60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A UNIVERSIDADE E AS PROJEÇÕES DE CONCEPÇÕES/REPRESENTAÇÕES DE DEFICIÊNCIA VIVENCIADAS POR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM

Carla Beatriz Kunzler Hosda6
Anelise dos Santos da Costa5
Sinara Pollom Zardo3
Cleonice Machado de Pellegrini4
Soraia Napoleão Freitas2

2. Professora Doutora do Departamento de Educação Especial da UFSM
3. Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UFSM
4. Educadora Especial, Especialista em Educação e Mestre em Educação pela UFSM
5. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial - UFSM
6. Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia – UFSM


INTRODUÇÃO:
A universidade, como qualquer instituição de ensino, enfrenta evidentes desafios para considerar as diferenças dos alunos no processo formativo. Estes desafios são intensificados pela falta de conhecimento acerca da educação especial, que repercute na construção de representações em torno das deficiências, compreendida como desvio e incapacidade na aprendizagem e na impossibilidade de aquisição de saberes específicos das áreas do conhecimento. Diante disso, é necessário ampliar os estudos e ações acerca da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino superior brasileiro. Esta é uma realidade que carece de pesquisas, políticas públicas e programas por parte das Instituições de Ensino Superior, que contemplem ações que avancem no sentido de garantir acessibilidade a esse alunado.Dessa forma, esse projeto pretende conhecer as concepções e representações em relação à deficiência dos acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, atentando para o reconhecimento dos alunos deficientes e evidenciando seus processos relacionais com os outros alunos, a fim de oportunizar a disseminação de experiências práticas que possibilitem aprimorar o processo de inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior.

METODOLOGIA:
A referida pesquisa seguiu os preceitos metodológicos da pesquisa qualitativa, definindo-se ainda como uma investigação do tipo estudo de caso, pois buscou interpretar/conhecer/compreender uma realidade específica, ou seja, a Universidade Federal de Santa Maria. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram alunos com necessidades educativas especiais incluídos nos cursos de licenciatura da referida instituição, sendo a análise de documentos que explicitam o registro destes estudantes, bem como a entrevista semi - estruturada, os instrumentos para a coleta de dados desta pesquisa. A investigação ainda contou com a proposta metodológica do Discurso do Sujeito coletivo de Lefèvre e Lefèvre (2005), onde buscou extrair de cada depoimento as idéias centrais valorizando assim a integração das informações coletadas com a teoria orientadora do trabalho.

RESULTADOS:
Como resultados desta investigação observamos que cinco cursos de Licenciatura da UFSM apresentavam alunos com necessidades educacionais especiais. O curso de Educação Especial com uma aluna com deficiência visual, o curso de Educação Física, um aluno com deficiência física nos membros inferiores, o curso de Filosofia com um aluno com baixa visão, o Curso de Letras - Espanhol informou que há um aluno com cegueira e o Curso de Música informou haver uma aluna com visão subnormal ou resíduos visuais. O número reduzido de pessoas com deficiência que estão matriculadas nos cursos de licenciatura revela que alguns alunos que foram aprovados no vestibular cursaram a graduação durante um período restrito e em seguida evadiram. Estes dados indicam a necessidade da Universidade investir em estudos que visem consolidação das bases educacionais inclusivas. As entrevistas realizadas com estes alunos nos revelaram que os acadêmicos acreditam que há dentro da Instituição uma grande discussão acerca do processo de inclusão, mas que existem ainda barreiras a serem desfeitas. Outro resultado obtido é que um dos entrevistados acredita estar incluído, pois desde o início de sua graduação obteve as condições de acessibilidade necessárias para sua permanência no curso.

CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que as condições de acessibilidade estão presentes no processo seletivo de ingresso à universidade, mas ainda não estão presentes durante o processo de realização da graduação. Por esta razão deve-se investigar, analisar e discutir como está sendo encaminhado o processo de inclusão nas instituições de ensino superior, mais precisamente na UFSM, para que sejam articuladas alternativas promotoras de acessibilidade. Desta forma, a falta de recursos, serviços e apoio específicos para garantia da acessibilidade ao currículo dos cursos de formação docente para os alunos com deficiência tornam-se um impedimento para a progressão e conclusão da formação inicial. Logo, evidencia-se a necessidade de investimento na formação dos professores universitários sobre os conhecimentos básicos da educação especial, bem como emerge que a instituição de ensino superior articule alternativas promotoras de acessibilidade e qualidade no processo formativo destes profissionais.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Inclusão, Ensino superior, Necessidades educacionais especiais

E-mail para contato: carlahosda@yahoo.com.br