de deficientes auditivos. Foram também realizadas pesquisas bibliográficas, tanto em meio eletrônico quanto em livros e revistas. Estas possibilitaram obter conhecimento a respeito de censos, estatísticas, leis e decretos, bem como formas pedagógicas de ensino, situações vividas por deficientes, e ainda a existência de jogos pedagógicos e sistemas que tratam da tradução da Língua Portuguesa para Libras. A partir de então, procurou-se por profissionais da educação, os quais auxiliaram no levantamento de requisitos do sistema. Foram procurados também profissionais da área tecnológica, que auxiliaram na seleção de tecnologias destinadas à captação de som e movimento labial e gestual e também na escolha de periféricos e dispositivos móveis que suportem o sistema e, ao mesmo tempo, de um custo financeiro acessível. No que diz respeito às tecnologias e ferramentas, o sistema é totalmente baseado em .NET e implementado na linguagem de programação C#. Utiliza-se ainda a API Microsoft Speech, responsável por interpretar a fala captada.

RESULTADOS:
A partir do contexto apresentado, surge a idéia de elaborar um sistema, intitulado Hearing the World (HW), que auxilie o docente na alfabetização de pessoas deficientes auditivas e surdas, tanto da Língua Portuguesa quanto da Libras. O HW objetiva prover uma nova forma de ensino, difundir a Libras, combater a exclusão social e digital, acompanhando-o, desta forma, ao logo de sua vida. De forma geral, o funcionamento do HW se dá a partir do momento em que o educador pronuncia uma letra/palavra em um microfone, e a partir do som captado, apresenta-o relacionado a uma imagem, palavra, símbolo (Libras), e uma animação simulando a pronúncia através dos movimentos labiais, sendo cada item apresentado de acordo com o contexto. Outro recurso disponível no sistema é a possibilidade de realizar exercícios tais como tracejado e associar imagens às letras, com o auxílio de uma caneta digital, contribuindo, desta forma, para a evolução da coordenação motora do aluno. Por fim, o HW acompanha o deficiente auditivo e surdo ao longo de sua vida, auxiliando-o no processo de interação com a sociedade. Por exemplo, durante uma conversa entre um deficiente auditivo e um ouvinte, tudo o que é dito pelo ouvinte é apresentado ao deficiente auditivo, em Libras e em forma de texto na Língua Portuguesa.

CONCLUSÕES:
Conforme os dados apresentados neste artigo fica nítido que uma parcela significativa da população brasileira é portadora de deficiência auditiva e surdez, sendo que deste total, há uma parcela mínima que se encontra inserida em um âmbito escolar. E estes poucos que freqüentam alguma instituição de ensino enfrentam situações embaraçosas e preconceituosas, ocasionadas pela falta de preparo e informação por parte dos profissionais, além da falta de apoio muitas vezes do próprio Governo, embora haja leis que amparam tais pessoas. Deste modo, acredita-se que a implantação de um sistema tal como o HW será de grande aceitação, pois auxiliará e acompanhará o deficiente auditivo e surdo desde o processo de alfabetização à comunicação com ouvintes, a qual atualmente é limitada ao domínio da Libras. O sistema possibilita também que o aluno desenvolva sua coordenação motora com a utilização de uma caneta digital, para a realização de exercícios. Ainda, possibilita que o usuário não fique limitado apenas em computadores Desktop, fazendo com que, em qualquer lugar, ele possa se comunicar com outras pessoas. De forma geral, o HW proporciona aos deficientes auditivos e surdos a oportunidade de inserção no domínio escolar e na sociedade como um todo, pois facilita seu conhecimento e interação.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  deficiência auditiva e surdez, Libras, comunicação

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