60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A SIGNIFICAÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO: DA TEORIA À PRÁTICA

Karine Sefrin Speroni1
Soraia Napoleão Freitas2
Bárbara Martins de Lima Delpretto3
Miriam de Oliveira Maciel4
Priscila Fonseca da Silva5
Tatiane Negrini6

1. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM
2. Profª Drª do Departamento de Educação Especial/UFSM
3. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSM
4. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM
5. Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSM
6. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSM


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho objetiva discutir teoricamente a relação de significação e aprofundamento teórico que sujeitos com características de altas habilidades/superdotação adquiriram durante o transcorrer das atividades do tipo I realizadas no “PIT - Programa de Incentivo ao Talento” no ano de 2007. Esse Projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa “GPESP: Interação e Inclusão Social” da Universidade Federal de Santa Maria e visa, além de promover um ambiente rico em estímulos a estes sujeitos, oportunizar espaços para conivência com os pares de modo a promover seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial. Dessa maneira, a relevância desse trabalho para área é enfatizar a importância desse programa de enriquecimento para desenvolvimento global desses indivíduos, buscando valorizar o posicionamento deles enquanto sujeitos agentes em seu processo de ensino-aprendizagem (desenvolvimento potencial e emocional).

METODOLOGIA:
Com esse trabalho, a equipe executora do projeto buscou teorizar a significação que os alunos com características de altas habilidades/superdotação fizeram durante o transcorrer das atividades do tipo I realizadas no programa de enriquecimento no ano de 2007. Estas atividades do PIT ocorrem em uma escola pública da cidade de Santa Maria onde o projeto está alocado há mais de um ano. A metodologia utilizada na pesquisa sobre a significação das atividades desenvolvidas no programa de enriquecimento escolar baseou-se na utilização de bilhetes que os alunos construíram e expunham no mural e, também, por meio de conversas espontâneas ao termino das atividades. Visto que os alunos foram instigados a relatar de forma espontânea a significação que atividades tiveram para eles, possibilitou-se a abertura de um espaço para discussão e recebimeto de sugestões a cerca das áreas do conhecimento que estes mais se identificaram. Através destes meios compreendemos, ainda que parcialmente, a complexa relação de significados que os indivíduos com altas habilidades/superdotação fazem a partir das vivências que o Programa de Incetivo ao Talento as proporciona.

RESULTADOS:
Analisando os bilhetes que os alunos depositam nos murais e as conversas informais, que tiveram com equipe executora do projeto ao término das atividades, podemos evidenciar que os mesmos demonstram grande entusiasmo, pois o espaço destinado às atividades é rico em informações, diálogo e exploração de novos materiais. Ainda neste local de convivência com os pares, percebeu-se que a maioria dos discentes desenvolveu o senso crítico e ampliaram sua capacidade de análise e síntese. Podemos exemplificar o que foi descrito com bilhetes de dois alunos. Um dos alunos escreveu que gostava muito de todas as atividades, já o outro escreveu que não havia gostado de uma oficina ofertada, justificando que estava “cansativa demais”. Esse respaldo é extremamente importante para equipe que planeja as atividades pois podemos perceber, através destes relatos, que os discentes significam as atividades de diferentes formas: enquanto um descreve atividade de forma prazerosa, outro de forma negativa. Dessa maneira, esses indivíduos sentem-se agentes em seu processo de construção do conhecimento, pois lhes é oferecido um ambiente motivador que os fez se sentirem confiantes para expor sua opinião sobre o que foi trabalhado e, também, sugerir novos temas a serem desenvolvidos.

CONCLUSÕES:
Fica evidente para equipe executora do projeto que os objetivos propostos pelo PIT na prática com os alunos com características de altas habilidades/superdotação apresentam resultados significativos, não somente para o desenvolvimento potencial desses sujeitos, mas também no que se refere ao desenvolvimento sócio-emocional. Visto que os alunos sentem-se seguros em expressar suas opiniões, tornando-se agentes na construção do conhecimento, significando, na maioria das vezes, as atividades de forma prazerosa alem disso aprendem, com a convivência com os pares a lidar com suas emoções. Portanto, para os sujeitos que participam do projeto a significação das atividades é um processo de construção que permeia o universo individual para o social, visto que os conhecimentos adquiridos são válidos para a vida em sociedade.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Altas Habilidades, Educação Especial, Desenvolvimento psicossocial

E-mail para contato: karinesperoni@gmail.com