60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 67. Jornalismo e Editoração

AS CONTRIBUIÇÕES DO PÚBLICO NAS PRODUÇÕES TELEJORNALÍSTICAS DA CIDADE DE CAMPINAS: ESTUDO DE CASO EPTV

Juliana Andreotti Damante1
Carlos Alberto Zanotti2

1. PUC-CAMPINAS
2. Prof.Dr. - Centro de Linguagem e Comunicação - Orientador


INTRODUÇÃO:
A sociedade da informação oferece o cenário para o advento de um novo sujeito midiático, já que torna possível uma participação pró-ativa no universo global da comunicação social, em especial na área das produções jornalísticas. Os aspectos da nova cultura gerada no mundo virtual se desenvolvem no ambiente da Cibercultura, em que as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) criam uma linha direta entre jornais e público, jornalistas e leitores, e os públicos entre si. Desde então, este novo sujeito é instado a deixar sua condição passiva na elaboração das pautas jornalísticas e a emitir opiniões, transmitir informações e participar de enquetes sobre temas selecionados pelos meios de comunicação, através da rede mundial de computadores. Conhecer elementos que ajudem a compor o perfil sócio-biográfico deste sujeito, bem como suas necessidades e expectativas nas relações que mantém com o jornalismo, é o objetivo central da pesquisa desenvolvida neste estudo de caso.

METODOLOGIA:
O trabalho aqui empreendido parte de uma revisão bibliográfica que permite entender os meios de comunicação como extensões humanas, observa o advento da Sociedade da Informação e o universo da Cibercultura, bem como investiga o jornalismo enquanto um cenário de conflitos no qual a sociedade negocia suas sínteses. A pesquisa de campo recolhe todos os textos (comentários, sugestões, denúncias) enviados por telespectadores da emissora no período de 3 a 7 de dezembro e 10 a 15 de dezembro, disponibilizados no portal que a empresa mantém na rede mundial de computadores. Tais apreciações serão submetidas a técnicas de análise temática de conteúdo, com o que se espera chegar ao perfil político-cultural destes telespectadores pró-ativos. Em uma segunda etapa, pretende-se chegar a um conjunto de sujeitos representativos deste universo para a realização de entrevistas temáticas, a partir das quais se procurará elaborar o perfil sócio-biográfico deste novo sujeito midiático.

RESULTADOS:
Em seu portal, a emissora possui espaço fixo para enquetes permanentes, com temas que se alteram semanalmente. O público participa votando em respostas previamente elaboradas, além de poder remeter comentários acerca do assunto da semana, ou ainda enviando reclamações de caráter pessoal ou voltadas ao interesse da comunidade. Algumas mensagens são escolhidas e lidas na íntegra, ao vivo, no telejornal que vai ar diariamente ao meio dia. Ao que já se pôde apurar, os remetentes são moradores da cidade e região de Campinas, no raio de alcance da emissora. No portal, os nomes são disponibilizados na íntegra, sendo a maioria constituída por internautas do sexo masculino, supondo-se que os nomes sejam reais. Foram observadas na etapa de levantamento de dados 47 mensagens, sendo 18 escritas por remetentes do sexo feminino, 28 pelo sexo masculino e 1 por internauta de codinome masculino.

CONCLUSÕES:
A participação ativa deste novo sujeito midiático permite ampliar, via meio de comunicação social, o seu sentimento de inclusão social, mesmo que os temas das enquetes oferecidos ao debate público, bem como as respostas, sejam definidos e impostos pelos organizadores do portal. A simples possibilidade de intervir no processo da informação e a existência de um espaço midiaticamente constituído, para a publicação de reclamações ligadas a assuntos próximos de sua realidade, levam o indivíduo a integrar-se na Cibercultura, cuja fórmula poderia ser descrita na equação Velocidade X Massa. A hipótese de a nova mídia vir a tornar-se de fato uma esfera pública vem à tona quando os emails enviados pelos participantes tornam-se objeto de informações de caráter noticioso, muito embora o modelo oferecido seja não democrático por natureza.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  cultura digital, jornalismo e Internet, cidadania digital

E-mail para contato: judamante@hotmail.com