60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

DESENVOLVIMENTO DE PORTAIS ACADÊMICOS A PARTIR DOS CONCEITOS DA WEB 2.0 E DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE USABILIDADE

Bruno Henrique Tavares1
Fábio Martins de Oliveira1

1. Faculdade Pitágoras – Campus FADOM


INTRODUÇÃO:
O conceito de Web 2.0 estabelece uma maior interação entre usuários e websites. Os usuários passam a ser considerados “co-desenvolvedores”, visto sua importância na formação de conteúdo. Essa nova abordagem, também chamada de “Era da Colaboração”, oferece maior espaço para os usuários trocarem informações, conhecimentos, idéias, etc. Esse brainstorming, além de incentivar a busca constante por conhecimento, cria um elo entre os usuários, algo fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal dos mesmos. Considerando essa evolução e a forma como os usuários utilizam os atuais websites das instituições de ensino superior, o presente trabalho tem como intuito principal propor um modelo de portal acadêmico que atenda os paradigmas da Web 2.0 e princípios básicos de usabilidade. Espera-se com este trabalho atender as necessidades dos alunos, professores e demais envolvidos, criando um ambiente interativo que facilite o processo de comunicação e estimule a participação dos usuários na construção do conteúdo informacional.

METODOLOGIA:
O projeto de um modelo de portal acadêmico para instituições de ensino superior, bem como qualquer desenvolvimento para a plataforma Web, requer um estudo aprofundado sobre termos cada vez mais presentes nessa área, como Web 2.0 e, principalmente, usabilidade, de modo que o produto desenvolvido atenda as necessidades de seu público alvo. Para a elaboração do projeto de desenvolvimento de um modelo de portal acadêmico foi realizada uma pesquisa com estudantes de três instituições de ensino superior, FACED – Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (www.faced.br), Faculdade Pitágoras Campus FADOM (www.fadom.br) e FUNEDI – Fundação Educacional de Divinópolis (www.divinopolis.uemg.br), localizadas na cidade de Divinópolis, Centro-Oeste de Minas Gerais. Além da pesquisa, foram aplicadas listas de verificação (checklists), por profissionais de Informática, para avaliar a usabilidade dos respectivos websites. Outro ponto fundamental no desenvolvimento do portal acadêmico foi aplicar os conceitos da Web 2.0, termo cada vez mais presente no que tange o desenvolvimento de sites e aplicações para internet, oferecendo maior interatividade e espaço para que os usuários participem na formação do conteúdo.

RESULTADOS:
Para realizar a análise da usabilidade dos sites, foram desenvolvidas pesquisas com estudantes das três instituições e listas de verificação com perguntas referentes à usabilidade foram respondidas por estudantes do 7° Período de Sistemas de Informação da Faculdade Pitágoras. Segundo as análises dos estudantes de Sistemas de Informação, a média obtida pelos sites das instituições, seguindo critérios de usabilidade, foi de 51,46%. Já as pesquisas realizadas com outros estudantes revelaram que 75% dos mesmos já se sentiram perdidos nos websites das faculdades e gostariam que os mesmos fossem mais organizados, revelando uma falha considerável no sistema de navegação e organização; 58,33% dos usuários revelaram que a interface dos websites não é adequada ao público alvo (universitários), e 50% informaram que não confiam nas informações disponibilizadas e que as mesmas nem sempre são atualizadas. Outro fator importante revelado com as pesquisas é que as principais atividades executadas pelos usuários, seja a consulta de notas ou a freqüência escolar, 100% dos usuários executam essas tarefas. Entretanto, 75% dos usuários gostariam que houvesse um espaço dedicado a informações sobre seminários, congressos e palestras relacionadas aos cursos, espaço não existente nos websites avaliados.

CONCLUSÕES:
Com base nos resultados das pesquisas, observa-se que os atuais websites acadêmicos não oferecem aos usuários uma interface amigável que facilite a navegação pelo conteúdo do mesmo através de uma hierarquia visual bem definida e um sistema de navegação eficaz. Outro fator notório é que os websites das universidades avaliadas não aplicam os conceitos da Web 2.0, o que ofereceria uma maior interatividade para os alunos expressarem idéias e opiniões, e tendem a cair em uma categoria de páginas que não são atraentes e, geralmente, desagradáveis para pesquisa. Neste contexto, a proposta de desenvolvimento de um portal acadêmico se torna relevante por oferecer um maior espaço para alunos e professores interagirem, participando ativamente na formação do conteúdo informacional, além de facilitar a comunicação entre o corpo discente e docente das instituições e estimular a busca contínua por conhecimento.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Web 2.0, Usabilidade, Interface Homem-Máquina

E-mail para contato: btavares10@yahoo.com.br