60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo

AVALIAÇÃO DO GRAU DE HUMIFICAÇÃO DE SERRAPILHEIRA COLETADA EM ECOSSISTEMA DE VÁRZEA E CAPOEIRA NO MUNICÍPIO DE BARCARENA.

Jociney de Sousa Andrade1
Carlos Augusto Cordeiro Costa2

1. Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
2. Prof° Dr. do Instituto Sócio Ambiental e de Recursos Hídricos (ISARH) /UFRA.


INTRODUÇÃO:
Amazônia, região em que o teor de nutrientes em seus solos depende basicamente de matéria orgânica (húmus), sendo constituído primordialmente por restos vegetais e animais, em vários estágios de decomposição. As substâncias húmicas, parte integrante da matéria orgânica, uma vez formadas acarretam aumento da retenção de água, melhoria da estrutura e consistência do solo, forma complexo com metais melhorando a capacidade nutricional do mesmo, além de disponibilizar os elementos essências para o desenvolvimento do vegetal. Baseando-se no grau de importância das substâncias húmicas e em estudos sobre a composição química da serrapilheira de ecossistemas de capoeira, onde ao longo do ano existe contínua decomposição do material orgânico, associada a uma pequena perda por lixiviação e absorção de elementos do solo, e várzea em que ocorre a depositação de sedimentos carreados pelas inundações, ocasionados pela maré, surgiu então, a necessidade de implementar estudo, objetivando dispor de maiores informações sobre o grau de humificação dos ecossistemas em questão.

METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Laboratório de Húmus e Ecologia Química da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA. Para a realização do mesmo foi coletada serrapilheira de várzea e capoeira no município de Barcarena. O material foi seco em Casa de Vegetação e levado ao Laboratório onde foi peneirado com malha de aproximadamente 2mm, ficando pronto para extração das substâncias húmicas, no qual utilizou-se seis recipientes com 10g do material peneirado (três com material de capoeira e três de várzea) diluindo-se com 400 ml de KOH 0,5N cada um, em seguida o material foi levado para a mesa de agitação horizontal, durante aproximadamente duas horas, ficando em repouso durante três horas, efetuando-se em seguida a retirada do sobrenadante, acrescendo o mesmo volume do KOH 0,5N, reiniciando-se o processo de extração, até que o sobrenadante apresentasse coloração semelhante ao da solução de KOH 0,5N, ou seja, quase incolor. Em seguida iniciou-se o processo de separação com HCl, chegando-se a seis tratamentos, com tempo de coleta diferenciado de substâncias húmicas em função do numero de agitação:T1R1(capoeira inicial);T1RM(capoeira homogeneizada);T1R2(capoeira final);T2R1 (várzea inicial);T2RM(várzea homogeneizada) e T2R2(várzea final).

RESULTADOS:
Os resultados alcançados na razão ácido Húmico e ácido Fúlvico, que originou o grau de humificação, foram: T1R1(1/8.33); T1RM(1/17.66); T1R2(1/25); T2R1(1/12.5); T2RM(1/33.3); T2 R2(1/100).Com os resultados alcançados e levando-se em consideração que o grau de decomposição da substância é proeminente quando o grau de humificação, ou razão (ΔH / ΔF), for de aproximadamente 1/30. Observou-se então que a solução inicial e final, tanto de várzea quanto de capoeira, apresentaram uma variação na razão ΔH / ΔF, sendo que na solução extraída da serrapilheira de várzea a variação foi mais acentuada, partindo de uma faixa de extração ótima para uma baixa, apresentando na solução homogeneizada uma faixa próxima da considerada boa. Enquanto que na solução de capoeira a variação foi pouco elevada, tendo em vista que, a mesma manteve-se numa faixa boa, a qual partiu de um grau de humificação considerado excelente (1/8.33) para um bom (1/25), tendo assim a solução homogeneizada com ótima razão, o que possibilita ao solo a adsorção de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do vegetal.

CONCLUSÕES:
Com os resultados alcançados pode-se concluir que com exceção dos tratamentos T2RM e T2R2 , os demais tratamentos mostraram-se dentro da faixa proeminente de decomposição, onde a amostra coletada de serrapilheira várzea apresentou-se em um bom grau de decomposição, enquanto a amostra de capoeira mostrou-se em um ótimo grau de decomposição,isso em razão, de que o ecossistema de capoeira encontra-se com maior revestimento florístico e não sofre a influência da lançante das marés, que apesar de contribuir com a depositação de sedimentos, é responsável pelo carreamento da matéria orgânica humificada para o ambiente aquático.

Instituição de fomento: Pibic/UFRA

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  

E-mail para contato: jocineyandrade@yahoo.com.br