60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia

PERFIL DO PACIENTE E AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UERJ

Evelyn Gomberg1, 2
Alexandre Balaciano1, 2
Isabela dos Reis Portella1, 2
Thiago Delmindo Rangel1, 2
Patrícia Luise Scabell Evans1, 3
Teresa Cristina Ávila Berlinck1, 4

1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Odontologia
2. Grupo PET Odontologia
3. Profa./Departamento de Prótese
4. Profa.Dra./Orientadora/Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados


INTRODUÇÃO:
Os alunos do Grupo PET Odontologia UERJ participaram do Curso de Extensão “Capacitação profissional para integrar equipe de triagem institucional da FO-UERJ”. No período do curso, os alunos sugeriram como estratégia para melhorar os serviços oferecidos na faculdade, uma pesquisa visando a conhecer melhor os pacientes que são atendidos na UERJ. O objetivo inicial dessa pesquisa foi analisar o perfil dos pacientes que estão em tratamento nas Clínicas Odontológicas de Ensino da Faculdade de Odontologia da UERJ. Em seguida, estendemos a pesquisa e pedimos que os pacientes avaliassem os serviços oferecidos pelas clínicas.

METODOLOGIA:
Utilizamos como método de pesquisa um questionário assistido pelos autores do trabalho, nas Salas de Espera da Faculdade de Odontologia da UERJ. A participação dos pacientes na avaliação dos serviços, ao invés de sua mera utilização passiva, fornece informações essenciais para a definição dos padrões de qualidade dos atendimentos prestados. O questionário continha treze perguntas e foi respondido por duzentos e trinta pacientes que esperavam pelo tratamento odontológico.

RESULTADOS:
O grupo era formado por 148 mulheres e 82 homens entre 7 e 73 anos, com uma maior concentração na faixa de 41 a 60 anos (41,3%). 42% eram solteiros. 53% residiam na Zona Norte. 27% possuíam 2º grau completo. 46% dos pacientes ingressaram na faculdade entre 2001 e 2005. 83% eram pacientes matriculados. 48% obtiveram o primeiro atendimento diretamente de uma clínica, enquanto 34% foram atendidos pela clínica de triagem. 49% dos pacientes procuraram o serviço por indicação de outro paciente. Apenas 1% dos pacientes não foi atendido por falta de pagamento. O atendimento na portaria foi considerado excelente, muito bom e bom por, respectivamente, 24%, 31% e 33% dos pacientes. Cerca de 33% e 35% avaliaram os serviços de elevador como muito bom e bom, respectivamente. A secretaria da COE foi avaliada como excelente (22%), muito boa (26%) e boa (26%). A tesouraria foi avaliada como: excelente (18%), muito boa (25%) e boa (40%). 70% dos pacientes consideraram os preços justos. A maioria dos pacientes considera que as informações relativas ao valor do tratamento, procedimentos básicos de prevenção, normas da clínica, quem vai atendê-los nas clínicas e como efetuar a matrícula foram dadas com clareza. Por sua vez, alegam falta de clareza a respeito da seqüência de tratamento.

CONCLUSÕES:
Concluímos então, que a maioria dos pacientes tem entre 41 e 60 anos; é matriculada; avalia os serviços prestados como muito bom e bom; considera os preços justos; e reside na Zona Norte, o que indica que atendemos pacientes do entorno da faculdade.



Palavras-chave:  satisfação do paciente, serviço ambulatorial, perfil do paciente

E-mail para contato: evelyngomberg@terra.com.br