60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

RELATO DE EXPERIÊNCIA: 1ª COMPETIÇÃO DE TREKKING DE REGULARIDADE DA ESCOLA MUNICIPAL DR. RODOLFO AURELIANO

Luciana Silva dos Santos1
Antonio Olavo Nobre Nojosa2
Manoel Estolano Alves de Macêdo2

1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Universidade Federal de Pernambuco


INTRODUÇÃO:
Em uma sociedade impregnada de inovações tecnológicas faz-se necessário e importante o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer inferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente. Uma alternativa viável que inevitavelmente promove o estímulo à construção dessas competências é a prática do TREKKING DE REGULARIDADE. É um esporte que une num único contexto as atividades físicas, mental e ambiental. Nesse esporte, conhecido também como enduro a pé, a equipe deve cumprir um percurso pré-determinado pelos organizadores em um tempo também pré-determinado. É uma competição de orientação e regularidade em que são fornecidas, em uma planilha, as distâncias a serem percorridas e as velocidades médias de cada trecho do percurso. Os participantes devem calcular os tempos necessários para percorrer cada trecho e estimar, com exatidão, as distâncias percorridas, através da contagem de passos. O objetivo da competição é fazer o percurso nos tempos calculados. Esta é uma atividade interdisciplinar que propicia o desenvolvimento de uma aprendizagem para o trabalho colaborativo e permite compartilhar conhecimentos em outros ambientes fora da sala de aula.

METODOLOGIA:
Como tornar as situações de aprendizagem interessantes e significativas? Esse constitui um desafio diário à sala de aula. É fácil perceber no cotidiano da sala de aula que os alunos têm baixa auto-estima, desinteresse, insegurança e pouca autonomia em relação à construção dos conhecimentos, independente do componente curricular. Através do Trekking, percebemos mais uma possibilidade de motivá-los. Da competição participaram alunos do 3º e 4º ciclos. Participando do Trekking os alunos entraram em contato com uma situação-problema que possibilitou a abordagem e a exploração de alguns aspectos do bloco de conteúdo Grandezas e Medidas, especificamente, no que diz respeito à conversão e estimativa de medidas de comprimento e tempo e à leitura de ângulos. Como as turmas são muito heterogêneas no que diz respeito ao tempo de aprendizagem que é próprio de cada aluno, durante as aulas ficou evidente a dificuldade dos alunos do 4º ciclo ano 2 quanto à compreensão do algoritmo da multiplicação e da divisão entre números inteiros e racionais na forma decimal e vice-versa. Por isso, antes da competição, foi organizada uma oficina sobre o Trekking, cujo objetivo principal foi obter melhores resultados quanto à aprendizagem das operações entre inteiros e racionais na forma decimal.

RESULTADOS:
A clientela da Escola Municipal Dr. Rodolfo Aureliano apresenta carências diversas: conhecimento, afetividade, acesso às atividades culturais e de lazer. A competição de Trekking veio para preencher parcialmente uma lacuna no cotidiano dessas pessoas: a escassez de diversão e esporte. É consenso, entre professores, que se perde muito tempo em sala de aula com atividades descontextualizadas que não têm significado para os alunos. Contextualizar alguns conteúdos é um verdadeiro desafio para os professores. A competição de Trekking permitiu explorar, de forma significativa, dentro do campo conceitual Grandezas e Medidas, vários conteúdos que são pouco explorados até pelos livros didáticos. Essa oficina didática permitiu de forma singular o estímulo e o exercício das habilidades de formular hipóteses, criar estratégias, expressar raciocínio, respeitar e compreender o pensamento do colega. Tudo isso foi exercitado em prol de resolver uma situação-problema. E, consequentemente, os alunos mostraram-se motivados a acreditar no seu potencial e a incorporar soluções alternativas, ampliando os conhecimentos pré-existentes através das atividades propostas.

CONCLUSÕES:
O Trekking constituiu um elo entre a prática do esporte, o lazer e a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos. Esta atividade promoveu a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares: Matemática, História, Geografia e Ciências. Esta atividade teve como objetivo contextualizar a resolução de uma situação-problema: 1º O exercício do espírito coletivo e cooperativo; 2º Cumprir o percurso da prova; 3º Utilizar os recursos disponíveis para encontrar a direção, o tempo e a velocidade ideal de trechos da prova; 4º Orientar-se por meio de bússola; 5º Ler e interpretar elementos gráficos da planilha; 6º Trabalhar a conversão de medidas de tempo em bases diferentes da decimal. Através do Trekking ficou evidente a construção de uma atitude positiva nos alunos participantes em relação às habilidades exigidas ao pensar matematicamente. A competição permitiu, de forma singular, o estímulo e o exercício das habilidades de formular hipóteses, criar estratégias, expressar raciocínio, respeitar e compreender o pensamento do outro. Os alunos mostraram-se motivados, acreditaram no seu potencial e, ao incorporar soluções alternativas, estavam ampliando os conhecimentos pré-existentes através da atividade proposta. Estar inserido no mundo atual requer a utilização dessas competências.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Grandezas, Medidas, Trekking de Regularidade

E-mail para contato: lucianasantos08@gmail.com