60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA REALIZADA EM 2007. SALA INTERATIVA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE PÚBLICA ABORDANDO A RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE E DOS CHÁS MEDICINAIS NO PROCESSO DE SAÚDE.

Fabiane Bregalda Giacomelli1
Olga Maria Panhoca da Silva1
Adriane Bataglin1

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC
2. DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DO ESTADO


INTRODUÇÃO:
A Semana de Ciência e Tecnologia ocorreu em Palmitos – SC, nos dias 01 e 02 de setembro de 2007. Apresentada em ambientes interativos, abordou a questão da ludicidade influenciando no processo de prevenção e promoção da saúde pública. A representação foi associada aos procedimentos de recepção ao público tendo por finalidade passar uma proposta de prevenção e escolhas corretas quanto aos cuidados com a saúde. Outro propósito foi constituir canais possíveis de transformação cultural e acesso as pessoas da comunidade. O lúdico e o criativo são elementos constituintes do homem, permitem que ele resista às situações desumanizantes, elevando sua auto-estima. É a ludicidade que conduz o viver para formas mais plenas de realização, são portanto, indispensáveis para uma vida produtiva e saudável. Em seqüência, procedeu-se demonstração expositiva do preparo de chás extraídos das plantas medicinais, a importância dos mesmos no tratamento e cura de enfermidades. O Chá não apenas hidrata o corpo como também pode proteger contra alguns tipos de doenças assim como ativar o processo de recuperação do corpo através de antioxidantes capazes de prevenir danos ás célula, além do fortalecimento dos ossos. São assim indispensáveis no processo de promoção e prevenção da saúde.

METODOLOGIA:
Os procedimentos desenvolvidos na Semana de Ciência e Tecnologia de 2007 contaram inicialmente com a representação teatral da boneca viva promovendo a recepção ao público visitante com saudações por meio de gestos e expressões corporais. Em seguida, indicava através de cartazes, maneiras corretas e incorretas de estar cuidando da saúde, quais as vantagens de uma vida com qualidade e as desvantagens de uma escolha baseada nos vícios e na violência. Após a recepção, a boneca integrada aos demais colegas da sala, realizaram a demonstração das variedades de plantas medicinais, modo de preparo e extração dos chás através do processo de infusão que foi realizado com materiais adequados, sendo que a prática da infusão ocorreu durante todos os dias de exposição do evento. O público era então informado que haviam duas opções (caminhos) a percorrer: Um dava enfoque aos benefícios de vida com qualidade: Sem estresse, sem dores musculares, nenhum vício nem drogas nem bebidas, adquirindo resistência, longetividade com qualidade. O outro caminho exibia os danos praticados contra a saúde: Alcoolismo, tabagismo,exposição solar, prevenção e identificação de neoplasias. Sendo que cada um dos visitantes estava livre a fazer sua escolha.

RESULTADOS:
Obteu-se manifestações positivas do público principalmente das crianças: admiração, curiosidade, agitação, espanto, indagação ao encontrarem com a boneca viva auxiliando nas atividades de recepção. A expressão teatral tornou-se algo atrativo, interresante, e curioso. Inserida no contexto de promoção a saúde, a boneca possibilitou a interação dos visitantes com o meio proporcionando um ambiente agradável e acolhedor, além de ter instigado os participantes a buscar alternativas de mudança no estilo de vida. Assim, a participação lúdica obteve grande aceitação do público. Após, demonstração do preparo dos chás, orientação das propriedades benéficas e como devem ser preparados para não perderem tais princípios curativos. E, por fim, procedeu-se a degustação dos chás que foi acompanhado de relatos proferidos pelos visitantes, os quais descreviam já conhecer as espécies de ervas e a maior parcela conhecia também o poder fitoterápico das mesmas. Tornou-se evidente que os chás estão bem presentes na cultura local. Com base na expressão facial corroborada pelos visitantes quando estes visualizavam a entrada dos dois caminhos, sentimos a expectativa e ansiedade dos mesmos em observar o que existia durante o percurso dos trajetos, sendo o caminho das doenças o que gerou mais curiosidade.

CONCLUSÕES:
O evento superou expectativas, pois o público participou ativamente das atividades propostas enriquecendo o ambiente interativo, trocando informações, produzindo e absorvendo conhecimentos. Passaram pela sala centenas de visitantes (crianças, jovens, adultos e idosos que interagiram e aprimoraram-se em assuntos referentes aos cuidados com a saúde, práticas que vão contribuir na aquisição de uma vida mais longa e saudável, sobre os procedimentos que devem ser seguidos com o preparo dos fitoterápicos. Os visitantes deixaram o evento satisfeitos, proferindo inúmeros elogios, críticas positivas, principalmente por oportunizar-lhes momentos de aprendizado tão necessários para o dia-a-dia no processo de cuidado com a saúde. Fizeram menção também quanto aos momentos de diversão proporcionados ludicamente com a representação da boneca viva. A Semana de Ciência e Tecnologia foi sem dúvidas um evento marcante, abrangente, que estruturou e promoveu o enriquecimento cultural e social da população Palmitense frente aos riscos de saúde presentes no meio, nas atitudes, práticas incorretas e com o descaso consigo mesmo e com o próximo.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Saude., Ludicidade, Interação

E-mail para contato: fabhyy@hotmail.com